Goomba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Goomba
Goomba
Nome no Japão Kuribō (クリボー)
Série de jogos Mario
Portal Games

Goomba (クリボー, Kuribō?), é um personagem da série de video-games Mario da Nintendo. Os Goombas foram os primeiros inimigos a aparecer em Super Mario Bros., para o NES. mas que nunca deixaram de fazer aparições na série.

Descrição Básica[editar | editar código-fonte]

Os Goombas são monstrinhos que assemelham-se a cogumelos, porem são marrons, possuem pés e presas pontudas. Além da espécie padrão, também existem outras subespécies de Goombas, cada uma mais forte e com um nome diferente.

Poderes e Habilidades[editar | editar código-fonte]

Goombas geralmente costumam atacar seu inimigos dando uma simples investida. Goombas são fisicamente fracos por isso são normalmente os inimigos mais fracos nos jogos da série Mário: seus ataques incluem cabeçadas, morder, voadoras e investidas. porem seu movimento mais conhecido é caminhar lentamente em direção ao personagem como nos jogos clássicos de Mário. Eles podem normalmente ser derrotados com um único golpe, seja pulando em suas cabeças, com bolas de fogo quando Mário está na forma de Fire Mario ou ate mesmo quando Mário os golpeia com chutes, socos e cabeçadas como nos jogos 3D's da serie. Entretanto, em vários jogos de RPG do Mário, são encontradas subespecies e variedades mais fortes de Goombas, que exigem mais habilidade do jogador para serem derrotados.

Um pouco sobre eles[editar | editar código-fonte]

Apesar dos Goombas serem os inimigos mais comuns das séries Mario, foi revelado que na verdade, eles tambem são uma outra raça da população que vive em Mushroom Kingdom, Embora boa parte dos Goombas se aliaram a Bowser quando este invadiu o Mushroom Kingdom, é bom lembrar que nem todos os Goombas são maus. Assim como Toads,Yoshis e até mesmo os Koopa Troopas há Goombas que vivem em vilarejos como a Goomba Vilage de Paper Mario, ou selvagemente, mais que não possuem nenhuma conexão com Bowser.

Paragoombas e Microgoombas[editar | editar código-fonte]

Algumas subespécies de Goombas incluem os Microgoombas (Mamekuribõ em japonês) e os Paragoombas (Patakuribõ em japonês). O Microgoomba é um Goomba em miniatura e parasita que grudam-se em Mario para reduzir sua habilidade de pulo. Às vezes, eles costumam ficar escondidos para pegar as suas presas desprevenidas. Os Microgoombas apareceram pela primeira vez em Super Mario Bros. 3 assim como os Paragoombas. Os Microgoombas são, na verdade, filhotes de Paragoombas, sendo jogados pelos mesmos de cima para atingir Mario.

A principal característica dos Paragoombas é que eles possuem asas para voar. Após pular em cima deles, suas asas são danificadas e eles passam a agir como Goombas normais. Existiam originalmente dois tipos em Super Mario Bros 3: o tipo marrom-claro, que voa alto e joga Microgoombas, e o vermelho escuro, que voa "saltitando". Ambos tornam-se Goombas normais quando perdem as asas. Em New Super Mario Bros, há apenas um Paragoomba no jogo inteiro.

Suas Aparições[editar | editar código-fonte]

Super Mario Bros.[editar | editar código-fonte]

Os Goombas no Super Mario Bros. original foram aqueles que estabeleceram as características básicas da espécie nos jogos Mario. Neste jogo, pode-se notar como eles costumam andar em grupos de até três indivíduos para compensar a sua natureza frágil. Apesar de serem tão vulneráveis, eles costumam ser encontrados em quase todos os locais e ambientes que Mario visita.

Neste jogo, são encontrados Goombas azuis nos níveis subterrâneos e cinzas dentro de castelos. Isso ocorreu devido à limitada paleta de cores do jogo. A série Paper Mario revelou que a subespécie azul de Goomba é conhecida como Gloomba e que eles são mais fortes que os Goombas normais, embora não note-se nenhuma diferença em Super Mario Bros.. A subespécie cinza não seria encontrada novamente até o jogo RPG Paper Mario.

