Legio XXII Primigenia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Legio XXII Primigenia (ou vigésima-segunda legião afortunada) foi uma legião romana [1] recrutada pelo imperador Calígula em 39. A actividade desta legião desenrolou-se na província da Germânia Superior, ao longo da grande maioria da sua história. Os símbolos desta legião foram o capricórnio e o deus Hércules.

O primeiro posto conhecido foi o campo militar de Mogúncia, onde a legião desempenhou funções de manutenção de paz na fronteira do rio Reno. Durante o ano dos quatro imperadores (69 d.C.), a XXII Primigenia apoiou Vitélio assim como o restante exército romano estacionado nas províncias germânicas. Logo após, a XXII Primigeneia, liderada por um comandante chamado Gaius Dillius Vocula, foi a única legião a não sofrer grandes perdas durante a revolta dos batavos. A legião manteve-se no seu posto em Mainz, que defendeu contra ataques rebeldes em duas ocasiões. No fim do século II, o futuro imperador Adriano serviu funções de tribuno militar com a XXII Primigenia.

Já no século III, a XXII Primigenia, ainda em Mainz, participou na defesa da Germânia Superior contra um ataque da tribo dos alamanos em 235, que chamou o imperador Severo Alexandre à zona. Quando este tentou negociar uma paz com os invasores, a XXII Primigenia desencadeou um motim que acabou com a morte violenta do imperador. A sucessão recaiu sobre Maximino Trácio, um centurião local, responsável pela iniciativa de revolta. O episódio é um bom exemplo do poder político das legiões na crise do terceiro século.

Apesar de Mainz ter sido o seu campo permanente, a XXII Primigenia, ou suas subunidades, participou na construção de secções da muralha de Antonino e em campanhas contra o Império Sassânida.

Referências

  1. Grandes Impérios e Civilizações: Roma - Legado de um império. 1.ed. Madri: Ediciones del Prado, 1996. pp.112 p.. 2 v. v. 1 ISBN 84-7838-740-4
absbottom
Legiões Romanas

I Adiutrix - I Italica - II Adiutrix - II Italica - III CyrenaicaIII Augusta - III Gallica - IV Macedonica - V Alaudae - IX Hispana - X Gemina - XIII Gemina - XVII - XVIII - XIX - XX Valeria Victrix - XXI Rapax - XXII Primigenia - mais...