Televisão na Turquia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Primeiro canal nacional TRT 1

Televisão na Turquia foi introduzida em 1964 pelo provedor de mídia do governo TRT.[1]

O primeiro canal de televisão turco, ITU TV, foi lançado em 1952. A primeira televisão nacional é o TRT 1. A televisão colorida foi introduzida em 1981. Naquela época, era o único canal com o nome de TRT 1, e transmitia em vários momentos do linha de dados. O primeiro canal privado de televisão da Turquia, Star, começou a ser transmitido em 26 de maio de 1989.

Até a década de 1990, havia apenas um canal de televisão controlado pelo Estado, mas com a onda de liberalização, a transmissão de propriedade privada começou.[2] O mercado de televisão da Turquia é definido por uma quantidade de grandes canais, liderados pelo Kanal D, ATV e Show TV, com 14%, 10% e 9,6% de participação de mercado, respectivamente.[3]

As plataformas de recepção mais importantes são terrestres e de satélite, com quase 50% das casas usando satélite (destes 15% eram serviços pagos) no final de 2009. Três serviços dominam o mercado multicanal: as plataformas de satélite Digitürk e D-Smart e o serviço de TV a cabo Türksat.[4]

Digital[editar | editar código-fonte]

A partir de 2013, os serviços de televisão por assinatura na Turquia incluem a Digiturk, a D-Smart, a TeleDünya, a Türksat KabloTV e a Tivibu.

O Uzan Group fez as primeiras transmissões de televisão digital na Turquia com o primeiro canal de televisão da Turquia, a Star TV. Como eles estavam na liderança com seus canais Star, TeleOn e Kral, o Uzan Group lançou a Star Digital no Turksat no final de 1999. Em 2003, o nome da plataforma mudou como Digifun Club, mas durou pouco antes de se tornar extinto.

O primeiro provedor de televisão paga da Turquia, o CINE5 da MultiCanal (de propriedade de Erol Aksoy), lançado no final de 1994, detinha os direitos sobre as mais recentes estréias de filmes, séries e especialmente esportes como a Liga de Futebol Turca. Em 2000, o CINE5 lançou o CINE + Digital na Turksat com alguns canais especializados, mas novamente em 2003 essa plataforma foi desativada.

Digiturk[editar | editar código-fonte]

A primeira e principal plataforma digital da Turquia, a Digiturk, pertencente ao Grupo Çukurova, foi lançada em 1999. A Digiturk era muito mais profissional e tinha muitas vantagens sobre as outras plataformas, como Star Digital e CINE +. Digital. A Digiturk tem o direito de transmitir a principal cobertura ao vivo de esportes na Turquia com seu canal Lig TV. Digiturk é transmitido para o ar através do satélite Eutelsat 7 East com o uso do satélite Turksat 42 East. Há opções com seu próprio receptor ou a assinatura com módulo e cartão para o Eutelsat 7. Recentemente, a Digiturk lançou canais HD de si mesmo como Lig TV HD, MovieMax HD, EuroSport HD, National Geographic HD, SporMax HD e İZ HD.

A Digiturk foi adquirida pelo beIN MEDIA GROUP em setembro de 2016.[5]

D-Smart[editar | editar código-fonte]

A segunda plataforma digital da Turquia é a D-Smart, propriedade da Dogan Holding. Na verdade, as primeiras transmissões de televisão HD foram realizadas pela Dogan Holding com os dois canais Kanal D HD e Discovery Channel HD na sua plataforma D-Smart. Atualmente, existem alguns canais HD via D-Smart, que são o Discovery HD, o EuroSport HD, o HD Smart, o Kanal D HD e o Star TV HD. Recentemente, a D-Smart teve alguns acordos com o MTV Group da Turquia, MCD e os canais SinemaTV, SinemaTV 2, SinemaTV Aile e SinemaTV HD começaram a ser transmitidos ao ar pela D-Smart. A D-Smart usa Turksat 42 East para as transmissões.

