Harry Potter and the Deathly Hallows – Part 2

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde maio de 2012).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Harry Potter and the Deathly Hallows - Part 2
Harry Potter e os Talismãs da Morte - Parte 2 (PT)
Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 (BR)
Pôster oficial no Brasil.
 Reino Unido Estados Unidos
2011 • cor • 125 min 
Direção David Yates
Produção David Heyman
David Barron
J.K. Rowling
Roteiro Steve Kloves
Baseado em Harry Potter and the Deathly Hallows 
de J. K. Rowling
Elenco Daniel Radcliffe
Rupert Grint
Emma Watson
(Veja abaixo)
Gênero Épico
Aventura
Fantasia
Idioma Inglês
Música Alexandre Desplat
Cinematografia Eduardo Serra
Edição Mark Day
Estúdio Heyday Films
Distribuição Warner Bros.
Lançamento Estados Unidos 11 de julho de 2011
Portugal 14 de julho de 2011
Brasil 15 de julho de 2011
Orçamento US$ 250 milhões (divido com a Parte 1)[1]
Receita US$ 1.341.511.219[2]
Cronologia
Último
Último
Harry Potter and the Deathly Hallows – Part 1
(2010)
Próximo
Próximo
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

Harry Potter and the Deathly Hallows – Part 2 (no Brasil, Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2; em Portugal, Harry Potter e os Talismãs da Morte – Parte 2) é um filme épico de aventura e fantasia estadunidense, dirigido por David Yates. É baseado a partir do capítulo vinte e quatro do livro homônimo escrito por J.K. Rowling, sendo uma complementação e finalização da Parte 1, uma vez que este livro fora adaptado em duas partes para o cinema. O filme é o oitavo e último da sequência de adaptações para o cinema originados da série de livros Harry Potter, e o quarto a ser dirigido por David Yates. David Heyman, David Barron e J.K. Rowling são os produtores e Steve Kloves, o roteirista. O filme tem no elenco principal Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson como Harry Potter, Ron Weasley e Hermione Granger, respectivamente.

A estória mostra a continuação do trio terminando a tarefa que Dumbledore lhes deixou (procurar e destruir as Horcruxes criadas pelo vilão Lorde Voldemort). As filmagens foram encerradas no dia 12 de Junho de 2010, sabendo-se que ocorreram refilmagens em Dezembro de 2010, pouco antes do Natal.

Esta parte foi lançada no dia 15 de Julho de 2011 no Brasil e nos Estados Unidos e Portugal em 14 de Julho de 2011.[3] [4] Pela primeira vez na história desta saga cinematográfica, o longa metragem foi lançada em 3D. Harry Potter and the Deathly Hallows: part 2 é o único filme da saga a ser inteiramente convertido para a tecnologia 3D.[5] Sendo que também será lançado em IMAX 3D[6] . Foi o único filme da saga a atingir a marca de 1 bilhão de dólares, sendo a maior arrecadação de 2011, tornando-se a quarta maior bilheteria da história, sendo também a adaptação de um livro de maior bilheteria, além de ser o título da Warner Bros. de maior sucesso.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

A segunda parte de "As Relíquias da Morte" mostra Harry, Rony e Hermione em busca das últimas três Horcruxes de Voldemort: a taça de Helga Hufflepuff, o diadema de Rowena Ravenclaw e a cobra de Voldemort. Esse é o último capítulo do final épico entre Harry e Voldemort.

O filme começa com o trio em busca da Taça de Hufflepuff, uma das Horcruxes, que eles desconfiam estar no Banco Gringotes, especificamente no cofre de Belatriz. Após o acontecido na Mansão dos Malfoy, quando Belatriz entrou em desespero ao saber que Harry estava com a Espada de Godric Griffindor, os três deduziram que a Horcrux poderia estar por lá. O duende Grampo os ajuda a entrarem no banco, pedindo a espada como pagamento mas o trio precisa da mesma para destruir as Horcruxes. O duende os engana e rouba a espada. Então, o trio foge com a ajuda do dragão-guarda do cofre de Belatriz, que, após chegar ao Lago Negro, não aguenta voar direito e o trio é obrigado a pular no lago. Então Harry tem uma visão onde Grampo é morto por Voldemort e que o mesmo sabe que o trio está atrás das Horcruxes.

Após chegarem a uma pequena ilha, Harry diz que viu uma das Horcruxes em Hogwarts, mas Ron lembra que como Snape é diretor, eles não poderão entrar na escola, mas Harry diz que poderão entrar pela passagem secreta de Hogsmeade. Ao chegarem, o feitiço Miadura é ativado, mas eles são salvos por Aberforth Dumbledore, irmão de Alvo, que os ajuda a entrar na escola. Após entrarem, Harry fica sabendo, por meio de Gina, que Snape soube que Harry fora visto em Hogsmeade. Então, Snape vê Harry na escola e, ao puxar a varinha pra ele, Minerva entra em sua frente e trava um duelo com Snape, que foge.

