Bic

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de BIC)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Bic (desambiguação).
Modelo Cristal, clássico da Bic.
Caneta Bic Cristal Fine, disponível na América Latina na cor preta.

Bic é uma empresa francesa com sede em Clichy. Fundada em 1945, é conhecida por fabricar produtos à base de plásticos, incluindo isqueiros, canetas, aparelhos de barbear, pilhas mas também caiaques. Compete contra Faber-Castell, Gillette (marca), 3M, Newell Rubbermaid e Stabilo.

Origens[editar | editar código-fonte]

Na França, em 1945, Marcel Bich, que fora gerente de produção para um fabricante de tintas francês, comprou, com seu sócio Edouard Buffard, uma fábrica fora de Paris e instalou uma empresa para fazer peças para canetas-tinteiro e lapiseiras.

À medida em que o negócio de peças para instrumentos de escrita começou a crescer, o desenvolvimento da esferográfica avançava, tanto na Europa como nos Estados Unidos, e Marcel Bich viu o enorme potencial desse novo instrumento de escrita.

Isqueiro
Isqueiro

Depois de obter os direitos das patentes para uma esferográfica criada pelo inventor húngaro e naturalizado argentino László Bíró (1899–1985), Marcel Bich lançou sua própria esferográfica em 27 de dezembro de 1950. Promovendo o produto como uma caneta confiável a preço acessível, chamou-a "Bic", uma versão mais curta e fácil de lembrar de seu próprio nome. Nascera a Bic Cristal.

Ele alimentou o lançamento com publicidade efetiva e as vendas ultrapassaram suas próprias expectativas.

A empresa então expandiu seu leque de produtos e começou a entrar em mercados estrangeiros criando subsidiárias, adquirindo o controle de companhias estrangeiras ou através de agentes. Desde 1950 as esferográficas Bic revolucionaram os hábitos de escrita de milhões de consumidores em todo o mundo, que continuam a valorizá-las por sua qualidade e preço acessível.

Situação no Brasil[editar | editar código-fonte]

Em 2011, segundo o Diário Oficial de 20 de abril de 2012, a Bic Brasil vendeu R$ 261 569 000. Em 2011 faturou líquido R$ 602 milhões, sendo a segunda unidade mais rentável e lucrativa do grupo, apenas atrás da unidade da Bic USA pelo terceiro ano consecutivo.

Também em 2012 lançou tesouras, novos apontadores, estiletes, colas Bond, pilhas, réguas de 30 cm, lápis Evolution pret com e sem borracha, lápis coloridos Evolution e as canetas hidrográficas Colors.

Em 2012 a Bic Brasil voltou a importar os isqueiros de acendimento eletrônico BIC Electronic (grande) e Bic Minitronic (pequeno) ambos descartáveis que são importados da Espanha. Agora a Bic Brasil comercializa quatro tipos de isqueiros descartáveis: Chama Maxi (grande) e Chama Mini, ambos com acendimento a pedra, e Electronic (grande) e Minitronic, ambos com acendimento eletrônico.

Em 2012, continuou comercializando no mercado nacional os acendedores eletrônicos Multi-Uso BIC MegaLighter em verde, vermelho e preto. No ano seguinte lançou seu novo produto na categoria de barbeadores, o barbeador recarregável Flex 4" com 4 lâminas independentes, cabeça móvel e fita lubrificante. O aparelho recarregável de barbear encontra-se em duas cores: dourado e preto e prata e preto. Também em 2013 a Bic Brasil ganhou mais uma vez o prêmio "MELHORES MARCAS", para caneta esferográfica com a Cristal e com a marca Pimaco para etiquetas adesivas.

No Brasil a Bic possui uma unidade fabril em Manaus, Amazonas, que produz as três principais categorias de produtos da marca: papelaria, acendedores e barbeadores, e outra na cidade de Cajamar, São Paulo, correspondente à divisão Graphic, de produtos promocionais Bic. A BIC Brasil tem como presidente o Fernando Moller.

Marcas e produtos[editar | editar código-fonte]

Embalagem Familiar da Bic 4 Cores e duas versões da BIC duas cores

Hoje, para satisfazer necessidades específicas dos consumidores, a BIC oferece um leque de produtos de papelaria vendidos sob uma série de marcas, mas também de outro tipo como artigos desportivos, como por exemplo a class de vela ligeira, O'pen Bic ® criada pela própria BIC:

  • Instrumentos de escrita e marcadores com as marcas BIC®, STYPEN® e SHEAFFER®,
  • Colorir e Desenhar com as marcas CONTÉ® e BIC® KIDS,
  • Produtos para corrigir com as marcas WITE-OUT® e TIPP EX®.
  • Caiaques sit-on-top BIC®Sport
  • Pranchas de surf BIC®Sport
  • Embarcações de vela (O'pen BIC) e pranchas de windsurf

A caneta esferográfica BIC® Cristal® e o isqueiro Bic Chama entraram, em 2002 e 2005 respectivamente, para a coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York (MOMA), no Departamento de Arquitetura e Design.

Em 2005, a BIC vendeu 100 bilhões de canetas esferográficas. [carece de fontes?]

Bic no Brasil[editar | editar código-fonte]

O Brasil é o segundo maior mercado da empresa, tanto em volume de vendas quanto em faturamento, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. São vendidas cerca de 400 milhões de canetas esferográficas por ano. Também produz e comercializa produtos de barbear (lâminas, aparelhos e produtos cosméticos para o barbear), pilhas e baterias, materiais escolares diversos (como lápis, colas e outros), e também produtos náuticos como veleiros e caiaques.[1]

Em seu centro de pesquisa na Grécia, a marca desenvolveu, juntamente a pesquisadores brasileiros, o sistema de barbear Flex 4, primeira linha de aparelhos de barbear recarregáveis de quatro lâminas da marca em todo mundo. Foi o primeiro produto da América Latina lançado pela marca em primeira mão no país. Fabricado na Grécia, a linha Flex 4 passou a ser distribuída em outros países, após consolidação no Brasil.[2]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Bic