Antena 1

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Antena 1 (Portugal))
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura a rede de rádio brasileira, veja Rede Antena 1.
Antena 1
{{{alt}}}
Serviço público de rádio
País  Portugal
Frequência(s) FM: 87.7 – 106.7 MHz / OM: 630 - 1287 kHz
Canais FM/AM/Satélite/Internet
Sede Lisboa
Slogan Antena 1: Liga Portugal
Fundação 4 de agosto de 1935
Pertence a Grupo RTP – Rádio e Televisão de Portugal
Proprietário Estado Português
Género Generalista
Idioma Português
Nome(s) anterior(es) Emissora Nacional + Emissora Nacional de Radiodifusão
Cobertura Nacional
Sítio oficial rtp.pt/antena1
Último
Programa 1 da Emissora Nacional até 1976
Programa 1 da RDP (1976-1981)
Próximo

Antena 1 é uma emissora de radiodifusão do Grupo RTP – Rádio e Televisão de Portugal. A sua programação é baseada em conteúdos generalistas e programas de autor, com forte incisão em desporto e música. Como estação de serviço público, aposta fortemente na música portuguesa, quer na lista de difusão (playlist), quer em programas de autor mais específicos (Alma Lusa, Vozes da Lusofonia, etc.).[1]

Tem uma rede de emissores em FM e AM, cobrindo a praticamente 100% o território português. Foi criada originalmente em 1934 com o nome de Emissora Nacional. Entre 1998 e 2011, a Antena 1 transmitiu, juntamente com a Antena 2 e a Antena 3, em sistema de rádio digital DAB, serviço descontinuado no dia 1 de Junho de 2012.

A Antena 1 comemorou, a 4 de agosto de 2015, o seu 80º aniversário de estação pública de radiodifusão, com uma emissão especial dedicado à história, ao presente e ao futuro da rádio.

Programas[editar | editar código-fonte]

  • Portugalex – É uma rubrica humorística diária.
  • Alma Lusa – Programa sobre fado, apresentado por Edgar Canelas.
Vozes da Lusofonia – Programa de música de expressão portuguesa, com apresentação de Edgar Canelas, onde personalidades do meio musical lusófono são convidadas a conversar a respeito de assuntos ligados à música destes.
  • Cinco Minutos de Jazz – Apresentado por José Duarte, trata-se do programa (diário) de rádio mais antigo em Portugal. A primeira edição foi apresentada na Rádio Renascença no dia 21 de Fevereiro de 1966 e manteve-se na emissora católica portuguesa até 1975. As emissões foram retomadas na então RDP-Rádio Comercial em 1983. O programa passou finalmente para a Antena 1 em 1993, onde continua até hoje.
  • Portugal em Direto – É um programa noticioso,com as principais informações de Portugal.
  • Noticiário Nacional – Síntese noticiosa de dez minutos,emitida em simultâneo com a RDP Internacional.
  • O Amor é... – Rubrica apresentada por Júlio Machado Vaz, com a participação de Inês Meneses, onde se fala de temas relacionados com o amor e a sexualidade.
  • Grandes Adeptos – Debate sobre os três grandes clubes de Portugal,com debatedores adeptos dos referidos clubes,moderado por Thiago Alves
  • Eucaristia Dominical – Transmissão da celebração da Missa aos domingos, a partir da Igreja de São João de Brito, em Lisboa.
  • Tarde Desportiva – Cobertura de partidas de equipas portuguesas e da seleção portuguesa,além de coberturas eventuais de andebol,futsal e de outros desportos.Em dias de semana e aos sábados,leva o nome de Especial Desporto.
  • Jornal de Desporto - Síntese que traz a actualidade do desporto em Portugal e no mundo.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]