Multiplan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo. Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Multiplan Empreendimentos Imobiliários S.A.
Tipo Privada
Fundação 8 de julho de 1975 (39 anos)
Sede Brasil Brasil
Presidente José Isaac Peres
Produtos shopping centers e empreendimentos imobiliários.
Faturamento Green up.png R$ 1,3 bilhões [1]
Página oficial http://www.multiplan.com.br

Multiplan (BM&F Bovespa: MULT3) é uma empresa de capital aberto e uma das maiores empreendedoras de shopping centers do Brasil. Tem sede na Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro. O atual presidente do grupo Multiplan é José Isaac Peres.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Líder em faturamento no mercado brasileiro de shopping centers, a Multiplan desenvolve, gerencia e detém uma das melhores carteiras de shoppings do País, com 18 unidades em operação voltadas para o público AB. Com 39 anos de experiência, atua também na área de incorporação imobiliária residencial e comercial. São 1,4 milhão de metros quadrados construídos, entre shopping centers, empreendimentos residenciais e comerciais.

São mais de 5.300 lojas, cerca de 170 milhões de visitantes por ano e uma Área Bruta Locável (ABL) total de 750 mil m².

A companhia é pioneira no conceito multiuso no Brasil, reunindo edifícios de escritórios, hotéis, centros médicos e residências no entorno de seus shoppings, oferecendo mais qualidade de vida, conforto e segurança aos usuários de seus empreendimentos.

Linha do tempo[editar | editar código-fonte]

1979 - A inauguração do 1º shopping da Multiplan foi também um marco para Minas Gerais. O BH Shopping, em Belo Horizonte, foi o primeiro shopping center do estado. O trevo rodoviário localizado próximo ao shopping inspirou a logomarca da Multiplan, que permanece a mesma até hoje. Símbolo de sorte, o trevo é também o ícone da bem sucedida trajetória da empresa.

1981 - A empresa inaugura dois dos seus grandes shoppings: o RibeirãoShopping, em Ribeirão Preto, que se tornou uma referência no interior de São Paulo, e o BarraShopping, no Rio de Janeiro, um dos maiores complexos de compras e lazer da América Latina.

1982 - Inauguração do MorumbiShopping, em São Paulo, eleito o melhor da cidade pela revista Veja São Paulo e pelo jornal O Estado de São Paulo.

1983 - A Multiplan leva à capital federal um novo conceito em varejo, inaugurando o ParkShopping, eleito o Top of Mind de Brasília. No mesmo ano, entrega o condomínio residencial Chácara Santa Elena, no Alto da Boa Vista, em São Paulo, formado por cinco edifícios em extensa área verde de 59 mil m².

1991 - A empresa vive sua primeira experiência internacional com a inauguração do Cascais Shopping, em Portugal, primeiro shopping center de padrão internacional do país. Sua participação foi vendida posteriormente à grupos português e inglês.

1992 - Lançamento do condomínio residencial Barra Golden Green na orla da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, com 14 edifícios residenciais e o 1º campo de golfe iluminado da América Latina.

1993 - Entrega do Morumbi Office Tower, que antecipou o sucesso de uma nova área comercial de São Paulo, a Avenida Berrini.

1994 - Inauguração do Centro Médico BarraShopping, primeiro centro médico dentro de um shopping center com 28 clínicas, um centro de diagnóstico e um day-hospital.

1996 - Precursor do estilo fashion, o shopping DiamondMall é inaugurado em Belo Horizonte, reunindo grifes de renome nacional e internacional. A Multiplan estabelece parceria com a Goldman Sachs Emerging Market Real Estate Fund, L.P.

1997 - Entrega do IL Villaggio, condomínio residencial e alto luxo, em Miami, a famosa Avenida Ocean Drive, com vista eterna para o mar.

1999 - Inauguração do shopping New York City Center, focado em lazer, no Rio de Janeiro, e do Shopping Anália Franco, que se tornou referência na Zona Leste de São Paulo.