Teledünya[editar | editar código-fonte]

Rede de cabo é renomeado como Teledünya que tem alguns canais HD no momento também chamado como National Geographic HD e EuroSport HD. Ultimamente, a rede de cabo tem tido alguns acordos com a MTV Network Group da Turquia, a MCD e o provedor de televisão francês ABSAT. Espera-se que a Teledünya realize mais de 100 canais de televisão nos próximos meses de 2009. Teledünya transmite através da rede de cabo em todo o país, mas não está disponível em grande parte, o que bloqueia o sistema de chegar a todas as partes da terra.

Desligamento analógico[editar | editar código-fonte]

Transmissão de TV analógica na Turquia foi desligada no final de 2015.

Canais do governo (TRT - Turkish Radio and Television Corporation)[editar | editar código-fonte]

Canal Categoria
TRT 1 Geral
TRT Haber News
TRT Spor Esportes
TRT Çocuk (difusão com TRT Okul) Infantil
TRT Müzik Música
TRT Belgesel Documentários
TRT Avaz Povo turco
TRT Kurdî Programas em Língua Curda
TRT Al Arabiya Programas em Língua Árabe
TRT Okul Educacional
TRT Diyanet Programas Religiosos
TRT World Notícias em Inglês
TRT Gap (difusão com TRT 3 e TBMM TV) Projetos locais
TBMM TV (difusão com TRT 3 e TRT Gap) Parliament
TRT 3 (difusão com TBMM TV e TRT Gap) Programação mista

Canais nacionais privados[editar | editar código-fonte]

Canal
ITU TV
Kanal D
ATV
STAR
SHOW
FOX
Samanyolu
Sokak TV
Kanaltürk
TV8
Kanal 7
tvem
Cine5
Kadırga TV
TV2
Beyaz TV
NTV
CNN Türk
Habertürk TV
Sky Turk 360
Samanyolu Haber TV
24
A Haber
TVNET
Bugün TV
Kanal A
Ulusal Kanal
TLC
e2
Flash TV
Dünya TV
Meltem TV
TGRT Haber
Ülke TV
Mehtap TV
NTV Spor
sportstv
Fenerbahçe TV
A Spor
Semerkand TV
Dost TV
a9 TV
Irmak TV
Planet Sinema
Planet Türk
Planet Pembe
Yumurcak TV
Planet Çocuk
MinikaGO
MinikaÇocuk
Disney Channel (Turquia)
Cartoon Network (Turquia)
Kidz TV
Kral TV
Kral Pop TV
Powertürk TV
Dream TV
Number One TV
Number One Türk TV
TMB TV
Yaban TV

Canais mais vistos[editar | editar código-fonte]

Posição Canal Grupo Share total de visualização (%)
1 ATV Çalık Holding 9.74%
2 FOX Fox International Channels 9.48%
3 Kanal D Dogan Media Group 8.40%
4 STAR TV Doğuş Holding 8.29%
5 SHOW Ciner Media Group 6.86%
6 TRT 1 TRT 5.27%
7 TV8 Acun Media & Doğuş Holding 5.17%
8 Kanal 7 New World Media Group 4.13%
9 TRT Çocuk TRT 3.27%
10 Other 39.10%

Referências

  1. «TRT - Tarihçe». www.trt.net.tr. Consultado em 8 de abril de 2018 
  2. «Competition Issues In Television And Broadcasting, Contribution From Turkey» (PDF). Organisation for Economic Co-operation and Development. Consultado em 7 de agosto de 2013 
  3. «International TV execs talk Turkey». Variety. Consultado em 7 de julho de 2013 
  4. «TV and on-demand audiovisual services in Turkey». MAVISE. Consultado em 7 de julho de 2013 
  5. «Acquisition of Digiturk by beIN MEDIA GROUP is completed». beIN SPORTS. Consultado em 8 de abril de 2018