Voo livre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Vôo livre)
Ir para: navegação, pesquisa

Voo livre AO 1990 é um esporte radical, com voo não motorizado, que utiliza as térmicas (atividade térmica e do vento na Camada limite atmosférica) para realizar voos locais ou de grande distância, possibilitando alterar tanto a velocidade quanto a trajetória, e ainda escolher o local de pouso.

O voo é silencioso. O piloto pode perceber a estrutura espacial e as varições dos vórtices do escoamento atmosférico de maior ou menor dimensão em relação a dimensão da aeronave. Dessa forma distingue-se do paraquedismo, do BASE jumping e do balonismo, sendo mais próximo do voo das aves que plainam durante o movimento de ascensão ou deslocamento helicoidal.

As duas principais modalidades são o parapente e a asa-delta.

Em Portugal, existe a Federação de Voo Livre, Parapente e Asa Delta, que opera entre outros sítios, na Serra da Arrábida, no distrito de Setúbal.[1]

O Brasil é considerado o "Havaí do voo livre".[2] Cidades como Patu (RN), Quixadá (CE), Governador Valadares (MG), Andradas (MG), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Sapiranga (RS), Igrejinha (RS),Taquaritinga do Norte (PE) Vicência (PE), Santo Antônio do Pinhal e Atibaia (SP), Santa Teresinha (BA), São Pedro (SP), Botucatu (SP), são locais de renome internacional na prática do esporte.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre esporte/desporto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.