Ambição (telenovela)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura outros significados de Ambição, veja Ambição.

Ambição é uma telenovela brasileira que foi produzida e exibida pela Rede Excelsior de março a abril de 1964, escrita por Ivani Ribeiro e dirigida por Dionisio de Azevedo substituindo As Solteiras e Foi substituída por A Moça Que Veio de Longe.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Moça pobre deseja ascender socialmente a qualquer custo. Já sua irmã, menos ambiciosa, encontra um homem rico que se apaixona por ela. Estava formado o triângulo amoroso.

Bastidores[editar | editar código-fonte]

O gênero telenovela já começava a despertar o interesse da população.

Esta história, maniqueísta ao extremo, chegou ao fim com piques de audiência, preparando o primeiro grande sucesso: A Moça que Veio de Longe, que a procedeu.

De acordo com o livro Glória in Excelsior, de Álvaro de Moya:

“A atriz Arlete Montenegro, que na história desempenhava a história de uma moça má, declarou que só não apanhou na rua porque seu noivo a protegeu diversas vezes dos especatadores mais agressivos. Quando o personagem do ator Turíbio Ruiz ficou desempregado, o próprio ator recebeu 3 ofertas de emprego, além de roupas e mantimentos.”

Ambição foi uma das primeiras telenovelas a utilizar um ambiente real para gravação. O fato se deu porque com o sucesso de audiência, os produtores resolveram que o próprio público participaria do capítulo final, na cena de casamento entre os principais personagens.

A encenação foi realizada na Igreja da Consolação, em São Paulo. A multidão comparecida interrompeu o tráfego, atrapalhou a gravação e danificou diversos objetos da igreja, no fascínio histérico de chegar perto de seus ídolos.”

Não confundir com a novela mexicana Ambição, exibida, com muito sucesso, pelo SBT, em 1992. Produzida pela Televisa em 1986-1987, seu título original é Cuna de Lobos.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Lugar de Gravação[editar | editar código-fonte]

Ambição foi uma das primeiras telenovelas a utilizar um ambiente real para gravação.