Após Snape fugir, Minerva assume a direção da escola e cria uma barreira em volta do castelo. Paralelamente, Ron e Hermione vão até a Camara Secreta pegar uma presa de Basilisco e, ao destruírem a Taça de Lufa-Lufa, Voldemort entra em acesso de fúria e, usando o poder da Varinha das Varinhas, destrói a barreira protetora do castelo e dá inicio à Terceira Guerra Bruxa. No começo, todos conseguem resistir, mas, após o desenrolar da batalha, Remo, Tonks, Fred, Snape e alguns outros morrem. Após ver as memórias de Snape e descobrir que ele mesmo é uma Horcrux, o mesmo decide se entregar à morte e, após ver, dentro do Pomo de Ouro, a Pedra da Ressurreição, Harry vê seus pais, Remo e Sirius e vê que todos gostam muito dele, dando-lhe mais motivos para fazê-lo.

Após chegar a Voldemort, Harry vê seu pior inimigo pela última vez. Voldemort lança o feitiço Avada Kedavra e, ao entrar em estado entre vida e morte, ele vê Dumbledore e, ao conversar com ele, percebe que além de Voldemort não poder matá-lo quando era bebê, ele não pode fazer isso porque usou seu sangue para reconstruir seu corpo. Após ressuscitar, Voldemort manda Narcisa conferir se Harry está morto. Desesperada para entrar no castelo e ver se seu filho está vivo, ela mente para Voldemort dizendo que Harry está morto. Harry é levado para Hogwarts fingindo-se de morto. Ao ouvir Neville desafiando Voldemort, ele pula dos braços de Hagrid e tenta atingir Nagini com um feitiço Detonador, mas fracassa.

A Batalha recomeça, Voldemort entra no castelo para matar Harry, os dois travam um longo duelo, no qual Harry pula com Voldemort em direção a um abismo, porém os dois escapam da morte. Então recomeça o duelo. Voldemort conjura Avada Kedavra e Harry revida com o Expelliarmus. No entanto, o feitiço retorna para Voldemort, que se desintegra por inteiro. Após isso, os Comensais da Morte são capturados e levados a Azkaban e Harry quebra a Varinha das Varinhas e joga os pedaços num abismo.

Passam-se 19 anos depois e seus filhos (de Harry & Gina, Rony & Hermione) vão para Hogwarts.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Daniel, Emma Watson e Rupert Grint na premiere do filme.
Ator Papel
Radcliffe, DanielDaniel Radcliffe Harry Potter
Watson, EmmaEmma Watson Hermione Granger
Grint, RupertRupert Grint Ronald Weasley
Fiennes, RalphRalph Fiennes Lord Voldemort
Bonham Carter, HelenaHelena Bonham Carter Belatriz Lestrange
Lynch, EvannaEvanna Lynch Luna Lovegood[7]
Felton, TomTom Felton Draco Malfoy
Wright, BonnieBonnie Wright Gina Weasley
Gambon, MichaelMichael Gambon Alvo Dumbledore
Bradley, DavidDavid Bradley Argo Filch
Broadbent, JimJim Broadbent Horácio Slughorn
Campbell Bower, JamieJamie Campbell Bower Gerardo Grindelwald[8]
Coltrane, RobbieRobbie Coltrane Rúbeo Hagrid
Davis, WarwickWarwick Davis Filius Flitwick/ Grampo
Domhnall Gleeson Gui Weasley[9]
Harris, GeorgeGeorge Harris Kingsley Shacklebolt[10]
Ciarán Hinds Aberforth Dumbledore[11]
Hurt, JohnJohn Hurt Olivaras[12]
Jones, GemmaGemma Jones Madame Pomfrey[13]
Lewis, MatthewMatthew Lewis Neville Longbottom[14]
Guy Henry Pio Thinknesse
Margolyes, MiriamMiriam Margolyes Pomona Sprout
McCrory, HelenHelen McCrory Narcisa Malfoy[15]
Oldman, GaryGary Oldman Sirius Black
Phelps, JamesJames Phelps Fred Weasley
Phelps, OliverOliver Phelps Jorge Weasley
Poésy, ClémenceClémence Poésy Fleur Delacour
Rankin, ChrisChris Rankin Percy Weasley
Rickman, AlanAlan Rickman Severo Snape
Smith, MaggieMaggie Smith Minerva McGonagall
Spall, TimothyTimothy Spall Pedro Pettigrew
Tena, NataliaNatalia Tena Ninfadora Tonks
Thewlis, DavidDavid Thewlis Remo Lupin
Thompson, EmmaEmma Thompson Sibila Trelawney
Suzie Toase Aleto Carrow[16]
Walters, JulieJulie Walters Molly Weasley
Williams, MarkMark Williams Arthur Weasley
Daphnede Beistegui Lílian Luna Potter
Will Dunn Tiago Sirius Potter
Bowen, ArthurArthur Bowen Alvo Severo Potter
Rawlins, AdrianAdrian Rawlins Tiago Potter
Cave, JessieJessie Cave Lilá Brown
Somerville, GeraldineGeraldine Somerville Lílian Potter
Helena Barlow Rose Weasley
Turner, RyanRyan Turner Hugo Weasley
Bertie Gilbert Scorpius Malfoy
Macdonald, KellyKelly Macdonald Helena Ravenclaw

