Boa Viagem (Ceará)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Boa Viagem
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Boa Viagem
Bandeira
Brasão de armas de Boa Viagem
Brasão de armas
Hino
Lema Cuidando de Você!
Gentílico boa-viagense
Localização
Localização de Boa Viagem no Ceará
Localização de Boa Viagem no Ceará
Localização de Boa Viagem no Ceará
Boa Viagem está localizado em: Brasil
Boa Viagem
Localização de Boa Viagem no Brasil
Mapa
Mapa de Boa Viagem
Coordenadas 5° 07' 38" S 39° 44' 38" O
País Brasil
Unidade federativa Ceará
Municípios limítrofes Norte: Santa Quitéria, Leste: Madalena e Quixeramobim, Sul: Pedra Branca, Oeste: Monsenhor Tabosa, Tamboril e Independência.
Distância até a capital 217 km
História
Fundação 21 de novembro de 1864
Administração
Prefeito(a) Dr. Fernando Antônio Vieira Assef (PSDB, 2009 – 2012)
Características geográficas
Área total 2,836,774 km²
População total (est. IBGE/2009 [1]) 56,236 hab.
Densidade 18,4 hab./km²
Clima Semi-árido
Altitude 275 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [2]) 0,611 médio
PIB (IBGE/2005 [3]) R$ 130.628 mil
PIB per capita (IBGE/2005 [3]) R$ 2 522,00

Boa Viagem é um município brasileiro do estado do Ceará, localizado praticamente no centro do estado do Ceará, na microregião do Sertão de Quixeramobim, mesorreguão dos Sertões Cearenses. Centro Urbano importante possui um Aeroporto Coronel Virgílio Távora, destinado para aeronaves de pequeno porte.

Mapa do Ceará feito por Mariano Gregório do Amaral em 1800.

Etimologia

O topônimo Boa Viagem faz uma alusão a santa e uma história de tradição oral, tipo Romeu e Julieta. Sua denominação original era Cavalo Morto e oficialmente desde 1862, Boa Viagem[4], [5], porém em mapas datados de 1800 já é cartografada como Boa Viagem[6].

História

As terras situadas entres as serras de Santa Rita e das Batatas[7], eram habitadas por etnias de tronco Tupi, como os Kanindé, Carariu, Candodu, Jucá[8], a partir do século XVII, surge como núcleo urbano, devido as entradas de religiosos, que tinha o intuito de catequizar os indígenas, e as concessões de semaria a fazendeiros com o intuito de implementar a pecuária do Ceará, no período econômico de carne de sol e charque[4].

Geografia

Clima

Tropical quente semiárido[9] com pluviometria média de 717,7 mm [10] com chuvas concentradas de janeiro à abril[11].

Hidrografia e recursos hídricos

As principais fontes de água são so rios: Quixeramobim, Barra Nova,Barrigas, Boa Viagem, Boa Vista, do Capitão-Mor, Jacaúna, Santo Antônio, São Cosmo, Ipu, Tapera e diversos riachos que fluem no rio Quixeramobim, que no município é conhecido como Rio Juazeiro. Seus principais reservatórios de água são os açudes: Boa Viagem, Capitão-Mor, Fogareiro, José de Alencar, José Vieira Filho(Vieirão), Monsenhor José Cândido, Presidente Tancredo Neves, Rufino Gomes da Silva e São José[12].

Relevo e solos

Localizado num território com vastantes variações topográfica, possui varias elevações como as Serras: do Barbatão, do Gavião, Santa Rita, Riachos, Trapiá dos Cachorros, da Conceição, Fernandes, Porcos, Barrigas, Estreito, Capitão-Mor, Ipu, São Cosme, Santo Antônio e Amaro.

Vegetação

A vegetação é típica das áreas semi-áridas dos sertões do Ceará, composta por caatinga arbustiva aberta e floresta caducifólia espinhosa, com árvores de pequeno porte: marmeleiro, jurema, pau branco, angico, aroeira, pereiro, juazeiro e várias espécies de cactus.

Subdivisão

O município tem 12 distritos: Boa Viagem (sede), Água Belas, Boqueirão, Domingos da Costa, Guia, Ibuaçu, Ipiranga, Jacampari, Massapê dos Paes, Olho D' Água dos Facundos, Poço da Pedra e Várzea da Ipueira[13].

Economia

Agricultura

Os principais produtos produzidos no município são: algodão, arroz, cana-de-açúcar, feijão, milho, mamona e mandioca. Existe ainda o cultivo de fruticultura e hortaliça.

Boa Viagem, antes do aparecimento da praga do Bicudo, por volta de 1986, configurava entre os dez municípios maiores produtores de algodão do estado. Em 1973, por exemplo, produziu um milhão de arrobas.

Indústria

O munícipio é sub-industrializado contando com apenas poucas fabricas de confecção, alimentos e calçados, além da exploração de uma mina de cal para industria de tintas.

Comércio

A economia do município de Boa Viagem, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Boa Viagem, depende principalmente, no setor terciário, do (comércio e dos serviços) que são responsáveis por uma grande parcela do PIB municipal, além de ocupar grande parte da população economicamente ativa.

O comércio do município está concentrado no Centro da cidade, onde recebe semanalmente milhares de moradores das áreas rurais e de municípios vizinhos como: Madalena, Pedra Branca e Monsenhor Tabosa.

Dentre as empresas deste setor, destacam-se os atacadistas, que abastecem os pequenos estabelecimentos comerciais dos distritos e dos municípios vizinhos, e os estabelecimentos de comércio varejista, que estão voltados, basicamente, para os moradores da cidade e da zona rural.

Turismo

Na sede do município fica o Museu Prof. Cicero Pinto do Nascimento uma das atrações turísticas.

Embora inexplorado, o turismo no município de Boa Viagem apresenta grande potencial, especialmente para os de turismo de negócios, turismo de eventos, agroturismo, ecoturismo, turismo de aventura, turismo religioso e turismo arqueológico. A região é dotada de belezas naturais e de uma variedade de paisagens como:

  • Cachoeira dos Ferreiras
  • Cachoeira do Sibiró
  • Cachoeira das Almas
  • Inscrições rupestres.

E por conta do clima, Boa Viagem é uma região que favorecem a prática de esportes radicais como vôo livre, parapente, rally, asa-delta, trekking, orientação e rapel.

Cultura

Os principais eventos culturais são:

Política

A administração municipal localiza-se na sede, Boa Viagem.

Ver artigo principal: Lista de prefeitos de Boa Viagem

Esporte

A cidade é a casa do Boa Viagem Esporte Clube, que manda seus jogos no Estádio Segismundo Rodrigues Neto, apelidado pelos torcedores/imprensa como "Serjão" (também localizado em Boa Viagem).


Ligações externas

Referências

  1. «Estimativas da população para 1º de julho de 2009» (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 14 de agosto de 2009. Consultado em 16 de agosto de 2009 
  2. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  3. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 19 de dezembro de 2007. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/ceara/boaviagem.pdf
  5. http://www.ceara.com.br/m/boaviagem/index.htm
  6. http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_cartografia/cart511693.jpg
  7. http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_cartografia/cart249891.jpg
  8. Sebok. Lou, Atlases published in the Netherlands in the rare atlas collection. Compiled and edited by Lou Seboek. National Map Collection (Canada), Ottawa. 1974
  9. http://www2.ipece.ce.gov.br/atlas/capitulo1/12/126x.htm
  10. Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - FUNCEME.
  11. Instituto nacional de Pesquisa espacial - INPE.
  12. http://www.cprm.gov.br/
  13. http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/ceara/boaviagem.pdf
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Ceará é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.