Niue

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Niue
Niuē Fekai
Bandeira Brasão
Lema: O Senhor no Céu
Hino nacional: Ko e Iki he Lagi
Gentílico: Niueano(a)

Localização Niue
Localização Niue

Capital Alofi
19°03'48"N 16°52'11"L
Cidade mais populosa Alofi do Sul
Língua oficial Niueano, Inglês
Governo Monarquia parlamentar
• Rainha Isabel II
• Primeiro-ministro Toke Tufukia Talagi
Formação  
• Acto constitucional 19 de outubro de 1974 
Área  
  • Total 260 km² 
 • Água (%) 0
População  
  • Estimativa para 2015 2179 hab. 
PIB (base PPC) Estimativa de 2015
 • Total US$ 61 milhões 
 • Per capita US$ 28.000 
Moeda Dólar da Nova Zelândia (NZD)
Fuso horário -11
Cód. Internet .nu
Cód. telef. +683
Website governamental http://www.gov.nu/

Niue[1] ou Niuê[2] (pronunciado em português[njuˈe] ni-u-Ê; em inglês: Niue, pronunciado: [ˈnjuːeɪ]; em niueano: Niuē) é um país insular associado à Nova Zelândia. Sua capital é Alofi. Seu território é constituído por uma única ilha, quase inteiramente circundada por recifes de coral. A população tem decrescido, e a maior parte dos naturais da ilha vive na Nova Zelândia.

Localizada no sul do Oceano Pacífico, a 2 400 km a nordeste da Nova Zelândia, no triângulo formado por Tonga, as Samoas e pelas as Ilhas Cook, Niue é geralmente conhecida como a "Rocha da Polinésia".

História

Ver artigo principal: História de Niue

Por ser um lugar remoto e com diferenças linguísticas e culturais em relação aos habitantes das Ilhas Cook, Niue foi administrada separadamente.

Inicialmente foi habitada por marinheiros polinésios de Tonga, Samoa e das Ilhas Cook. O capitão James Cook foi o primeiro europeu a avistar a ilha, mas não pode desembarcar devido à oposição da população local. Em resposta, ele nomeou Niue "A Ilha Selvagem".

Missionários cristãos da Sociedade Missionária de Londres converteram a maioria da população em cerca de 1846. Em 1887, o Rei Fataaiki escreveu à Rainha Vitória da Inglaterra, pedindo que Niue fosse colocada sob a proteção britânica, mas o seu pedido foi recusado. Em 1900, em resposta a repetidos pedidos, a ilha transformou-se num protectorado britânico e, no ano seguinte, foi anexada à Nova Zelândia. Ganhou autonomia em 1974, como estado associado à Nova Zelândia, que controla os assuntos militares e as relações exteriores da ilha. Em 1965, foi oferecida autonomia a Niue (juntamente com as Ilhas Cook, que aceitaram), que pediu que a oferta fosse feita noutra década.

A população da ilha tem diminuído (de um máximo de 5200 em 1966 para 2100 em 2000) com uma emigração substancial para a Nova Zelândia.

Em Janeiro de 2004, Niue foi atingida por um ciclone devastador (Ciclone Heta), que deixou 200 dos 1600 habitantes da ilha desabrigados. Enquanto alguns residentes locais escolheram não reconstruir as suas casas, o Ministro dos Assuntos Estrangeiros da Nova Zelândia, Phil Goff, especulou que o estatuto de Niue como uma nação autónoma associada à Nova Zelândia poderia ser colocado em questão se muitos residentes partissem da ilha, comprometendo os serviços básicos. Logo depois, o Primeiro-ministro de Niue, Young Vivian, rejeitou categoricamente a possibilidade de alterar o relacionamento existente com a Nova Zelândia.