Premiere no Rio de Janeiro[editar | editar código-fonte]

Duração e Classificação[editar | editar código-fonte]

Aqui estão alguns dos detalhes importantes do filme. São eles:

  • O filme tem 2 horas 10 minutos e 16 segundos (incluindo os créditos finais) - é o filme mais curto da série;
  • A censura Britânica será de 12 anos pois o filme, segundo eles, contém ameaças moderadas, detalhosos ferimentos e linguagem imprópria;
  • Dia 19 de junho foi confirmada a censura "PG-13" nos Estados Unidos por conter: "some sequences of intense action violence, frightning images and language" (Sequências violentas e intensas de ação, imagens assustadoras e linguagem imprópria);
  • A Classificação Indicativa Brasileira, confirmada em 5 de Julho, emitida pelo DJCTQ foi de "Não Recomendado para Menores de 14 anos" por conter cenas de "Assassinato" e "Presença de sangue".[17] Apesar disso, a Warner Bros recorreu e conseguiu uma censura de 12 anos para o filme no Brasil.[18]
  • Mesmo o filme tendo uma re-classificação de "14 Anos" para "12 Anos", o porta-voz da Warner Bros. brasileira disse em uma entrevista que no DVD, Blu-Ray 3D e Blu-Ray haverá o anexo da classificação "12 Anos" e um aviso em baixo desse anexo estará uma advertência seguinte: "Advertência aos Pais: O Longa-Metragem 'Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2' recebeu primeiramente uma classificação indicativa 'Não Recomendado para Menores de 14 anos' por conter cenas de Assassinato e Presença de Sangue, porém foi re-classificado para 'Não Recomendado para Menores de 12 Anos' após uma nova análise."[19]

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

O filme foi universalmente aclamado, de acordo com o Rotten Tomatoes 96% das críticas foram positivas,[20] também foi muito bem recebido no Metacritic, com uma avaliação de 87%, avaliado em 41 críticas.[21]

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

  • É o filme que mais vendeu em pré-estréia no mundo, com US$47,5 milhões de dólares[22] , tirando o primeiro lugar do filme A Saga Crepúsculo: Eclipse que tinha US$30 milhões.
  • No dia oficial da estréia (15 de Julho de 2011), o filme arrecadou mais de US$157.5 milhões[23] , e, com 3 dias de exibição, arrecadou mais de US$475,550 milhões.
  • O filme entrou para livros de recordes como o filme que mais vendeu em apenas um dia, destronando o filme A Saga Crepúsculo: Lua Nova[24] .
  • Entrou para livros de recordes também por ser o filme que mais vendeu em apenas um fim de semana, com US$169,1 milhões, destronando o filme Batman: O Cavaleiro das Trevas, que tinha US$158.4 milhões. Porém, em 07 de maio de 2012, esse posto ganha um novo participante, o filme Os Vingadores com 207,438,708 dólares.[25] .
  • É a maior bilheteria de cinemas IMAX em dia de estréia da história, onde arrecadou mais de US$15,5 milhões.
  • O filme quebrou o recorde de bilheteira em Portugal para um fim de semana de estreia, tendo arrecadado 1,157 milhões de euros de receitas de bilheteira neste período. O filme estreou em 96 salas nacionais e foi visto por 188.598 espetadores nestes primeiros quatro dias, correspondentes ao fim de semana de estreia.[26]
  • No dia 22 de julho de 2011, a saga Harry Potter ficou, com este filme, oficialmente conhecida como a saga de filmes que mais lucrou na história de todo mundo. Juntos, até o dia mencionado, os 8 filmes arrecadaram mais de US$7 bilhões ao redor do mundo, desbancando do primeiro lugar a saga Star Wars[27] .
  • No dia 27 de julho de 2011 conquistou o feito de "O filme mais rápido a conquistar US$ 900 milhões de bilheteria em 14 dias", tirando o posto de Avatar de James Cameron, mesmo diretor de Titanic, que havia feito em 18 dias[28] e, em apenas duas semanas de exibição, o filme conseguiu arrecadar mais de US$926 milhões de dólares.
  • Atualmente, é o segundo filme que mais fez recordes no mundo, com 13 deles, sendo superado apenas por Batman: O Cavaleiro das Trevas, que tem 16[29] .
  • Atualmente, é o quarto filme mais vendido do mundo, no ranking das 100 maiores bilheterias do cinema[30] .
  • No dia 31 de julho de 2011, o Box Office Mojo confirmou que o filme havia arrecadado mais de 1 bilhão de dólares, sendo assim, o único filme de toda a série a conseguir tal feito.
  • Superou Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas como a maior bilheteria de 2011 com 1,041 bilhões de dólares.
  • No dia 07 de agosto de 2011, o site Box Office Mojo confirmou que o último filme da saga Harry Potter é a quarta maior bilheteria da história superando a marca de US$1,134,186,045, ultrapassando longas como Toy Story 3, Piratas do Caribe: O Baú da Morte e até a renomada última parte da trilogia de O Senhor dos Anéis, O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei. O último filme da saga permaneceu na terceira posição até o dia 2 de junho de 2012, quando foi superado pela superprodução Os Vingadores da Marvel Studios. [31]

