Praia do Futuro (Fortaleza)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde dezembro de 2010).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Praia do Futuro
—  Bairro do Brasil  —
Praia do Futuro I e II destacadas.
Praia do Futuro I e II destacadas.
Distrito Fortaleza (Sede)
Município Fortaleza
Limites Norte: Vicente Pinzón
Sul: Edson Queiroz
Leste: Oceano Atlântico
Oeste: Lourdes e Dunas/Manuel Dias Branco
Subprefeitura Secretaria Executiva Regional (SER) II
Fonte: Não disponível

A Praia do Futuro é uma praia e também bairro nobre na área leste de Fortaleza, capital do estado do Ceará.[1]

O bairro Praia do Futuro tem este nome devido a um anúncio da Imobiliária Antônio Diogo, quem em 1966 fez divulgação do "Novo Bairro", na mesma época esta área de Fortaleza era pouco frequentada já que por motivos culturais da época as famílias da alta classe não poderia ter contato com a classe bastarda, que ocupava parte daquela área, em 1968 finalmente a praia começou a ter suas primeiras quadras e lotes, que se estenderam até a foz do Rio Cocó, em 1969 foi iniciada a primeira via do bairro que tempos mais tardes se transformaria na Avenida Dioguinho, nome vinda da mesma imobiliária, em 1970 é iniciada a segunda via que também tornou-se avenida na década de 80, na Avenida Zezé Diogo, nome vindo de um dos representantes da Imobiliária, em 1984, a Imobiliária Antônio Diogo entra em liquidação e com isso, a venda de lotes no "Novo Bairro", é encerrada com isso nasce os problemas de ocupações sem planejamento do Bairro.

A Praia do Futuro é considerada uma das mais conhecidas praias do Nordeste. Com aproximadamente 8 km de extensão, possui um corredor de "barracas" (restaurantes com comida típica e frutos do mar), feitas normalmente de palha de carnaúba, onde são servidos uma variedade de pratos típicos. A praia tem muito movimento nos dias de quinta-feira a noite, dia da tradicional caranguejada, prato típico.[2]

Como bairro a "Praia do Futuro" está dividida em Praia do Futuro I e II. A área apresenta alguns problemas urbanos como a ocupação de terras públicas por habitantes de baixa renda, criando áreas de favela e sem planejamento urbano.

A Praia do Futuro é uma das praias mais popular da cidade de Fortaleza, por ser uma das poucas que não são poluídas. Ocupa 8, dos 25 quilômetros da capital. Faz divisa: oeste com a praia do Mucuripe, e leste com a praia do Caça e Pesca/Sabiaguaba (foz do Rio Cocó). Suas barracas tem diferentes estruturas e diferentes frequentadores.

Vista panorâmica da Praia do Futuro em Fortaleza.

Referências

  1. Bairros de Fortaleza
  2. mundi.com.br. Praia do Futuro. Fortaleza/Ceará. Página visitada em 27 de setembro de 2012.
Ícone de esboço Este artigo sobre bairros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.