Coruja-do-nabal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaCoruja-do-nabal
Asio-flammeus-001.jpg

Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Strigiformes
Família: Strigidae
Género: Asio
Espécie: A. flammeus
Nome binomial
Asio flammeus
(Pontoppidan, 1763)
Distribuição geográfica
Sumpfohreule-Asio flammeus-World.png
Sinónimos
  • Asio accipitrinus

A coruja-do-nabal, também conhecida como coruja-dos-campos, coruja-do-banhado ou mocho-dos-banhados (Asio flammeus), é uma espécie de ave estrigiforme pertencente à família Strigidae.

Medindo 37 cm, migratória, veio da América do Norte, atravessando os Andes até a Terra do Fogo. Vive em amplos banhados e caça durante o dia. No Brasil, ocorre de Minas Gerais e São Paulo até o Rio Grande do Sul.

É comum nas regiões setentrionais da Europa e da Ásia.

A população de coruja-do-nabal tem sofrido um decréscimo drástico ao longo das últimas décadas na Europa Ocidental e Central devido ao desaparecimento de zonas húmidas. O mesmo ocorreu na Rússia de onde grande parte dos individuos invernantes ou em migração provêm.A população é estimada em 50.000 a 150.000 casais, sendo que as maiores populações ocorrem na Escandinávia, Grã-Bretanha, Ucrânia e Bielo-Rússia. Populações mais pequenas ocorrem noutros países europeus. [1]

Em Portugal é um visitante de Inverno que ocorre nas principais zonas húmidas do centro e sul do território.

A Coruja-do-Nabal habita terrenos abertos com vegetação baixa mas que seja suficiente para providenciar algum nível de cobertura. É principalmente encontrada em zonas húmidas baixas como planícies pantanosas ou de turfa, mas também pode ser encontrada em paisagens de dunas com charcos ao longo das costas. Foram também ocasionalmente encontrados casos de nidificação pastagens ou estepes. A sua alimentação é constituída em mais de 90% de roedores de espécies de Rato-do-mato como o Rato silvestre e o Rato-do-campo-de-rabo-curto. À falta destes pode também caçar pequenos mamíferos ou aves canoras. [2]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Coruja-do-nabal

References[editar | editar código-fonte]

  1. Mens&Vogel Magazine, nr.4 2014, p.6-7
  2. Mens&Vogel Magazine, nr.4 2014, p.8-9
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.