No Brasil[editar | editar código-fonte]

O filme estreou no Brasil no dia 15 de julho de 2011 e, em seu final de semana de estreia, levou um público de 1.563.747 pessoas aos cinemas de todo o país.[32] No final de semana seguinte, 772.714 pessoas foram aos cinemas brasileiros ver o filme, o que fez com que o filme liderasse as bilheterias por dois finais de semana consecutivos e alcançasse um público total de 3.726.424 em apenas duas semanas.[33] No terceiro fim de semana, 405.332 pessoas viram o filme no país, e o filme caiu para a 2ª posição da lista, alcançando um público total de 4.849.062 pessoas.[34] No quarto fim de semana, 188.159 viram o filme, e ele caiu para a 3ª posição.[35] Ao todo, 5.577.760 pessoas assistiram o longa no país, e ele entrou para a lista dos filmes estrangeiros mais vistos no Brasil, ocupando a 31ª posição.[35] [36]

Recordes[editar | editar código-fonte]

Fica a seguir a lista de recordes que o filme bateu nos Estados Unidos e Canadá.

Recorde Detalhes Recorde anterior
Fim de semana de abertura US$ 169.189.427 Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008, US$ 158 milhões)
Fim de semana de abertura - IMAX US$ 15.200.000 Alice no País das Maravilhas (2010, US$ 12,2 milhões)
Dia de estréia/Único dia US$ 91.071.119 A Saga Crepúsculo: Lua Nova (2009, US$ 72,7 milhões)
Maior lançamento em 3D[37] Mais de 3.100 locais Transformers: O Lado Oculto da Lua (2011, 2.789 locais)
Maior venda de ingressos antecipados US$ 32.000.000 A Saga Crepúsculo: Eclipse (2010, US$ 30 milhões)
Maior venda de pré-estréia (à meia noite) US$ 47.500.000 A Saga Crepúsculo: Eclipse (2010, US$ 30 milhões)
Maior venda de pré-estréia (à meia noite) - IMAX US$ 2.000.000 Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1 (2010, US$ 1,4 milhão)
Maior venda em 3 dias US$ 169.189.427 Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008, US$ 158 milhões)
Maior venda em 4 dias US$ 187.232.508 Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008, US$ 182,9 milhões)
Chegada mais rápida aos 100 milhões 2 dias Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)
Chegada mais rápida aos 150 milhões 3 dias Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)

O filme também bateu recordes internacionais, os quais ficam a seguir.

Recorde Detalhes
Fim de semana de abertura mundial US$ 483.189.427
Fim de semana de abertura estrangeiro US$ 314.000.000
Fim de semana de abertura no Reino Unido [38] US$ 38.340.631
Fim de semana de abertura na Austrália [39] US$ 19.570.859
Semana de abertura na Austrália [40] US$ 29.300.000
Venda em cinemas IMAX em estréia [41] US$ 23.500.000
Maior venda do cinema de 2011 US$ 1.327.992.000
Maior venda do cinema da década (2010) US$ 1.327.992.000
Chegada mais rápida aos $500 milhões mundiais [42] 6 Dias
Chegada mais rápida aos US$ 600 milhões mundiais[43] 8 Dias
Chegada mais rápida aos US$ 700 milhões mundiais[44] 10 Dias
Chegada mais rápida aos US$ 800 milhões mundiais[44] 12 Dias
Chegada mais rápida aos US$ 900 milhões mundiais[45] 14 Dias
Chegada mais rápida ao US$ 1 bilhão mundial[46] 15 Dias (bateu Avatar)

