Antena 1

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Antena 1 (Portugal))
Disambig grey.svg Nota: Se procura a rede de rádio brasileira, veja Antena 1 (Brasil).
Antena 1
Serviço público de rádio
País Portugal Portugal
Frequência(s) FM: 96.7 – 106.7 MHz / OM: 630 - 1287 kHz
Canais FM/AM/Satélite/Internet
Sede Lisboa
Slogan Antena 1: Liga Portugal
Fundação 4 de agosto de 1935
Pertence a Grupo RTP – Rádio e Televisão de Portugal
Género Generalista
Idioma Português
Nome(s) anterior(es) Emissora Nacional + Emissora Nacional de Radiodifusão
Cobertura Nacional
Sítio oficial rtp.pt/antena1
Programa 1 da Emissora Nacional até 1976
Programa 1 da RDP (1976-1981)

A Antena 1 é uma emissora de radiodifusão do Grupo RTP – Rádio e Televisão de Portugal. A sua programação é baseada em conteúdos generalistas e programas de autor, com forte incisão em desporto e música. Como estação de serviço público, aposta fortemente na música portuguesa, quer na lista de difusão (playlist), quer em programas de autor mais específicos (Alma Lusa, Vozes da Lusofonia, etc.).[1] Na parte musical, pode ser considerada uma estação de rádio de formato Hot AC.

Tem uma rede de emissores em FM e AM, cobrindo a praticamente 100% o território português. Foi criada originalmente em 1934 com o nome de Emissora Nacional. Entre 1998 e 2011, a Antena 1 transmitiu, juntamente com a Antena 2 e a Antena 3, em sistema de rádio digital DAB, serviço descontinuado no dia 1 de Junho de 2012.

A Antena 1 comemorou a 4 de agosto de 2015 o seu 80º aniversário de estação pública de radiodifusão, com uma emissão especial dedicado à história, ao presente e ao futuro da rádio.

Locutores[editar | editar código-fonte]

  • José Carlos Trindade
  • Augusto Fernandes
  • Filomena Crespo
  • Paulo Rocha
  • Jorge Afonso
  • Miguel Freitas
  • José Candeias
  • Noémia Gonçalves
  • Catarina Miranda
  • Diamantino José
  • Edgar Canelas
  • João Costa

Programas[editar | editar código-fonte]

  • Portugalex – É uma rubrica humorística diária, com os atores António Machado e Manuel Marques. Está no ar desde 2006.
  • Alma Lusa – Programa sobre fado, apresentado por Edgar Canelas.
  • Vozes da Lusofonia – Programa de música de expressão portuguesa, com apresentação de Edgar Canelas, onde personalidades do meio musical lusófono são convidadas a conversar a respeito de assuntos ligados à música destes.
  • Cinco Minutos de Jazz – Apresentado por José Duarte, trata-se do programa (diário) de rádio mais antigo em Portugal. A primeira edição foi apresentada na Rádio Renascença no dia 21 de Fevereiro de 1966 e manteve-se na emissora católica portuguesa até 1975. As emissões foram retomadas na então RDP-Rádio Comercial em 1983. O programa passou finalmente para a Antena 1 em 1993, onde continua até hoje.
  • Portugal em Direto – É um programa noticioso, com as principais informações de Portugal.
  • Noticiário Nacional – Síntese noticiosa de dez minutos, emitida em simultâneo com a RDP Internacional.
  • O Amor é... – Rubrica apresentada por Júlio Machado Vaz, com a participação de Inês Meneses, onde se fala de temas relacionados com o amor e a sexualidade.
  • Grandes Adeptos – Debate sobre os três grandes clubes de Portugal, com debatedores adeptos dos referidos clubes, moderado por Thiago Alves
  • Eucaristia Dominical – Transmissão da celebração da Missa aos domingos, a partir da Igreja de São João de Brito, em Lisboa.
  • Jornal de Desporto - Síntese que traz a atualidade do desporto em Portugal e no mundo.
  • Tarde Desportiva - Uma referência ao fim de semana principalmente nas tardes de Domingo, no tradicional horário de transmissões futebolísticas das 15:00 - 17:00, com a presença em múltiplos estádios do Campeonato Nacional da 1ª Divisão inclusivamente na extinta Emissora Nacional. Atualmente é a única emissora nacional que mantém o espaço das 15:00 - 18:00 disponibilizada para a emissão desportiva, dando especial atenção aos campeonatos nacionais de futebol, mas também a outras modalidades tendo recentemente introduzindo algumas rúbricas relacionadas com o Desporto. Fora do referido horário é aberta uma emissão especial de desporto, geralmente 15 a 30 minutos antes do inicio do jogo e que se prolonga 30 a 45 minutos após o fim do jogo, para a transmissão de jogos que envolvam o SL Benfica, FC Porto, Sporting CP ou a Seleção Nacional e, embora muito raramente, de outro clube ou modalidade desportiva.