No Super Mario Bros. 2 americano, não são encontrados nenhuma espécie de Goombas, já que a história do jogo se passa em um reino muito distante.

Super Mario Bros. 3[editar | editar código-fonte]

Em Super Mario Bros. 3, os Micro-Goombas e Para-Goombas (veja acima) foram apresentados. Além disso, no nível 5-3, Goombas possuem a habilidade de usar um item que imita o ataque de pulo do Mário usando botas verdes gigantes. Se Mario matar um Goomba de bota usando um pulo, a bota se perde para sempre , mas se ele matá-lo de forma mais criativa, como cabeceando um bloco sobre o qual estava o Goomba, ele pode usar o item, tornando-se quase invencível. Uma vez que o nível seja fechado, o item perde-se para sempre.

Super Mario World[editar | editar código-fonte]

Em Super Mario World, os Goombas são bastante incomuns. No jogo aparece apenas uma estranha subespécie de Goomba que possui o corpo arredondado e cujos pés são ligados diretamente à cabeça. Esta subespécie é mais resistente, pois suportam os pulos do Mário sem morrer. Entretanto, eles ficam atordoados e podem então serem carregados e chutados. Estes Goombas também tem a habilidade de atacar caindo dos céus com para-quedas ou de flutuar dentro de bolhas. Também existem versões aladas destes Goombas.

Em Super Mario World 2: Yoshi's Island, os Goombas são ainda mais incomuns. Só podem ser encontrados no nível "4-1: Go! Go! Mario!!". Aqui eles também são mais resistentes, pois um pulo apenas atordoa-os. É preciso engoli-los ou acertá-los com ovos para matá-los.

Super Mario 64(Series)[editar | editar código-fonte]

Os Goombas deste jogo são da mesma variedade que na série Super Mario Bros. Eles são os inimigos mais fracos do jogo. Quando avistam Mario, eles saltão mostrando-se surpresos e correm em sua direção dando uma investida. Se atingirem Mario, eles causam 1/8 de dano em sua saúde. Se forem derrotados, eles deixarão cair uma moeda. Podem ser derrotados com um só golpe de qualquer ataque. Mas no nível "Tiny-Huge Island" aparecem Goombas maiores e menores que os normais, acompanhando o tamanho da ilha, os Goombas pequenos não afetam a vida de Mario, mas podem empurrá-lo alguns centímetros ao "se suicidar" tocando nele, e como são fracos, com um soco podem "voar" para longe. Os Goombas grandes são os mesmos que os normais, mas um soco não os afeta e ao serem esmagados com uma "bundada" liberam uma Moeda Azul que equivale a cinco Amarelas. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é o Mario quem diminui e aumenta neste nível, pois como o nome já diz: "Ilha Pequena-Grande". Em Super Mario 64 DS, aparece também um Goomba gigante chamado de Goomboss. Ele é mais um Rei Goomba como o que apareceu pela primeira vez em Paper Mario, e exige que Mario e seus amigos não pisem mais na cabeça de toda raça dos goombas.

Super Mario RPG[editar | editar código-fonte]

Em Super Mario RPG, Goombas são capazes de morder, e lançar espinhos em Mario. Também existe uma variedade especial de Goomba chamada de Gu Goomba que possui pele verde-clara. Eles costumam se esconder atrás de estátuas para tentar atacar Mário por trás. Também são apresentados os Goombetes, que são filhotes de Goombas, apresentando semelhanças aos Microgoombas. Mário também encontra neste jogo uma família de Goombas que abandonou o exército de Bowser para viver uma vida pacífica. A família é formada por um Goomba e três Goombetes. A partir daí,começa a idealização que parte da população em Mushroom Kingdom vive pacíficamente,enquanto a outra, mesmo sendo da mesma raça, pode servir Bowser em seu exército.