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Resultado Em nome de
2011 National Movie Awards Filme mais visto do verão Venceu Harry Potter and the Deathly Hallows – Part 2
National Board of Review Awards Melhor transição de livro para filme Venceu Harry Potter and the Deathly Hallows – Part 2
Hollywood Film Awards[47] Filme de Hollywood do ano Venceu Harry Potter and the Deathly Hallows – Part 2
NewNowNext Awards Aposta de filme mais visto Indicado Harry Potter and the Deathly Hallows – Part 2
Nickelodeon Australian Kids' Choice Awards Filme favorito Venceu Harry Potter and the Deathly Hallows – Part 2
Satellite Awards Melhor partitura original Indicado Alexandre Desplat
Melhores efeitos visuais Indicado Tim Burke, John Richardson, David Vickery e Greg Butler
Melhor som Indicado Dave Patterson, Lon Bender, Robert Fernandez e Victor Ray Ennis
BAFTA Britannia Awards Excelência artística em direção Venceu David Yates
British Academy Children's Awards Filme favorito Venceu Harry Potter and the Deathly Hallows – Part 2
A escolha de filme das crianças Venceu Harry Potter and the Deathly Hallows – Part 2
Teen Choice Awards Melhor filme do verão Venceu Harry Potter and the Deathly Hallows – Part 2
Estrela de cinema masculina do verão Venceu Daniel Radcliffe
Estrela de cinema feminina do verão Venceu Emma Watson
Scream Awards O melhor dos melhores (Ultimate Scream) Venceu Harry Potter and the Deathly Hallows – Part 2
Melhor filme de fantasia Indicado Harry Potter and the Deathly Hallows – Part 2
Melhor diretor Indicado David Yates
Melhor roteiro (ScreamPlay) Venceu Harry Potter and the Deathly Hallows – Part 2
Melhor atriz de fantasia Indicado Emma Watson
Melhor ator de fantasia Venceu Daniel Radcliffe
Melhor vilão Venceu Ralph Fiennes
Melhor ator coadjuvante Indicado Rupert Grint
Melhor ator coadjuvante Indicado Alan Rickman
Melhor grupo Indicado Harry Potter and the Deathly Hallows – Part 2
Cena de batalha do ano Indicado Batalha de Hogwarts
Cena de batalha do ano Indicado A batalha final: Harry Potter vs Voldemort
Cena mais fod* do ano Venceu Fogomaldito na Sala Precisa
Melhor filme 3D Indicado Harry Potter and the Deathly Hallows – Part 2
Melhor F/X Venceu Harry Potter and the Deathly Hallows - Part 2
2012 People's Choice Awards[48] Filme favorito Venceu Harry Potter and the Deathly Hallows - Part 2
Ator favorito Indicado Daniel Radcliffe
Filme de ação favorito Venceu Harry Potter and the Deathly Hallows - Part 2
Melhor estrela do cinema abaixo dos 25 anos Indicado Daniel Radcliffe
Melhor estrela do cinema abaixo dos 25 anos Indicado Rupert Grint
Melhor estrela do cinema abaixo dos 25 anos Indicado Emma Watson
Melhor estrela do cinema abaixo dos 25 anos Indicado Tom Felton
Elenco favorito Venceu Harry Potter and the Deathly Hallows - Part 2
Adaptação de livro favorita Venceu Harry Potter and the Deathly Hallows - Part 2
Alliance of Women Film Journalists Melhor ator coadjuvante Indicado Alan Rickman
Broadcast Film Critics Association Awards[49] Melhor direção de arte Indicado Stuart Craig
Melhores efeitos visuais Indicado Tim Burke, John Richardson, David Vickery e Greg Butler
Melhor som Venceu Dave Patterson, Lon Bender, Robert Fernandez e Victor Ray Ennis
Melhor maquiagem Venceu Nick Dudman , Amanda Knight e Mark Coulier
Grammy Award[50] Melhor trilha sonora para a mídia visual Indicado Alexandre Desplat
Screen Actors Guild Awards Melhor conjunto de dublês Venceu Harry Potter and the Deathly Hallows - Part 2
Visual Effects Society Awards[51] Melhores efeitos visuais em um filme de efeitos visuais Indicado Harry Potter and the Deathly Hallows - Part 2
Melhor personagem virtual em um filme Indicado Dragão cego de Gringotes
Melhore composição em um filme Indicado Hogwarts
Melhores miniaturas em um filme Indicado Hogwarts
Melhor composição final de um filme Indicado Harry Potter and the Deathly Hallows - Part 2
ADG Excellence in Production Design Award Melhor direção de arte em um filme de fantasia Venceu Stuart Craig e Stephenie McMillan
BAFTA Awards Melhor produção Indicado Stuart Craig
Melhores efeitos visuais Venceu Tim Burke, John Richardson, David Vickery e Greg Butler
Melhor som Indicado Dave Patterson, Lon Bender, Robert Fernandez e Victor Ray Ennis
Melhor maquiagem e cabelo Indicado Nick Dudman , Amanda Knight e Mark Coulier
International Film Music Critics Association Awards Melhor composição original para um filme de fantasia/ficção científica/horror Indicado Alexandre Desplat
Costume Designers Guild Awards Excelência em Design customizado em um filme de fantasia Venceu Jany Temime
Oscar 2012 Direção de Arte Indicado Stuart Craig e Stephenie McMillan
Melhores efeitos visuais Indicado Tim Burke, John Richardson, David Vickery e Greg Butler
Melhor maquiagem Indicado Nick Dudman, Amanda Knight e Lisa Tomblin
Nickelodeon Kids' Choice Awards Filme favorito Indicado Harry Potter and the Deathly Hallows - Part 2
Empire Awards Melhor filme Venceu Harry Potter and the Deathly Hallows - Part 2
Melhor diretor Venceu David Yates
Melhor ator Indicado Daniel Radcliffe
Melhor estreante feminina Indicado Bonnie Wright
Melhor filme 3D Indicado Harry Potter and the Deathly Hallows - Part 2
MTV Movie Awards[52] Filme do ano Indicado Harry Potter and the Deathly Hallows - Part 2
Melhor performance masculina Indicado Daniel Radcliffe
Melhor performance feminina Indicado Emma Watson
Melhor beijo Indicado Rupert Grint e Emma Watson
Melhor luta Indicado Daniel Radcliffe vs Ralph Fiennes
Melhor elenco Venceu Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson e Tom Felton
Saturn Award[53] Melhor filme de fantasia Venceu Harry Potter and the Deathly Hallows - Part 2
Melhor ator coadjuvante Indicado Ralph Fiennes
Melhor ator coadjuvante Indicado Alan Rickman
Melhor atriz coadjuvante Indicado Emma Watson
Melhor direção Indicado David Yates
Melhor produção de Design Indicado Stuart Craig
Melhor edição Indicado Mark Day
Melhor figurino Indicado Jany Temime
Melhor maquiagem Indicado Nick Dudman, Amanda Knight
Melhores efeitos visuais Indicado Tim Burke, Greg Butler, John Richardson e David Vickery
Prémio Hugo[54] Melhor apresentação dramática em um longa Indicado David Yates e Steve Kloves

