Marcus Baby

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Emblem-scales.svg
A neutralidade desse artigo (ou seção) foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão. (desde setembro de 2010)
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.
Marcus Baby
Marcus Baby em ensaio fotográfico para o livro "HITS!"
Nome completo Marcus Vinícius da Silva Bernardo
Nascimento 23 de novembro de 1969
Natal,  Rio Grande do Norte
Nacionalidade Brasil brasileira
Ocupação Artísta Plástico, Designer, blogueiro e Técnico em Edificações
Escola/tradição bonecos customizados, Toy-Art
Página oficial www.marcusbaby.com.

Marcus Vinícius da Silva Bernardo (Natal, Rio Grande do Norte, 23 de novembro de 1969), mais conhecido como Marcus Baby, é um artista plástico que cria bonecas réplicas de famosos e celebridades.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Marcus Baby nasceu em Natal, Rio Grande do Norte, em 1969. Filho de militar, passou a infância e pré-adolescencia em Niterói, no Rio de Janeiro e voltou para sua cidade de origem em 1979 junto com seus pais. Formou-se como técnico em edificações em 1987 na Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte onde passou a exercer a profissão, trabalhando em construtoras potiguares e viajando entre cidades nordestinas devido à função. Nas horas vagas escrevia crônicas para um blog pessoal até decidir colecionar bonecas de brinquedo de celebridades. Começou então a homenagear celebridades nacionais e internacionais customizando as próprias bonecas, transformando-as em esculturas, popularmente conhecidas como Toy-Art.

Arte[editar | editar código-fonte]

Ainda na década de 1990, após ver numa matéria de televisão uma coleção de bonecos de personalidades da cultura pop, resolveu que montaria algo similar, até perceber que poderia criar as suas próprias esculturas usando como base bonecos infantis ou Action Figures colecionáveis como Barbie, Max Steel, Susi e similares. Depois de anos de pesquisa e sem nenhuma orientação acadêmica, iniciou oficialmente sua coleção, em novembro de 2005, criando assim sua primeira réplica, uma boneca da cantora Baby do Brasil (no qual é fã e motivo de adotar o “Baby” em seu nome artístico). A intenção era de criar em bonecos apenas o casal Baby do Brasil e Pepeu Gomes (guitarrista e ex-esposo de Baby), mas com o decorrer do tempo e a satisfação pelo resultado, continuou recriando outros de seus ídolos.

Mídia[editar | editar código-fonte]

Com as réplicas expostas em um blog de internet, criado exclusivamente para visualização de sua arte, passou a chamar a atenção de vários dos homenageados, como a cantora potiguar Marina Elali, que foi a primeira artista a elogiar publicamente seu trabalho,[1] no ano de 2008. A partir desse momento seu nome foi gradativamente sendo comentado pela mídia[2] até conseguir seu primeiro grande sucesso nacional com a criação de uma polêmica boneca cadeirante,[3] inspirada no personagem Luciana, da novela "Viver a Vida", interpretada pela atriz Alinne Moraes. Também chamou a atenção da imprensa com a recusa de venda[4] da sua boneca réplica da apresentadora Hebe Camargo ao também apresentador Otávio Mesquita, que virou matéria de tablóides e sites de fofoca no início de 2010. Com o sucesso, outros famosos passaram a não apenas adimirar sua arte, como também ajudar na divulgação e esperar ansiosos por suas réplicas, como foi o caso do ator Bruno Gagliasso[5] e do maquiador e ex-BBB, Dicesar.[6]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Marcus Baby e sua internacionalmente conhecida boneca "Barbie Dilma".

O artista plástico faz as esculturas por puro hobby. Não vende e nem faz nenhum boneco sob encomenda. Possui mais de 150 bonecas concluídas em sua coleção particular e exibe todas em um blog pessoal.

Um dos maiores êxitos do artista é a réplica do cantor e ator Fiuk, em maio de 2010, na época ídolo teen e protagonista da novela "Malhação", que virou assunto nacional tendo destaque em todos os meios de comunicação, chegando a ganhar verbete exclusivo de busca no Google.

