Geografia de Chipre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Geografia do Chipre)
Geografia do Chipre
Geografia de Chipre
Mapa do Chipre
Continente Ásia
Região Ásia Ocidental
Área
Posição 162.º maior
Fronteiras
Total
Países vizinhos Reino Unido

Chipre é uma das grandes ilhas do mar Mediterrâneo (juntamente com a Sicília, Sardenha, Córsega e Creta), a mais oriental de todas, localizada entre a costa sul da Anatólia e a costa mediterrânica do Médio Oriente. Geograficamente, pertence à Ásia, embora culturalmente seja um misto de elementos europeus e asiáticos, com os europeus a predominar, dado o seu passado grego e os dois terços actuais de população de origem grega.[1]

A ilha é montanhosa, com duas zonas acidentadas separadas por um vale amplo (a Mesaoria), onde se ergue a capital, Nicósia. A sudoeste erguem-se os montes Troodos, que albergam o ponto mais elevado da ilha, o monte Olimpo, com 1953 m de altitude máxima. A norte erguem-se os montes Cirênia, uma cordilheira bastante estreita que contém os famosos montes Pentadáctilos, e que começa na costa norte e se prolonga para leste na longa península de Karpas, que confere à ilha a sua forma característica. Há também pequenas planícies costeiras no sul.

Nicósia é a maior cidade e a capital quer do estado reconhecido internacionalmente, quer da República Turca de Chipre do Norte. Outras cidades importantes são Limassol na parte grega, a leste da península de Acrotíri, e Famagusta na parte turca, costa oriental.

O clima é do tipo mediterrânico.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre o Chipre é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.