Batalha de Collecchio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wiki letter w.svg
Por favor melhore este artigo ou secção, expandindo-o. Mais informação pode ser encontrada no artigo «Battle of Collecchio» na Wikipédia em inglês e também na página de discussão. (NOVEMBRO 2013)
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Batalha de Collecchio
Campanha da Itália
Segunda Guerra Mundial
Data 26 de abril de 1945 - 27 de abril de 1945
Local  Itália
Desfecho Vitória dos Aliados
Beligerantes
 Brasil
 Estados Unidos
Flag of the Arditi del Popolo Battalion.svg Resistência Italiana
Alemanha Nazi Alemanha Nazista
War flag of the Italian Social Republic.svg República Social Italiana
Comandantes
Flag of Brazil (1889-1960).svg Euclides Zenóbio da Costa
Flag of Brazil (1889-1960).svg Gomes Ramagem
Flag of the Arditi del Popolo Battalion.svg Federico Salvestri
Alemanha Nazi Otto Fretter-Pico
Reino de Itália Mario Carloni
Forças
Flag of Brazil (1889-1960).svg Força Expedicionária Brasileira Alemanha Nazi Exercito Alemão
Baixas
Desconhecidas Desconhecidas

A Batalha de Collecchio foi travada ao final da Segunda Guerra Mundial, de 26 a 27 de abril de 1945, em território italiano, tendo como combatentes, de um lado, a Força Expedicionária Brasileira, e do outro, as tropas alemãs.

O ataque[editar | editar código-fonte]

Em 26 de abril ataques foram feitos a Collecchio primeiro a sudeste e depois pelo nordeste. Durante a noite, quando caiu uma chuva torrencial, tais ataques foram suspensos e, ao serem renovados, na manhã do dia 27, a força brasileira tinha sido aumentada com mais duas Companhias.

Às 8 horas da manhã a maior parte de Collecchio tinha caído em poder do MJ. Ramagem. Algumas horas depois, o último bolsão de resistência foi dominado. Num castelo perto da estação rodoviária, os brasileiros emergiam de uma luta vitoriosa na qual não houve, segundo Brayner, nenhuma interferência de americanos para desfigurar o ritmo da operação.

A ação dos brasileiros em Collecchio aliviou a perigosa situação à esquerda do 4º Corpo. Dela resultou a captura de 400 alemães, juntamente com muito equipamento pertencente à vanguarda da 148ª Divisão de Infantaria germânica. Os brasileiros tiveram 16 feridos e um morto.

Em homenagem a batalha vitoriosa da FEB foi criado, no bairro de Bangu (zona oeste da cidade do Rio de Janeiro), o Colégio Estadual Collecchio.

Além disso, foi construído um monumento na Praça da Fé (centro de Bangu) em memória aos pracinhas da FEB residentes em Bangu, onde pode-se ver o trajeto da campanha militar na Itália.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Força Expedicionária Brasileira é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.