Without You (canção de Badfinger)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Without You"
Single de Badfinger
do álbum No Dice
Duração 4:43
Gravadora(s) Apple
Composição Pete Ham, Tom Evans
Produção Geoff Emerick
Cronologia de singles de Badfinger
Último
Último
Let's Stay Together
Heart of Gold
Próximo
Próximo

"Without You" é uma canção originalmente gravada por Badfinger para o álbum No Dice (1970), e escrita por Pete Ham e Tom Evans e produzido por Geoff Emerick. Seu verso foi composto por Ham, originalmente intitulada "If It's Love", mas faltava um refrão com mais impacto. Evans escreveu o refrão sem um verso forte, assim o dueto fundiu-se as duas em uma única. O protagonista da balada afirma que: "não posso viver se eu for viver sem você"[Inglês: "I can't live, if living is without you"]. A gravação de Badfinger da canção, que é mais brusca que as versões anteriores, definha como uma faixa obscura do álbum até que foi percebida um ano mais tarde por Harry Nilsson. Em uma relação irônica com a letra da música, ambos compositores cometeram suicídio posteriormente.

"Without You" tornou-se um single famoso após ser regravado por Nilsson para seu álbum Nilsson Schmilsson em 1971; ela permanecei como número um no Billboard Hot 100 norte-americano por quatro semanas, de 19 de fevereiro a 18 de março de 1972.[1] Ela substituiu "Let's Stay Together" de Al Green, e foi substituída pela canção de Neil Young "Heart of Gold". "Without You" rendeu a Nilsson um "Grammy" de melhor performance vocalista-masculino-pop do ano(1973-EUA). Em 1972 recebeu o Disco de ouro pela RIAA (EUA), por um milhão de cópias vendidas,[2] além da indicação de melhor disco do ano! "Without You" é a música que mais rende "royalties" para Ham & Evans. Harry Nilsson ficou em 4º lugar no ano de 1972 com a canção, Without You, entre as canções do ano pelas análises do Billboard Magazine.[3]

Versão de Mariah Carey[editar | editar código-fonte]

"Without You"
Single de Mariah Carey
do álbum Music Box
Lado B "Never Forget You"
Lançamento 23 de Janeiro de 1994 (EUA)
Formato(s) CD single, cassete, vinil (45 rpm)
Gravação Setembro de 1992
Gênero(s) Pop, R&B, soul, gospel
Duração 3:33
Gravadora(s) Columbia Records
Composição Pete Ham, Tom Evans
Produção Mariah Carey, Walter Afanasieff
Cronologia de singles de Mariah Carey
Último
Último
Hero
(1993)
Anytime You Need a Friend
(1994)
Próximo
Próximo

A versão de Mariah Carey, produzida pela própria cantora e por Walter Afanasieff, foi lançada como terceiro compacto do álbum Music Box em 24 de Janeiro de 1994, uma semana depois de Harry Nilson morrer de ataque cardíaco. O compacto americano continha no Lado B a canção "Never Forget You." Na canção Mariah usa seu registro vocal mais baixo acompanhada pelos vocais de apoio (incluindo ela mesma) engrandenceu o som para um patamar de coral gospel.[4] A cantora disse que decidiu fazer a regravação da canção quando ela ouviu-a depois de muito tempo em um restaurante. A sua versão é considerada bastante popular, principalmente em programas de calouros.[5] "Without You" foi também inclusa na coletânea #1's (1998) em edições fora dos Estados Unidos.

Posições nas Paradas[editar | editar código-fonte]

"Without You" alcançou a terceira posição na Billboard Hot 100, continuando no Top40 por vinte duas semanas. Conseguiu a segunda posição em audiência, Billboard Hot 100 Airplay e; a terceira posição em vendas, Hot 100 Singles Sales. Tanto as vendas como a audiência foram fortes tornando o compacto certificado Ouro pela RIAA. Conseguiu a 16ª posição na parada geral do ano.

"Without You" é considerada a canção de maior impacto fora dos Estados Unidos, principalmente na Europa. Se tornou o quarto compacto a alcançar a primeira posição na parada britânica por quatro semanas[6] .

Regravações[editar | editar código-fonte]

A canção foi ainda regravada por diversos artistas incluindo:

Posição nas paradas[editar | editar código-fonte]

Chart (1994) Peak
position
EUA Billboard Hot 100 3[7]
EUA Billboard Top 40 Mainstream 2
EUA Billboard Adult Contemporary 4
EUA Billboard Hot R&B/Hip-Hop Singles & Tracks 7
EUA Billboard Rhythmic Top 40 9
EUA ARC Weekly Top 40 1
Dutch Singles Chart 1
Swiss Singles Chart 1
Israel Singles Chart 1
UK Singles Chart 1
Sweden Singles Chart 1
Finnish Singles Chart 1
German Singles Chart 1
Italian Singles Chart 1
Canadian Singles Chart 2
French Singles Chart 2
Australian Singles ChartARIA 3
Norwegian Singles Chart 3

¹ "Without You"/"Never Forget You".

País Chart Posição
max
Certificação Vendas
EUA Billboard Hot 100 3[8] Ouro 500,000[9]
Reino Unido BPI 1 Ouro 400,000[10]
Australia ARIA 3 Platina 70,000[11]
Austria IFPI Austria 1 Platina 40,000[12]

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Matovina, Dan. Without You: The Tragic Story of Badfinger. Frances Glover Books; Pap/Com edition. EUA. August 2000. ISBN 0-9657122-1-4 (em inglês).