Diferenças entre o livro e o filme[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.
  • No livro, Snape é assassinado na Casa dos Gritos, já no filme, ele é assassinado na Casa dos Barcos.
  • No livro, a Taça de Hufflepuff fica com Rony e Hermione, após estes a destruirem na Câmara Secreta. No filme, porém, após ser apunhalada pelo dente do basilisco, a Taça rebola para dentro de água e provoca ondas gigantes com o rosto de Voldemort.
  • No livro, quando Harry, Rony, Hermione e Grampo entram no cofre da Família Lestrange, os objetos do cofre estão enfeiticados com dois feiticos: o Duplicador e o Abrasador. Já no filme estão enfeiticados apenas com o Duplicador.
  • No livro, Harry conserta a sua varinha partida com a Varinha das Varinhas e depois devolve a Varinha ao túmulo de Dumbledore, mas, no filme, ele parte a Varinha das Varinhas e fica com a varinha de Draco Malfoy.
  • No livro, Bellatrix morre quando um feitiço estuporante (Avada Kedavra) lançado por Molly a atingiu no peito, diretamente sobre o coração. No filme, ela é petrificada e Molly lança um feitiço que a destrói em pedaços.
  • No livro, Bellatrix duela contra Hermione, Gina e Luna. Porém no filme, Hermione está perseguindo a última Horcrux junto com Rony e Bellatrix ataca somente Gina, que logo é defendida por sua mãe.
  • No livro, Hagrid prepara-se para a batalha trazendo seu meio-irmão Grope e seu cão de caçar javalis Canino, enquanto no filme ele só é visto a primeira vez na Floresta Proibida amarrado pelos Comensais da Morte.
  • No livro, Harry vai para a Floresta sem avisar, já no filme ele conta a Rony e Hermione.
  • No livro, a Profª McGonagall conjura cordas amarrando os Comensais Aleto e Amico Carrow, enquanto no filme, o feitiço que ela manda em Snape é rebatido pelo próprio acertando os dois irmãos.
  • No livro, Harry fala Neville para matar a cobra, no filme Neville mata para salvar Rony e Hermione, que estavam tentando mata-la à mando de Harry.
  • No livro, Pio Thicknesse é controlado pelos Comensais da Morte através da Maldição Imperius e é transformado em ouriço-do-mar por Percy Weasley na batalha de Hogwarts, já no filme ele não está sobre o controle da Maldição e é morto por Voldemort.
  • No livro, quando o trio chega a Hogsmeade os Comensais libertam os Dementadores para irem em cima deles e então Harry usa seu Patrono, mas Aberforth Dumbledore os ajuda a se esconderem em seu bar. Já no filme Aberforth os chama para dentro enquanto eles fogem dos Comensais.
  • No livro, a Profª McGonagall e também os professores Flitwick e Sprout ajudam a lutar contra Snape. No filme Profª McGonagall o enfrenta sozinha.
  • No livro, o Diadema de Ravenclaw é destruído somente pelo feitiço Fogomaldito de Crabbe. Já no filme Harry o perfura com o dente do basilisco e o joga no Fogomaldito.
  • No livro, a família Malfoy fica no castelo após a luta. No filme, eles fogem assim que a batalha recomeça.
  • No livro, o personagem Crabbe é quem lança o Fogomaldito e morre. Porém no filme, quem lança o feitiço é o Goyle que também morre, da mesma maneira. O personagem Crabbe foi substituído por Blásio Zabini.
  • No livro, Harry pede ajuda a Nick Quase Sem Cabeça para descobrir o nome do fantasma da Corvinal. No filme Luna fala a ele.
  • No livro, Hermione beija Rony quando ele diz que devem ajudar os Elfos Domésticos saírem de Hogwarts. No filme eles se beijam depois de Hermione destruir a Taça de Hufflepuff.
  • No livro, Voldemort conjura o Chapéu Seletor e o incendeia na cabeça de Neville, no filme Neville encontra o Chapéu entre os destroços de Hogwarts.