Paper Mario[editar | editar código-fonte]

Paper Mario introduz muitos personagens Goombas. Entre eles está o Rei Goomba, Chamado Goomba King, que vive em uma fortaleza. Ele afirma que no passado ele era um Goomba muito pequeno e fraco, mas que graças à Bowser ele tornou-se o maior de todos os Goombas. Existem também os Irmãos Goombas, que consistem em um Goomba vermelho e outro azul. E finalmente, é apresentado Goombario, um admirador de Mário que une-se a ele e torna-se o primeiro Goomba que ajudou Mário da história. Também existem muitos Goombas que atuam como inimigos, incluindo o Hyper Goomba, que é mais forte e pode armazenar a força; Spiked Goomba,que são goombas normais usando capacetes com pontas para evitar que Mário use seu pulo, forçando-o á usar seu martelo e as variações de Paragoomba dos mesmos, entre outros.

Mario Party (Series)[editar | editar código-fonte]

Em Mario Party normalmente os Goombas estão encarregados dos Battle Mini Games, em Mario Party 3 um Goomba era parceiro de Luigi em um game, em Mario Party 4 os Goombas são anfitrião em um casino e em Mario Party 8 um grupo de Goombas piratas são guardiões de uma estrela(Star). Além desses exemplos notáveis, Goombas apareceram como os lojistas, em mini-jogos, tabuleiros e dar início a determinados eventos e vivem e harmonia com os Toads e Koopa Troopas.

Super Mario Sunshine[editar | editar código-fonte]

Em Super Mario Sunshine, não existem Goombas, mas uma criatura alaranjada similar, chamada Strollin' stu (Hamkuri em japonês) que vestem gravatas azuis e são os inimigos mais comuns. Eles são uma variedade de Goomba nativa da Ilha Delfino.

Paper Mario: The Thousand-Year Door[editar | editar código-fonte]

Uma estudante Goomba chamada Goombella se alia a Mário. Goombas bons são muito comuns na cidade de Rogueport.

Super Mario Galaxy:(Series)[editar | editar código-fonte]

Goombas aparecem em Super Mário Galaxy, deixando os confins de Mushroom World e montam seus acampamentos em outros planetas. Os Goombas são inimigos comuns em algumas galáxias, assim como Mario 64 quando avistam Mário ele tentam contra ataca-lo com uma investida e quando atingem Mário ele perde 1/3 de sua saúde, porem quando Mário os contra-ataca com um "Star Spin" os Goombas rolam e Mário pode então chuta-los automaticamente enquanto estão caídos, quando um Goomba e morto por um pulo de Mário ele deixa uma Coin (moeda) mas quando e morto por uma "Star Spin" de Mário ele deixa 3 Star Bits. Existem também subespécies de Goomba em Mário Galaxy como Eletrogoomba e Mega Goomba. Eletrogoombas são mais fracos que os Goombas normais, mas podem são os únicos que podem disparar projéteis de sua boca enquanto os Mega Goombas são Goombas gigantes porem só aparecem em Super Mario Galaxy 2.

Mario Kart Wii[editar | editar código-fonte]

Em Mario Kart Wii, Goombas selvagens são muito comuns nas pistas Mushroom Gorge e Mario Circuit. Quando você atinge um Goomba com um Green Shell(casco verde) ele deixa um cogumelo no meio da pista que você pode pegar para aumentar sua velocidade, mas quando você atropelar um Goomba sua velocidade e reduzida.

Super Smash Bros(Series)[editar | editar código-fonte]

No primeiro Super Smash Bros alguns Goombas são vistos na fase Mushroom Kingdom, em Super Smash Bros. Melee os Goombas aparecem como inimigos no modo Adventure e em Super Smash Bros. Brawl vários Goombas, Para-Goombas, Koopa Troopas, Para-Troopas, Hammer Bros e Bullet Bills faziam parte da Koopa Troop de Bowser e algum estavam sendo controlador pelo vilão Tabuu. Os Goombas mais uma vez são os inimigos mais fracos do jogo, porem agora eles possuem HP e quando um Goomba o atinge você recebe danos na sua barra de percentagem. Você pode derrotá-los usando as habilidades de seu lutador seja Mário ou qualquer um, mas o jeito mais eficiente e pulando em sua cabeça.

Outras Aparições de Goomba[editar | editar código-fonte]

No filme Super Mario Bros., Goomba foi parodiado como um monstro enorme com uma aparência humanoide e uma cabeça pequena. Porém, o filme não tem nenhuma relação direta com a serie Mário.

Ver também[editar | editar código-fonte]