No final de setembro de 2010, voltou a mídia devido ao sucesso instantâneo de seu último lançamento, a boneca Melina personagem da novela "Passione", fazendo com que as buscas pelo verbete Mayana Moura, a atriz homenageada, aumentassem em 200 vezes[7] a mais que na semana anteriror, segundo o site Yahoo no dia 23 de setembro de 2010.

A sua boneca em homenagem a Dilma Rousseff, a nova Presidente do Brasil, se transformou em fenômeno de mídia nacional e internacional ao ser lançada poucos dias após a posse da então ex-ministra, em janeiro de 2011. Carinhosamente apelidada de "Barbie Dilma"[8] a boneca foi assunto instantâneo e obrigatório em toda imprensa nacional[9] como também nos EUA,[10] Canadá,[11] Portugal,[12] Espanha,[13] Venezuela,[14] Argentina,[15] entre outros países de língua hispânica, sempre destacado como assunto de "política internacional".

Em outubro de 2011 o artista plástico lança as bonecas "Valéria e Janete" em homenagem as personagens do humorístico "Zorra Total". A repercussão nacional é tão grande[16] e tão rápida[17] que em menos de 24 horas o ator Rodrigo Sant' Anna, personificado como "Valéria Vasques",[18] entrevista o artista plástico ao lado do radialista Tino Junior na Radio Globo do Rio de Janeiro agradecendo no ar a criação da réplica de sua personagem do quadro "Metrô Zorra Brasil".

As réplicas das atrizes Lilia Cabral e Christiane Torloni, respectivamente incorporadas nas suas personagens "Griselda" e "Tereza Cristina" de "Fina Estampa", foram divulgadas pelo próprio autor da novela, o dramaturgo Aguinaldo Silva, publicando em seu twitter oficial uma foto das bonecas[19] e as transformando em sucesso instantâneo na imprensa nacional,[20] [21] em dezembro de 2011, horas antes do artista plástico lançar oficialmente a homenagem em seu site.

A primeira celebridade homenageada pelo artista plástico a conhecer pessoalmente sua réplica foi a apresentadora Eliana, durante as gravações do "Programa Eliana",[22] em seu próprio palco nos estúdios do SBT. O fato, devidamente registrado pela emissora,[23] foi ao ar no dia 21 de outubro de 2012 e amplamente divulgado pela mídia.[24] [25]

A sua boneca em homenagem a Lady Gaga, celebrando a primeira vinda da cantora ao Brasil,[26] [27] [28] [29] foi um dos principais assuntos do país no dia 07 de novembro de 2012, segundo o Portal da Revista Caras[30] , chegando a disputar posições com a notícia mundial sobre a reeleição do Presidente Barack Obama nos EUA.

Lançado em janeiro de 2013, seu boneco em homenagem ao Padre Marcelo Rossi faz sucesso na imprensa nacional,[31] [32] [33] vira piada do humorista Rafinha Bastos,[34] mas também provoca desconforto a comunidade gospel que acusa o artista plástico de colaborar com a sua réplica o fanatismo cristão de adoração a imagens religiosas.[35] [36]

Em junho de 2013, durante o período de manifestações populares ocorridas por todo Brasil, o artista plástico lança uma versão boneco para o cantor Renato Russo visivelmente protestando contra a "cura gay", o polêmico projeto proposto pelo deputado João Campos e aprovado pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara, presidida pelo pastor Marco Feliciano. A miniatura aparece segurando um cartaz com os dizeres "Liberdade não tem cura #forafeliciano" e vira assunto na mídia nacional.[37] [38] [39] [40] [41]

A boneca da Anitta, cantora de funk melody, lançada no início de julho de 2013 pelo artista plástico, alcança repercussão nacional tão rapidamente[42] [43] [44] [45] [46] [47] [48] [49] que a própria homenageada decide colocar uma foto da réplica nas redes sociais onde em menos de 24 horas, apenas a opção “curtir”, ultrapassa os 48 mil cliques no seu perfil do Instagram[50] e mais de 22 mil no seu Facebook oficial.[51]