Política

Ver artigo principal: Política de Niue

A Constituição de Niue confere autoridade executiva a Sua Majestade a Rainha de Direito da Nova Zelândia e ao Governador Geral da Nova Zelândia. A Constituição especifica que, na prática cotidiana, a soberania é exercida pelo Gabinete de Ministros de Niue, que é composto pelo premier e três outros ministros, que são membros da Assembléia Legislativa de Niue, o parlamento do país, composto por 20 membros eleitos democraticamente, 14 dos quais são eleitos pelos eleitores de cada aldeia (distrito eleitoral), e seis são eleitos por todos os eleitores registrados em todas as circunscrições. Os eleitores devem ser cidadãos da Nova Zelândia, residentes há pelo menos três meses, e os candidatos devem ser eleitores e residentes há pelo menos 12 meses. Qualquer pessoa nascida em Niue deve alistar-se como eleitor.

O Presidente da Câmara da Assembleia Legislativa é eleito pela própria assembleia, na primeira sessão após uma eleição. O novo Presidente convoca a eleição do primeiro-ministro e o candidato que obtiver a maioria dos votos dos 20 membros é eleito. Em seguida, o novo premier seleciona três outros membros para formar o Gabinete de Ministros, que é o braço executivo do governo.

Seguindo o modelo de Westminster, além da Assembléia Legislativa e do Gabinete de Ministros, tem um Poder Judiciário independente do executivo e legislativo. Niue tem um Tribunal Superior e um Tribunal de Recursos, além de ser possível apelar para o Comitê Judicial do Conselho Privado do Reino Unido, em Londres. [3]

As eleições gerais ocorrem a cada três anos, sendo que as mais recentes ocorreram em 7 de maio de 2011.

Geografia

Ver artigo principal: Geografia de Niue
Caverna Avaiki
Alofi, a capital e maior cidade de Niue.

Situada entre as coordenadas 19°03′48″S e 169°52′11″W, Niue é uma ilha de 260 km² localizada no Pacífico sul a leste de Tonga. É uma das maiores ilhas-coral do mundo - um atol, com área de 269 km².

Uma barreira constituída por três recifes de coral periféricos forma um anel que envolve praticamente toda a ilha - com excepção de uma parte na costa oeste, próxima da capital, Alofi. São eles:

  • Beveridge Reef, localizado a 20°00'S, 167°48'W, 240 km ao sudeste, que é um atol submerso que seca durante a maré baixa, com extensão de 9,5 km no sentido norte-sul e 7,5 km de leste a oeste, com área total de 56 km ², sem área de terra e com uma laguna de 11 metros de profundidade
  • Antíope Reef, a 18°15'S,168°24'W, 180 km ao sudeste, que é um platô circular de aproximadamente 400 metros de diâmetro, com uma profundidade mínima de 9,5 metros
  • Haran Reef (Harans Reef), a 21°33'S, 168°55'W, 294 km ao sudeste

Uma característica marcante da ilha é o grande número de cavernas calcárias encontradas próximas da costa. O ponto mais elevado tem 68 m.

A ilha tem um formato praticamente oval ( diâmetro de cerca de 18 Km ), com duas grandes baías recortando a costa oeste ( baía de Alofi no centro, e a baía de Avatele no sul ). Entre estas está o promontório de Halagigie Point. Uma pequena península, Tepa Point ( ou Blowhole Point ) está localizada próxima do vilarejo de Avatele no sudoeste. A maioria da população de Niue reside perto da costa oeste, próximo da capital, e no noroeste.

Niue apresenta um clima tropical, com o período de chuvas mais extensas ocorrendo entre Novembro e Abril, moderado por ventos alísios.

Ver também

Referências

  1. «Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa» 
  2. Serviço das Publicações da União Europeia. «Anexo A5: Lista dos Estados, territórios e moedas». Código de Redacção Interinstitucional. Consultado em 1 de maio de 2012 
  3. «Niuean criminal court system». Association of Commonwealth Criminal Lawyers. Consultado em 29 de dezembro de 2010