Gráfico de barras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Exemplo de gráfico de barras, com 'Países' como categoria.

O gráfico de barras é um gráfico com barras retangulares e comprimento proporcional aos valores que ele representa. As barras podem ser desenhadas verticalmente ou horizontalmente. O gráfico de barras vertical as vezes é chamado de gráfico de colunas.

Este tipo de representação utiliza barras tanto verticais quanto horizontais para ilustrar comparações (sendo este último mais conhecido como gráfico de colunas. Um eixo do gráfico mostra especificamente o que está sendo comparado enquanto o outro eixo representa valores discretos. Alguns gráficos de barra apresentam barras agrupadas em grupos (gráficos de barras agrupadas) e outros mostram as barras divididas em sub-partes para mostrar efeito acumulativo (gráficos de barras empilhadas).

Construção[editar | editar código-fonte]

Um gráfico de barras simples para um conjunto de dados pode ser construído utilizando os seguintes passos básicos:

  1. Determine um intervalo discreto;
  2. Examine seus dados para encontrar a barra com maior valor. Isto irá ajuda-lo a determinar a extensão do eixo vertical e o tamanho de cada incremento;
  3. Categorize o eixo vertical;
  4. Determine o número de barras;
  5. Examine seus dados para encontrar quantas barras seu gráfico irá conter. Ele pode ser único, agrupado ou empilhado;
  6. Use essa quantidade para desenhar e rotular o eixo horizontal;
  7. Determine a ordem das barras. As barras podem ser organizadas em qualquer ordem (um gráfico de barras organizado da maior para a menor incidência é chamado de gráfico de Pareto). Normalmente, barras que mostram frequência são organizadas em ordem cronológica de sequência;
  8. Desenhe as barras.

Se você estiver desenhando um gráfico de barras agrupado, lembre-se de apresentar as informações na mesma ordem em cada agrupamento. Se você estiver desenhando um gráfico de barras empilhadas, disponha a informação em cada barra na mesma sequência. Os gráficos de barras fornecem uma apresentação visual dos dados rotulados.[1] Dados rotulados, são um agrupamento de dados em grupos distintos, como meses do ano, idade de um grupo, tamanho de sapatos e animais. Em uma coluna de um gráfico de barras, os rótulos aparecem ao longo do eixo horizontal; a altura da barra corresponde ao valor de cada rotulo.

Gráfico de barras também são usados para comparações mais complexas de dados com gráficos de barra agrupados e empilhados.[1] Em gráficos de barra agrupados, para cada grupo rotulado existem duas ou mais barras. Essas barras são coloridas para representar um grupo em especial. Por exemplo, o dono de um negócio que possui duas lojas pode querer criar um gráfico com barras coloridas para representar cada loja: o eixo horizontal pode mostrar os meses do ano e o vertical a receita. De forma alternativa, um gráfico de barras empilhado poderia ser usado. O gráfico de barras empilhado empilha barras que representam grupos distintos. A largura da barra indica a combinação resultante dos grupos. No entanto, os gráficos de barras empilhada não são adequados para os conjuntos de dados em que alguns grupos possuem valores negativos. Nesse caso o gráfico de barras agrupadas é mais recomendado.

O gráfico de barras é muito útil para representar dados discretos. Gráfico de barras se parece bastante com um histograma. que representa dados contínuos. A diferença entre eles não reside no fato de que o gráfico de barras possuí espaço entre suas colunas e o histograma não. A diferença é sobre o tipo de informação que cada um representa. Para mais diferenças observe a descrição presente em shodor.org. O primeiro gráfico de barras surgiu em 1786 no livro The Commercial and Political Atlas, do autor William Playfair (1759-1823). Playfair foi pioneiro no uso de gráficos e escreveu extensivamente sobre eles.

Referências

  1. a b Kelley, W. M.; Donnelly, R. A. (2009) The Humongous Book of Statistics Problems. New York, NY: Alpha Books ISBN 1592578659

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Gráfico de barras