  • No livro, a batalha recomeça porque Neville mata a serpente de Voldemort. No filme a batalha recomeça porque Harry se revela vivo e ataca a serpente, mas ela só é morta momentos depois.
  • No livro, Harry encontra o Diadema de Ravenclaw na Sala Precisa ao lembrar que havia escondido o livro do Principe Mestiço ao lado do busto de um manequim e colocou uma tiara em sua cabeça para se lembrar da localização. Esta tiara era justamente o Diadema perdido. Já no filme, Harry a localiza sentindo a presença da Horcrux, através de sua ligação com a alma de Voldemort.
  • No livro, para se livrarem dos dementadores, Harry, Rony e Hermione têm ajuda de Luna, Simas e Ernesto com seus Patronos, enquanto no filme, Aberforth Dumbledore os afugenta.
  • No livro, Voldemort e Harry duelam no Salão Principal e na frente de todos, enquanto no filme eles duelam sozinhos no Pátio de Entrada.
  • No livro, Lilá Brown é atacada pelo lobisomem Fenrir Greyback, mas é salva por Hermione que o estupora; já no filme ela é atacada e morta por Greyback, e também é estuporado por Hermione.
  • No livro, Voldemort protege Nagini prendendo-a em uma gaiola flutuante que o acompanha para onde ele vai; no filme ela fica solta e rastejando ao seu lado o tempo todo e morreu quando foi atingida pela espada que neville usou
  • No livro Voldemort morre mas seu corpo fica estirado no chão; já no filme ele é desintegrado em pedaços.
  • No livro, o duelo entre Molly e Bellatrix estava exatamente a 50 metros de distância do duelo entre Harry e Voldemort. No filme, Molly e Bellatrix duelam na entrada e Harry e Voldemort estavam muito longe.
Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. FRANKEL, Daniel (17 November 2010), "Get Ready for the Biggest Potter Opening Yet", The Wrap, http://www.thewrap.com/movies/article/get-ready-biggest-potter-opening-yet-22607, visitado em 8 de abril de 2012 
  2. Harry Potter and the Deathly Hallows Part 2 (2011) (em inglês) Box Office Mojo. Visitado em 04 de junho de 2013.
  3. "Release Date Set for Harry Potter 7: Part I", Comingsoon.net, 25-04-2008. Página visitada em 24-05-2008.
  4. "WB Sets Lots of New Release Dates!", Comingsoon.net, 25-02-2009. Página visitada em 25-02-2009.
  5. DH Part I and II Released in 3D Snitchseeker.com. Visitado em 23-06-2010.
  6. Confirmed: 'Deathly Hallows: Part II' set for 3D; both parts in IMAX (em inglês) Hpana.com. Visitado em 23 de Junho de 2010.
  7. "RTE Radio interview", 23-04-2009. Página visitada em 26-06-2011.
  8. Posted by: sue. Jamie Campbell Bower Talks Role as Young Grindelwald in Deathly Hallows The-leaky-cauldron.org. Visitado em 23-06-2010.
  9. "Tony Nominee Domhnall Gleeson to Appear in Final Harry Potter Films", Broadway.com, 10-03-2009. Página visitada em 10-03-2009.
  10. "George Harris to reprise role in DH 1&2", Gary Goddard Agency, 2010-28-06. Página visitada em 2010-28-06.
  11. Deathly Hallows Casting News: Ciaran Hinds to Play Aberforth Dumbledore, More on Nick Moran Leakylounge.com. Visitado em 2010-06-23.
  12. Vineyard, Jennifer. "Tribeca Film Festival 2009 - John Hurt Talks Harry Potter, Confirms His Return", AMC TV, 2009-04-28. Página visitada em 2009-04-28.
  13. "Exclusive: SnitchSeeker Attends UK Half-Blood Prince Premiere", SnitchSeeker, 2009-07-07. Página visitada em 2009-07-07.
  14. MuggleNet. The ULTIMATE Harry Potter Fansite - Deathly Hallows, Half-Blood Prince, JK Rowling, and much more MuggleNet. Visitado em 9 December 2009.
  15. "Helen McCrory: The Importance of Being Sexy", 23-04-2009. Página visitada em 26-04-2009.
  16. "Suzie Toase to reprise Aleto Carrow role in Deathly Hallows", SnitchSeeker, 22-09-2009. Página visitada em 7-10-2009.
  17. Harry Potter and the Deathly Hallows Part 2 - Censura² Ministério da Justiça. Visitado em 05 Julho 2011.
