Unidades de viscosidade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde outubro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A unidade física de viscosidade no Sistema Internacional de Unidades é o pascal-segundo (Pa·s), que corresponde exatamente a 1 N·s/m² ou 1 kg/(m·s). Na França intentou-se estabelecer o poiseuille (Pl) como nome para o Pa·s, sem êxito internacional. Deve-se prestar atenção em não confundir o poiseuille com o poise, chamado assim pela mesma pessoa.

A unidade no Sistema CGS de unidades para a viscosidade dinâmica é o poise (P), cujo nome homenageia a Jean Louis Marie Poiseuille. Passou a ser mais usado o seu submúltiplo: o centipoise (cP). O centipoise é mais usado, devido a que a água tem uma viscosidade de 1,0020 cP a 20 °C e 0,891 cP a 25° C.

1 poise = 100 centipoise = 1 g/(cm·s) = 0,1 Pa·s.

1 centipoise = 1 mPa·s.

Viscosidade cinemática[editar | editar código-fonte]

Se obtém com o quociente da viscosidade dinâmica (ou absoluta) e a densidade. A unidade no SI é o (m²/s). A unidade física da viscosidade cinemática no Sistema CGS é o stokes (abreviado S ou St), cujo nome provém de George Gabriel Stokes. Às vezes se expressa em termos de centistokes (cS o cSt).

1 stokes = 100 centistokes = 1 cm²/s = 0,0001 m²/s.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]