Referências

  1. Marina Elali vira boneca. EGO - Notícias. Ego.globo.com (26 de novembro de 2008).
  2. Madonna e Cyndi Lauper viram bonecos na mão de artista de Natal. Revista QUEM Acontece - Quem News. Revista Quem (26 de fevereiro de 2009).
  3. Boneca da Luciana de 'Viver a Vida' provoca polêmica. Portal TERRA - Notícias. Diversao.terra.com.br (24 de fevereiro de 2010).
  4. Otávio Mesquita oferece R$5 mil por boneca da Hebe Camargo. Jornal EXTRA On Line - Sessão Extra. Extra.globo.com (26 de janeiro de 2010).
  5. Bruno Gagliasso vai virar boneco. MSN Brasil - Famosidades. Entretenimento.br.msn.com (13 de julho de 2010).
  6. Versão drag queen do ex-BBB Dicesar vira boneco. O Fuxico - Notícias. Ofuxico.terra.com.br (9 de junho de 2010).
  7. Celebridades mais buscadas da Semana. Yahoo Brasil - Notícias. Br.noticias.yahoo.com (23 de setembro de 2010).
  8. Artista plástico cria boneca em homenagem a Dilma Rousseff. O Globo - País. Globo.com (7 de janeiro de 2011).
  9. Dilma Rousseff vira boneca Barbie. Globo NEWS - Globo NEWS em Pauta. Globonews.globo.com (7 de janeiro de 2011).
  10. For artist, Brazil's new president is a doll. Google.com - Google News (AFP). Google.com (8 de janeiro de 2011).
  11. For artist, Brazil's new president is a doll. Yahoo CANADA - News (AFP). Ca.news.yahoo.com (8 de janeiro de 2011).
  12. Crianças já podem brincar com Dilma. DN GLOBO - CPLP. Diário de Notícias (Portugal) (9 de janeiro de 2011).
  13. Hasta una Barbie tiene la nueva presi brasuca. La Cuarta - Vuelta Al Mundo. Lacuarta.cl (10 de janeiro de 2011).
  14. Un artista brasileño crea muñeca inspirada en la presidenta Dilma Rousseff. Informe21.com - Actualidad. Informe21.com (7 de janeiro de 2011).
  15. Dilma ya es Barbie. TN.com.ar - Internacional. Tn.com.ar (7 de janeiro de 2011).
  16. Janete e Valéria, do ‘Zorra total’, viram bonecas nas mãos do artista plástico Marcus Baby: com elas, ele conta 142 miniaturas. Extra - Notícias. Extra.globo.com (20 de outubro de 2011).
  17. Valéria e Janete, do 'Zorra Total', viram bonecos. EGO - Notícias. Ego.globo.com (18 de outubro de 2011).
  18. Vale Tudo na Globo entrevista Marcus Baby. Rádio Globo - Vale Tudo Na Globo. Radioglobo.globoradio.globo.com (18 de outubro de 2011).
  19. Griselda e Tereza Cristina viraram bonecas!. Twitter Aguinaldo Silva. Twitter.com (19 de dezembro de 2011).
  20. Griselda e Tereza Cristina viram bonecas. O DIA ONLINE - Diversão e TV. Odia.ig.com.br (20 de dezembro de 2011).
  21. Griselda e Tereza Cristina, personagens de 'Fina Estampa', viram bonecas. CARAS Brasil - Notícias (19 de dezembro de 2011).
  22. Eliana se transforma em boneca no trabalho do artista Marcus Baby. DaquiDali - Neste Domingo (20 de outubro de 2012).
  23. Eliana recebe artista plástico que transforma celebridades em bonecas. SBT - Notícias (19 de outubro de 2012).
  24. Veja Eliana em sua ‘versão boneca’. CARAS Brasil - Notícias (20 de outubro de 2012).
  25. Artista plástico mostra Eliana em versão boneca neste domingo. NaTelinha - Notícias (21 de outubro de 2012).
