Antena 1 (Portugal)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Antena 1
RDP Antena 1
200px-Antena1.png
Serviço público de rádio
País  Portugal
Frequência(s) FM: 87.7 – 106.7 MHz / OM: 630 - 1287 kHz
Canais FM/OM/Satélite/Internet
Sede Lisboa
Slogan Antena 1: Liga Portugal
Fundação 4 de agosto de 1935 (78 anos)
Pertence a RTP/RDP
Género Generalista
Idioma Português
Cobertura Nacional
Sítio oficial antena1.pt

Antena 1 é uma estação de rádio portuguesa da rede RTP - Rádio e Televisão de Portugal. Sua programação é baseada em conteúdos generalistas e programas de autor, com forte incidência na informação, desporto e música. Como estação de serviço público, aposta fortemente na música portuguesa, quer na lista de difusão (playlist), quer em programas de autor mais específicos (Alma Lusa, Vozes da Lusofonia).

Tem uma rede de emissores em FM e Onda Média , cobrindo a praticamente 100% o território português. Foi criada originalmente em 1934 com o nome de Emissora Nacional. Entre 1998 e 2011, a Antena 1 transmitiu, juntamente com a Antena 2 e a Antena 3, em sistema de rádio digital DAB, serviço descontinuado no dia 1 de Junho de 2011 .[1]

Programas[editar | editar código-fonte]

Portugalex - É uma rubrica humorística diária.
Alma Lusa - Programa sobre Fado, apresentado por Edgar Canelas.
Vozes da Lusofonia - Programa de música de expressão portuguesa, com apresentação de Edgar Canelas, onde personalidades do meio musical lusófono são convidadas a conversar a respeito de assuntos ligados à música destes.
Cinco Minutos de Jazz - Apresentado por José Duarte, trata-se do programa (diário) de rádio mais antigo em Portugal. A primeira edição foi apresentada na Rádio Renascença no dia 21 de Fevereiro de 1966 e manteve-se na emissora católica portuguesa até 1975. As emissões foram retomadas na então RDP- Rádio Comercial em 1983. O programa passou finalmente para a Antena 1 em 1993, onde continua até hoje.
O Amor é... - Rubrica apresentada por Júlio Machado Vaz, com a participação de Inês Meneses, onde se fala de temas relacionados com o amor e a sexualidade.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Rádio é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.