A atual equipa desportiva (2019/2020):

Norte - Fernando Eurico (relator), Pedro Ferreira (relator), Carlos Rui Abreu (relator), Nuno Braga, Paulo Vidal, Cláudia Martins

Centro - Pedro Ribeiro e Horácio Antunes

Algarve - Marco Fernandes

Açores - Carlos Rodrigues, Gonçalo Cordeiro, Floriano Machado

Madeira - Duarte Rebolo, Emanuel Soares, Duarte Gonçalves

Lisboa - Alexandre Afonso (relator e coordenador), Nuno Matos (relator), Paulo Sérgio (relator), Eduardo Gonçalves (repórter), Mário Rui (repórter), João Gomes Dias (repórter), David Carvalho (repórter), Nuno Perlouro (repórter)

Comentadores - Manuel Queirós (Porto), Vítor Martins (Funchal), José Nunes e Luís Cristóvão (Lisboa)

Assistência Técnica nos estádios

Norte - Licínio Fonseca, Rui Coelho, Alberto Cardoso, João Paulo Martins, Rui Fonseca

Centro - Horácio Trindade, Alfredo Rocha, Jaime Antunes

Madeira - João Fonseca, Carlos Câmara, Fábio Bettencourt

Lisboa - José Carlos Teixeira, António Farinha, Juventino Ferreira, Rui Borges, Paulo Gomes, Gonçalo Lopes, Eric Arizanus, Francisco Pepe

Tarde Desportiva[editar | editar código-fonte]

Programa de referência da história da rádio em Portugal, particularmente da extinta Emissora Nacional. Por aqui passaram vozes que muitos portugueses reconhecem de ouvido, além de figuras históricas quer da rádio, como da TV.

Recordamos da década de 1970 das famosas Tardes Desportivas da Emissora Nacional que tiveram como jingle introdutório, parte da música "Astronomy Domine" do 1º álbum do Pink Floyd, com uma voz que dizia pelo meio - " Tarde Desportiva da Emissora Nacional - o comentário, a reportagem…"

Relatavam na década de 1970 entre outros - Artur Agostinho, Amadeu José de Freitas, Rui Romano, Fernando Correia, Romeu Correia, Carlos Cruz, Fernando Garcia (em Lisboa); Nuno Brás, (Porto)

Após a revolução do 25 de Abril por influências políticas o desporto perdeu espaço em antena. O periódico A Bola (em edições de 1974 / 1975) apresentou diversas entrevistas e reportagens acerca das alterações na programação desportiva da Emissora, que pretendia abordar uma perspetiva mais lúdica do Desporto. Por poucas semanas não foi emitida a tradicional Tarde Desportiva, substituída por um programa de música e informação de resultados que desagradou os ouvintes. Todavia, a repercussão da maioria da audiência que sintonizava a Emissora, pressionou os seus responsáveis que devolveram o programa ao seu formato e horário de excelência.

Relatavam na década de 1980 (1982-1986) entre outros:

Porto - Óscar Coelho, Manuel Fernandes, Manuel Costa Monteiro (último relato foi o Alemanha 0-1 Portugal golo de Carlos Manuel em Estugarda, segundo entrevista de Costa Monteiro à TSF)

Coimbra - Sansão Coelho e Braga da Cruz

Lisboa - António Pedro, José Augusto Marques, Justiniano Vargues, Gustavo Rosa

Comentador em Lisboa - Romeu Correia

Em 1987/88 o principal campeonato de futebol português sofreu importantes alterações, nomeadamente um alargamento de 16 para 20 clubes, que se prolongou até à temporada de 1988/89, a partir da qual se estabilizou na presença de 18 equipas. Esta situação associada à necessidade de rejuvenescimento da equipa desportiva, conduziu ao reforço da mesma, surgindo um conjunto de novos relatores e repórteres, alguns tiveram uma efémera passagem, enquanto outros ainda se encontram no ativo. A exemplo, Rui Almeida entrou em 1987. (2).

