André Hercule de Fleury

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde abril de 2010). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
André Hercule de Fleury
Nome nativo André Hercule de Fleury
Nascimento 22 de junho de 1653
Lodève
Morte 29 de janeiro de 1743 (89 anos)
Paris
Cidadania França
Alma mater Lycée Louis-le-Grand
Ocupação político, padre católico
Religião Igreja Católica

André Hercule de Fleury (Lodève, 22 de junho de 1653Issy-les-Moulineaux, 29 de janeiro de 1743) foi um político francês que foi primeiro-ministro de facto durante o reinado de Luís XV (17261743).

Biografia[editar | editar código-fonte]

Depois da morte do regente, Luís XV subiu ao trono em 1715, ainda criança (tinha 5 anos), e o Cardeal Fleury, foi designado como seu tutor e regente.

Ocorre uma reação popular no início do governo de Luís XV, um princípio do que seria a revolução burguesa, reação devida aos maus hábitos da nobreza e grande empobrecimento do povo.

Tais levantes não foram devidamente combatidos pelo então regente Filipe de Orleans, nem pelo ministro Louis Henri, Duque de Bourbon.

A tutela real caiu então nas mãos de André-Hercule, e em 1726 passa a ser primeiro-ministro, diminuindo os levantes populares e imprimindo moralidade ao governo do jovem monarca, lutando contra o perdularismo.

Tal linha de governo, dura e conservadora, trouxe-lhe inimigos tanto na burguesia quanto na nobreza. Mas não só pois a 14 de Setembro de 1737, proibia todas as reuniões secretas e, especialmente, a formação de associações qualquer que fosse o pretexto e qualquer que fosse a denominação[1] ou obediência, maçónica ou não.

Após a morte de Fleury, em 1743, Luís decidiu governar sem primeiro-ministro, mas provou ser um rei fraco, que reduziu o prestígio da monarquia francesa tanto interna quanto externamente.

Referências

  1. «Título ainda não informado (favor adicionar)» (PDF). www.hcentroamerica.fcs.ucr.ac.cr 
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre André Hercule de Fleury