Legio XXI Rapax

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Legio XXI Rapax (ou vigésima-segunda legião rapace) foi uma legião romana [1] criada em 31 a.C. por César Augusto. A unidade foi aniquilada em 92 d.C. durante a rebelião dos sármatas da Panónia. O símbolo desta legião era o capricórnio.

A XXI Rapax foi uma das legiões criadas por Augusto para a campanha de 31 a.C. contra os cantábrios da Hispânia Tarraconense. A legião foi depois deslocada para o centro da Europa para se aquartelar em Ratisbona, capital da nova província da Raetia.

Após o desastre militar da batalha da Floresta de Teutoburgo, onde as legiões XVII, XVIII e XIX foram eliminadas na revolta dos queruscos, a XXI Rapax foi enviada como reforço para a Germânia Inferior. Durante este período, partilhou a base de Xanten com a Legio V Alaudae. Em 43 a.C., foram mobilizados para Vindonissa (atual Windisch), na Germânia Superior.

No ano dos quatro imperadores, a XXI Rapax apoiou as ambições de Vitélio, o governador da Germânia, e e incorporou o exército que o acompanhou a Roma. Vitélio acabou derrotado por Vespasiano que encontrou nova tarefa para a legião: ajudar a dominar a revolta bataviana que rebentara nos actuais Países Baixos. Em 71, a rebelião já terminara, mas a legião permaneceu na área e partilhou o acampamento de Moguntiaco com a décima-quarta gémea.

Em 89, a legião apoiou nova tentativa falhada de usurpação imperial, desta vez a revolta de Lúcio Antônio Saturnino contra Domiciano. O caso acabou pouco depois, mas a confiança estava quebrada e a legião foi deslocada para a Panónia. Foi nesta província que a legião foi aniquilada durante uma revolta local em 92 d.C.

Referências

  1. Grandes Impérios e Civilizações: Roma - Legado de um império. 1.ed. Madri: Ediciones del Prado, 1996. pp.112 p.. 2 v. v. 1 ISBN 84-7838-740-4
absbottom
Legiões Romanas

I Adiutrix - I Italica - II Adiutrix - II Italica - III CyrenaicaIII Augusta - III Gallica - IV Macedonica - V Alaudae - IX Hispana - X Gemina - XIII Gemina - XVII - XVIII - XIX - XX Valeria Victrix - XXI Rapax - XXII Primigenia - mais...