Aluminato de sódio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Aluminato de sódio
Alerta sobre risco à saúde
Outros nomes Sodium aluminium oxide,
Sodium metaaluminate
Aluminate, (AlO21-), sodium
Identificadores
Número CAS 1302-42-7,11138-49-1
PubChem 14766
Propriedades
Fórmula molecular NaAlO2
Massa molar 81.97 g/mol
Aparência pó branco, higroscópico [1]
Densidade 1.5 g/cm3 [carece de fontes?]
Ponto de fusão

1650 °C [1]

Solubilidade em água soluble [1]
Compostos relacionados
Outros aniões/ânions Perborato de sódio
Silicato de sódio
Outros catiões/cátions Aluminato de lítio
Aluminato de potássio
Página de dados suplementares
Estrutura e propriedades n, εr, etc.
Dados termodinâmicos Phase behaviour
Solid, liquid, gas
Dados espectrais UV, IV, RMN, EM
Exceto onde denotado, os dados referem-se a
materiais sob condições normais de temperatura e pressão

Referências e avisos gerais sobre esta caixa.
Alerta sobre risco à saúde.

O aluminato de sódio é um composto químico inorgânico de grande importância industrial. Ele constitui uma fonte de hidróxido de alumínio utilizado em um grande número de aplicações técnicas. Na forma anidra, é um sólido cristalino branco, óxido misto de sódio e de alumínio, de fórmula química NaAlO2, Na2O·Al2O3 ou Na2Al2O4.

Aplicações[editar | editar código-fonte]

Em tratamento de água ele é usado como um adjunto aos sistemas de amaciamento de água, como um coagulante auxiliar para melhorar a floculação e para remover sílica dissolvida. Na tecnologia de construção, o aluminato de sódio é empregado para acelerar a solidificação do concreto, principalmente quando trabalha-se em climas frios. É também usado na fabricação de papel, para a produção de tijolos refratários, na produção de alumina e seus subprodutos.

Produção[editar | editar código-fonte]

Pela reação do hidróxido de alumínio com o hidróxido de sódio[editar | editar código-fonte]

Aluminato de sódio é produzido pela dissolução de hidróxido de alumínio em uma solução de soda cáustica (NaOH). Hidróxido de alumínio (gibbsita) pode ser dissolvido em solução aquosa de NaOH 20-25% a uma temperatura próxima do ponto de ebulição. O uso de soluções mais concentradas de NaOH conduz a um produto semi-sólido. O processo deve ser conduzido em recipientes de níquel ou aço aquecidos por vapor, e o hidróxido de alumínio deve ser ebulido com soda cáustica aquosa aproximadamente a 50% até uma pasta se formar. A mistura final tem de ser purgada para um tanque e e esfriada; uma massa sólida contendo até 70% NaAlO2 então se forma. Após ser moído, este produto é desidratado em secador rotativo aquecido diretamente ou indiretamente por queima de hidrogênio permitindo a formação de água e evitando a produção de CO2. O produto resultante contém 90% NaAlO2 e 1% de água, juntamente com 1% de NaOH livre.

Pela reação do alumínio com o hidróxido de sódio[editar | editar código-fonte]

O aluminato de sódio também é produzido submergindo alumínio (se pulverizado a reação é bastante veloz) em uma solução de soda cáustica a uma temperatura próxima ao ponto de ebulição. A reação que ocorre é a seguinte:

2 NaOH + 2 Al + 2 H2O 2 NaAlO2 + 3 H2

Apresentando as seguintes reações intermediárias e paralelas:

2 NaOH + 2 Al + 6 H2O 2 NaAl(OH)4 + 3 H2
NaAl(OH)4 NaAlO2 + 2 H2O

O processo é acompanhado de uma grande produção de hidrogênio. Ao fim da dissolução do alumínio, a solução é deixada esfriar, quando forma uma massa sólida de aluminato contendo cerca de 70% do produto final. O restante, no melhor dos casos, é composto de água e do hidrogênio liberado. Sucessivamente o aluminato é hidratado e resulta em um elevado grau de pureza. Nesta fase é utilizado um coagulante que possibilita a floculação do aluminato de sódio.

Segurança[editar | editar código-fonte]

O aluminato de sódio é muito solúvel na água, a solução formada é uma base forte que reage violentamente com os ácidos. Os conselhos de precaução quando da utilização são por conseguinte similares aos de um produto corrosivo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c ALUMINATE DE SODIUM, fiche de sécurité du Programme International sur la Sécurité des Substances Chimiques, consultée le 9 mai 2009

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um composto inorgânico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.