Jacarecanga (Fortaleza)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jacarecanga
—  Bairro do Brasil  —
Mapa de Fortaleza com destaque para o bairro Jacarecanga
Mapa de Fortaleza com destaque para o bairro Jacarecanga
Distrito Fortaleza (Sede)
Município Fortaleza
Limites Norte: Oceano Atlântico
Sul: Otávio Bonfim e Monte Castelo
Leste: Moura Brasil e Centro Histórico de Fortaleza
Oeste: Pirambu e Carlito Pamplona
Subprefeitura Secretaria Executiva Regional (SER) I
Fonte: Não disponível

Jacarecanga é um bairro do município de Fortaleza, ao oeste do centro da cidade.[1]

A principal atração natural deste é o Riacho Jacarecanga, ou Riacho Timbó no mapa de Fortaleza de 1649. Às margens esquerda e foz deste foi construído em 1749 uma fortificação militar Reduto de Jacarecanga, neste mesmo local nos dias de hoje localiza-se a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará.

Com a expansão territorial de Fortaleza no século XIX, as margens do riacho Jacarecanga começa a ser consolidada como um bairro com casas de verâneio e igrejas ou convetos, como o Instiruto Bom Pastor.

No bairro localiza-se o Cemitério São João Batista (Fortaleza), o qual foi construído em 1866.

Este bairro ainda sedia o Liceu do Ceará, desde 1937, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho e o Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará.

Das primeiras décadas até as décadas de 40 do seculo XX, o Jacarecanga viveu o seu apogeu, quando este era o bairro da elite de Fortaleza. Porém com a mudança da zona portuária para o Mucuripe, o bairro da Aldeota tornou-se o bairro da elite cearense. Nos 70, com a construção da estação de tratamento de esgotos na praia do Jacarecanga, este bairro sofreu uma grande desvalorização.

Bairro muito católico, abriga várias instituições religiosas: Instituto Bom Pastor,[2] Capela das Filhas de Sant'Ana Rosa Gatorno,[3] Igreja dos Navegantes[4] e a Igreja de São Francisco de Assis[5]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Ceará é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.