  18. Harry Potter and the Deathly Hallows Part 2 - Censura² ScarPotter. Visitado em 10 Julho 2011.
  19. Harry Potter and the Deathly Hallows Part 2 - Censura do DVD e Blu-ray Ministério da Justiça. Visitado em 05 Julho 2011.
  20. Harry Potter and the Deathly Hallows - Part 2 (2011) (em inglês) Rotten Tomatoes. Visitado em 11 de julho de 2012.
  21. Harry Potter and the Deathly Hallows: Part 2 (em inglês) Metacritic. Visitado em 11 de julho de 2012.
  22. Harry Potter and the Deathly Hallows Part 2 - Pré-estréia é a maior do mundo. Brandon Gray/Box Office Mojo. Visitado em 15 Julho 2011.
  23. Harry Potter and the Deathly Hallows Part 2 - Recorde de lançamento em todo o mundo. Ray Subers/Box Office Mojo. Visitado em 16 Julho 2011.
  24. Harry Potter and the Deathly Hallows Part 2 é o mais vendido em quesito "um dia". Brandon Gray/Box Office Mojo. Visitado em 16 Julho 2011.
  25. Harry Potter and the Deathly Hallows Part 2 é o mais vendido em quesito "um fim de semana". Brandon Gray/Box Office Mojo. Visitado em 17 Julho 2011.
  26. 'Harry Potter' torna-se a maior estreia de sempre (em português) Sábado. Visitado em 18 de julho de 2011.
  27. Harry Potter and the Deathly Hallows Part 2 é a franquia de filmes que mais vendeu na história! Brandon Gray/Box Office Mojo. Visitado em 22 Julho 2011.
  28. Harry Potter and the Deathly Hallows Part 2 atinge U$900 milhões em tempo recorde! Brandon Gray/Box Office Mojo. Visitado em 29 Julho 2011.
  29. Harry Potter and the Deathly Hallows Part 2 é o segundo com mais recordes. Box Office Mojo - All Time Records. Visitado em 29 Julho 2011.
  30. As 100 maiores bilheterias de cinema do mundo. Box Office Mojo - All Time Movies/World. Visitado em 30 Julho 2011.
  31. http://cinema.terra.com.br/noticias/0,,OI5810421-EI1176,00-Os+Vingadores+e+a+terceira+maior+bilheteria+da+historia.html
  32. Top Bilheterias - UOL Cinema UOL. Visitado em 17-08-2011.
  33. Top Bilheterias - UOL Cinema UOL. Visitado em 17-08-2011.
  34. Top Bilheterias - UOL Cinema UOL. Visitado em 17-08-2011.
  35. a b Top Bilheterias - UOL Cinema UOL. Visitado em 17-08-2011.
  36. Anexo:Lista de filmes de maior bilheteria.
  37. Gray, Brandon (18 Julho 2011). Notícias do fim de semana: Harry faz história! Box Office Mojo. Visitado em 19 Julho 2011.
  38. Potter and the Deathly Hallows Part 2
  39. Australia Box Office, Julho, 2011 Boxofficemojo.com. Visitado em 2011-07-24.
  40. HP 7.2 faz história na Austrália
  41. German, David (17 Julho 2011). 'Potter' bate Batman com $168.6M no fim de semana Yahoo! News. Visitado em 19 Julho 2011.
  42. Potter continua quebrando recordes ao redor do mundo Box Office Mojo (20 Julho 2011). Visitado em 20 Julho 2011.
  43. Harry Potter: a saga mais vendida e mais rápida Box Office Mojo (21 Julho 2011). Visitado em 21 Julho 2011.
  44. a b 700 milhões para Potter! Box Office Mojo (24 Julho 2011). Visitado em 24 Julho 2011.
  45. Gray, Brandon (28 Julho 2011). 'Harry Potter' arrecada $900M mundialmente Box Office Mojo. Visitado em 27 Julho 2011.
  46. Potter bate Transformers e atinge 1 Bi! Box Office Mojo (31 Julho 2011). Visitado em 31 Julho 2011.
  47. Hollywood Film Awards anuncia 10 nomeados para o Hollywood Movie Award
  48. Nomeados para o People's Choice Awards 2012 anunciados
  49. [1]
  50. Nomeados para o Grammy de 2012
  51. http://www.scarpotter.com/noticias/noticia4932.html
  52. 2012 Nomeados ao MTV Movie Awards
  53. Nomeados para o 38º Saturn Award Saturn Awards. Visitado em 31 de Março de 2012.
  54. Hugo Awards 2012 Prémio Hugo. Visitado em 17 de Abril 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]