Relatavam no inicio da década 1990 (1990/91; 1991/92), entre outros:

Norte - Rui Orlando, Óscar Coelho, Carlos Daniel (saiu depois para a TSF), José Carlos Ferreira, Sérgio Teixeira, Fernando Eurico, Carlos Júlio Lopes, Fernando Maciel, Estácio Araújo (em Chaves)

Coimbra - Braga da Cruz, Sansão Coelho, Luís Henrique

Lisboa - Costa Martins, Rui Almeida (de 1987 a 1992 e 1995-2000), José Mateus, Bento Rodrigues (atual pivot Jornal da Tarde da SIC), Bruno Oliveira Pinto, Carlos Dolbeth, Eduardo Gonçalves (repórter), Pedro Luís Cid (repórter), Mário Rui (repórter), João Carlos Garcia (entrou em 1993)

Madeira - Juvenal Xavier, Luís Duarte Aguiar (hoje TSF Madeira), Francisco Abreu

Relatavam na década de 2000 (2000/01; 2001;02)

Norte - Fernando Eurico, Ricardo Couto, Pedro Ferreira (entrou em 1999), Carlos Júlio Lopes (repórter), Fernando Maciel (repórter)

Centro - Álvaro Coimbra, Pedro Ribeiro, Luís Henrique (repórter), Sansão Coelho (repórter), Horácio Antunes (repórter)

Lisboa - Nuno Matos, Carlos Dolbeth, Paulo Garcia, Alexandre Afonso, Pedro Luís Cid (repórter), Ricardo Soares (repórter), João Carlos Garcia (repórter e relator das Voltas a Portugal em Ciclismo), Eduardo Gonçalves (repórter e relator de Atletismo), Gonçalo Ventura (repórter), Mário Rui (repórter), Henrique Correia (repórter), Jorge Lúcio (repórter)

Algarve - Marco Fernandes, Roberto Martins (repórter)

Madeira - Juvenal Xavier, Duarte Rebolo, David Sousa (repórter), Egídio Carreia (repórter)

Açores - Rui Goulart, Floriano Machado, Natalino Lima

Comentadores - Henrique Calisto e Prof. Neca (Norte); Braga da Cruz (Coimbra); José Mateus e Jorge Batista (Lisboa), Jorge Canário (Funchal), Alder Dante (comentador à arbitragem), Prof. António Campos (Atletismo), Vítor Almeida (Hóquei em Patins)


Presença em grande eventos desportivos[editar | editar código-fonte]

Campeonato do Mundo 1966 (Inglaterra) - relatores: Artur Agostinho e Rui Romano

Volta a Portugal em bicicleta 1966 - relato: Nuno Brás

Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins - Lisboa 1974 - relator: Nuno Brás

Volta a Portugal em Bicicleta em 1978 (segundo Diário de Lisboa)

Assistência Técnica: João Mota, Franklim Rodrigues, Fernando Humberto

Repórteres: Mário Pereira, José Augusto Marques e Romeu Correia

Euro 1984 - relator: António Pedro; comentários: Rui Oliveira (estúdio: Gustavo Rosa)

Campeonato do Mundo 1986 (México) - relator: António Pedro

Jogos Olímpicos 1996 (Atlanta) - relator: Fernando Eurico

Euro 2000 - relatores: Nuno Matos e Alexandre Afonso; comentários: Toni; Programa da Manhã com: Francisco Sena Santos, Assistência Técnica: Virgílio Costa

Mundial 2002 - relatores: Nuno Matos e Alexandre Afonso

Campeonatos da Europa e Mundiais de Atletismo (década de 90, 2000, 2010) - relato: Eduardo Gonçalves; comentários: prof. António Campos

Programas Históricos[editar | editar código-fonte]

Momento (Segunda a Sábado, 21:00-21:30) - Programa diário com cerca de 20/30 minutos teve inicio a 02-01-1971 e teve a sua última edição a 27-07-1974, apresentado por diversas vozes destacando-se Maria Leonor Magro e Mário Meunier, substituiu o anterior Jornal das Actualidades. O seu nome variou consoante o ano da edição tendo começado, como Momento 71, passando depois a Momento 72; Momento 73 e por fim Momento 74. O destaque noticioso sobre determinado acontecimento relacionado com as artes, a literatura, exposições, ciência, juntamente com a entrevista a uma figura relevante associada à mesma.

Teorema 5 (periodicidade indefinida, registos de 1972 e 1973, entre 22:30-23:00) - Programa de Maria do Carmo - Divulgação de arte e cultura contemporânea de incidência portuguesa.