2000 - Entrega do Centro Empresarial BarraShopping, no Rio de Janeiro, formado por 11 edifícios comerciais, e interligado ao BarraShopping por uma passarela.

2002 - Lançamento do condomínio residencial Península Green, com quatro edifícios, na região da Península, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

2003 - Inauguração do ParkShoppingBarigüi, em Curitiba, um dos melhores shoppings do Paraná.

2005 - Lançamento do condomínio residencial Royal Green Península, com dois edifícos, na região da Península, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

2006 - Parceria com a Ontario Teachers' Pension Plan (OTPP), fundo de pensão de 289 mil professores canadenses com ativos avaliados em US$ 96,4 bilhões.

2007 - A empresa faz seu IPO na Bovespa, entrando no Nível 2. Também adquire 83,8% do Shopping Pátio Savassi, em Belo Horizonte.

2008 - Inauguração do mais moderno shopping da região Sul do País, o BarraShoppingSul, em Porto Alegre, e aquisição de 37,5% do Shopping Santa Úrsula, em Ribeirão Preto, São Paulo. Lançamento do edifício de escritórios Cristal Tower, em Porto Alegre, que será interligado ao BarraShoppingSul, e entrega do Centro Profissional MorumbiShopping, em São Paulo. Expansões do RibeirãoShopping, do ParkShopping e criação do Espaço Gourmet do ParkShoppingBarigüi.

2009 - Inauguração do Shopping Vila Olímpia, na capital paulistana e lançamento do ParkShoppingSãoCaetano, no ABC paulista. Realização da oferta subseqüente de ações (Follow-on), que possibilitou a aceleração do plano de expansão da empresa.

2010 - Aniversário de 35 anos. Expansões do BH Shopping,do Pátio Savassi e do ParkShoppingBarigüi. Lançamento dos  shoppings VillageMall,ParShoppingCampoGrande e JundiaíShopping; e dos empreendimentos Centro Profissional RibeirãoShopping, MorumbiBusinessCenter e ParkShopping Corporate. Compra de mais 25% do Shopping Santa Úrsula e de 15,6% do Pátio Savassi.

2011 - Lançamento do Morumbi Corporate, projeto de duas torres comerciais integradas ao complexo multiuso do MorumbiShopping, em São Paulo; e da expansão do Complexo RibeirãoShopping. Inauguração do 14º shopping da Multiplan, o ParkShopping São Caetano, em São Caetano do Sul (SP); e do Cristal Tower, torre de escritórios interligada ao BarraShoppingSul.

2012 - O ano teve início com a venda integral do MorumbiBusinessCenter e a compra de mais 30% de participação no Shopping Vila Olímpia. No último trimestre, foram inaugurados o JundiaíShopping, o ParkShoppingCampoGrande e o VillageMall, além da 6º expansão do RibeirãoShopping. Atualmente, a Multiplan desenvolve um shopping e quatro empreendimentos imobiliários.

2013 - Inauguração das 7ª e 8ª expansões do RibeirãoShopping, que incluíram um amplo centro de eventos com 3.200 m². Entrega do Morumbi Corporate, duas torres comerciais integradas ao complexo MorumbiShopping, em São Paulo. Inauguração do Parque Shopping Maceió, 1º shopping center da Multiplan na região Nordeste.

2014 - Abertura da primeira loja da Apple no Brasil, no Village Mall. Inauguração da 7ª expansão do BarraShopping, que somou 9,500 m² de área bruta locável ao Complexo BarraShopping, formado também pelo New York City Center.

Shoppings em números:

  • 5.300 lojas
  • 750 mil m² de Área Bruta Locável
  • 170 milhões de consumidores/ano
  • 50 mil empregos diretos e indiretos

Shopping centers do grupo[editar | editar código-fonte]

Em operação[editar | editar código-fonte]

Decoração de Natal 2011, no Shopping Santa Úrsula de Ribeirão Preto
São Paulo
Rio de Janeiro
Minas Gerais
Rio Grande do Sul
Paraná
Distrito Federal

Alagoas[editar | editar código-fonte]

Em desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]