  26. Artista cria boneca da Lady Gaga com cantora usando polêmico vestido de carne. Jornal O Dia - Diversão & TV (06 de novembro de 2012).
  27. Lady Gaga ganha versão em boneca por artista brasileiro. Revista QUEM Acontece - Quem News (06 de novembro de 2012).
  28. Lady Gaga ganha boneca com o polêmico vestido de carne. EGO - Notícias (06 de novembro de 2012).
  29. Artista plástico Marcus Baby transforma Lady Gaga em boneca. CARAS Brasil - Notícias/Nacionais (06 de novembro de 2012).
  30. O DIA EM RESUMO: Barack Obama é reeleito nos EUA. CARAS Brasil - Notícias (07 de novembro de 2012).
  31. Padre Marcelo Rossi vira boneco - Homenagem foi feita pelo artista Marcus Baby. Revista QUEM Acontece - Quem News (16 de janeiro de 2013).
  32. Padre Marcelo é homenageado com boneco. CARAS Brasil - Notícias/Nacionais (16 de janeiro de 2013).
  33. Padre Marcelo Rossi vira boneco. O Fuxico - Notícias. Ofuxico.terra.com.br (16 de janeiro de 2013).
  34. Padre Marcelinho da Estrela. Twitter Rafinha Bastos. Twitter.com (21 de janeiro de 2013).
  35. Artista cria boneco com a imagem do padre Marcelo Rossi. Gospel Prime - Notícias Cristãs Atualizadas (19 de janeiro de 2013).
  36. Artista cria boneco com a imagem do padre Marcelo Rossi. Bíblia Comentada - Destaque Notícias (19 de janeiro de 2013).
  37. Artista cria boneco de Renato Russo em protesto contra ‘cura gay’. CARAS Brasil - Notícias/Música (24 de junho de 2013).
  38. Artista cria boneco de Renato Russo em protesto contra 'cura gay'. EGO - Notícias. Ego.globo.com (24 de junho de 2013).
  39. Renato Russo é homenageado com boneco. O Fuxico - Notícias. Ofuxico.terra.com.br (24 de junho de 2013).
  40. Artista plástico cria boneco de Renato Russo. BAND.uol.com.br - Entretenimento/Famosos (24 de junho de 2013).
  41. Artista plástico cria boneco de Renato Russo em protesto à "cura gay". A CAPA - acapa.virgula.uol.com.br - Cultura/Artes (26 de junho de 2013).
  42. Réplica! Anitta é homenageada com boneca. Revista QUEM Acontece - Quem News (01 de julho de 2013).
  43. Ficou parecida? Anitta é homenageada e vira boneca. Portal R7 - Entretenimento/Jovem (1 de julho de 2013).
  44. Anitta vira boneca pelas mãos de artista plástico. O Fuxico - Notícias. Ofuxico.terra.com.br (1 de julho de 2013).
  45. Anitta ganha sua versão em formato de boneca. BAND.uol.com.br - Entretenimento/Famosos (1 de julho de 2013).
  46. No Instagram, Anitta mostra foto de boneca em homanegem a ela.. Celebridades.UOL.com.br - Álbum da semana: 1 a 7/7/2013 (1 de julho de 2013).
  47. Anitta ganha versão boneca com direito a figurino e tatuagens. Virgula.uol.com.br - Música/Pop (3 de julho de 2013).
  48. Artista plástico cria boneca réplica da cantora Anitta. Zero Hora - Vida E Estilo/Notícia (1 de julho de 2013).
  49. Cantora Anitta ganha réplica poderosa em forma de boneca. RedeTV! - Entretenimento/Notícia (1 de julho de 2013).
  50. Para o mundo que eu quero descer ! Morri - Amei. Instagram Anitta. Instagram.com (1 de julho de 2013).
  51. Para o mundo que eu quero descer ! Morri - Amei. Facebook Anitta. Facebook.com (1 de julho de 2013).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.