Último Jornal - Informação; foi apresentado entre outros por: António Cardoso Pinto

Lugar ao Sul (1980 a 2009; Sábado 07:00-09:00) - Programa de Rafael Correia - Transmitido quase ininterruptamente aos Sábados durante quase 30 anos. Rafael Correia com o seu gravador saía dos estúdios da RDP Sul em Faro e percorria a serra e o barrocal algarvio, assim como a extensa área dos barrancos e da planície alentejana, à procura de pessoas contadores de histórias, lendas, poesia e tocadores / cantores de música popular, foi um expoente na rádio na divulgação da típica viola campaniça. O programa terminou a 1 de Agosto de 2009.

Escrever Hoje (inicio da década de 1980) - Programa de José Manuel Nunes Registo da Edição de 04-12-1981 no arquivo RTP, sobre o livro O Dia dos Prodígios - Lídia Jorge Locução: José Manuel Nunes e Maria Estrela Serrano; Declamação: atriz Fernanda Lapa; Sonorização: João Canedo; Assist. Técnica: Leonel Silva e Armando Pinho

Forma e Conteúdo (registos de 1979, 1980, 1981, 1982...; duração: 15 a 30 minutos) - Magazine cultural - Cinema, Teatro, declamações, entrevistas. Locução: Luís Filipe Costa

De Mãos Dadas (anos 80, 1984/1985) - Programa de Maria Júlia Guerra - Transmitido na programação da Antena 1 dedicado às artes e cultura (especialmente livros) com entrevistas a personalidades do meio.

Verso e Reverso (1994 e 1995; Domingo 11:00-13.00) - Programa de Alexandra Lucas Coelho - Transmitido semanalmente, programa de 2 horas de debate com convidados, tratando temas polémicos da sociedade, desde a politica, desporto, crime, artes e cultura, que estivessem na atualidade.

Nem Mais, Nem Menos... Programa de Informação Antena 1 (1990-1994) - Apresentação: Nuno Rebocho. Magazine de 1 hora de informação, com tema escolhido, a reportagem e o debate ao fim de semana. Através dos arquivos da RTP publicamos a ficha técnica de duas edições:

• Edição de 21-11-1992 - Locução: Nuno Rebocho; Jornalista: Margarida Vaz; Técnicos de Emissão: Manuel Araújo, Rogério Paixão, João Luís

• Edição de 28-10-1993 - Locução: Nuno Rebocho; Jornalistas: Nuno Moura Brás (Porto), Helena Figueiras (Faro), Mário Galego, Margarida Vaz, Daniela Maria, António Gil. Técnico de Emissão: João Luís. Sonorização: Serras Morais

À Esquina da Um (1996 a 1998) - Programa de António Cardoso Pinto - Divulgação de poesia em antena em pequenos apontamentos diários. Nesta época acumulou com o cargo de chefe do Departamento de Programas da Antena 1.

Edição Especial (1998 a 2003; Sábado 13:00-14:00/14:30) - Programa de Francisco Sena Santos - Magazine semanal de informação, comentário e entrevista.

Programa da Manhã (1996 a 2003; Segunda a Sexta 07:00-10:00) - Locução: Ricardo Soares (maioritariamente), Informação: Francisco Sena Santos, produção: Anacleto Cruz. Extensas edições informativas por Sena Santos, serviço de trânsito, edições de desporto (7h30, 8h30 e 9h30), a revista de imprensa nacional e internacional, a bolsa, a cultura, périplo por correspondentes, caso do dia, alguma música.

Programa da Manhã (2004 a 2018; Segunda a Sexta 07:00-11:00) - Locução: António Macedo, Informação: João Barreiros (vários anos), José Guerreiro, Nuno Rodrigues, Mário Rui Cardoso (anos mais recente), os jornais de desporto por Alexandre Afonso ou Pedro Luís Cid; o lançamento da Antena Aberta, o espaço de entrevista das 10h-11h por Maria Flor Pedroso. O conjunto de rúbricas de 5 a 10 minutos desde os Reis da Rádio; Memórias do Europeu ou do Mundial por altura dos respetivos campeonatos; Cinemax diário; Histórias da História - Helena Matos; A Contar - David Mourão-Ferreira; cinco comentadores para cinco dias fizeram durante vários anos a rúbrica: Este Tempo, cujo painel sofreu remodelações e teve algumas polémicas vide o caso Pedro Rosa Mendes. O comentário de economia do jornalista Fausto Coutinho, mais tarde Nicolau Santos, ainda espaço para os 90 Minutos de Ciência, ou o Portugalex de grande sucesso, entre outras rúbricas que renovaram nestes anos o Programa da Manhã.

Referências

2. Entrevista de Rui Almeida a Carlos Alberto Alves, in Portal Splish-Splash em 24/10/2011.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikinotícias Notícias no Wikinotícias