Plo Koon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Plo Koon
Personagem de Star Wars
Nascimento Dorin,
Falecimento 19 ABY, Cato Neimodia
Espécie Kel-Dor
Cabelo Calvo
Olhos Negros
Actividade(s) {{{atividade}}}
Afiliações Ordem Jedi, República Galáctica
Armas Sabre de Luz Azul mais visto, Laranja Clone Wars, Amarelo depois de o garande purgo Jedi
Interpretado por Alan Ruscoe e Matt Sloan (filmes)
James Arnold Taylor (The Clone Wars)
Projecto Cinema  · Portal Cinema

Plo Koon foi um respeitado Mestre Jedi da Velha República que fez parte do Conselho por muitos anos e serviu a Ordem como General durante as Guerras Clônicas. Nascido no planeta Dorin, na raça dos Kel-Dor, foi treinado pelo mestre Wookiee Tyvokka nos Caminhos da Força. Usa uma máscara no rosto, para garantir-lhe a sobrevivência em ambientes ricos em oxigênio, um gás mortal para os Kel-Dor. Ele foi morto pelos clones graças a Ordem 66.

Poderes e Habilidades[editar | editar código-fonte]

Plo Koon possuiu um conhecimento extensivo das ciências físicas. Em particular, usou seu conhecimento perito da física junto da Força para alterar o ambiente - o inventivo Jedi poderia criar redemoinhos pequenos, assim como uma névoa densa sobre uma área limitada, congelar pequenos rios e lagos, levantar ou baixar a temperatura de seus arredores o bastante para incapacitar um oponente. Igualmente possuía a habilidade de respirar e sobreviver no espaço por um curto período de tempo.

Guerras Clônicas[editar | editar código-fonte]

Plo Koon lutou em diversas batalhas, principalmente durante as Guerras Clônicas. Era um brilhante estrategista, que planejava ataques em altíssima velocidade a bordo de seu caça-Jedi, Lâmina de Dorin.

Foi um grande amigo de Qui-Gon Jinn, com quem completou muitas missões. Membro do conselho Jedi, liderou muitos esquadrões nas Guerras Clônicas.

Ele foi morto no planeta Cato Neimoidia enquanto realizava uma missão de patrulha e reconhecimento para a República, vítima de traição por parte dos pilotos clones em caças ARC-170, que o acompanhavam na missão, sendo abatido de surpresa em seu caça, durante a execução da Ordem 66.