Saltar para o conteúdo

N.F.-Board: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 28: Linha 28:
|fundador_nome =
|fundador_nome =
}}
}}
A '''NF-Board''' (''New Football Federations-Board'') foi uma federação de associações de futebol fundada em dezembro de [[2003]] e extinta em janeiro de [[2013]]. A organização tinha sede em [[Liège]], na [[Bélgica]], e era constituída por equipes que representam nações, dependências, estados não reconhecidos, minorias, povos sem estado, regiões e micronações não filiados à [[FIFA]].<ref>http://fedefutbol.net/nfboard.aspx</ref>. Um dos fundadores foi Luc Misson, um advogado que representou o futebolista belga [[Jean-Marc Bosman]] em uma decisão que levou ao [[Caso Bosman]].
A '''NF-Board''' (''New Football Federations-Board'') foi uma federação de associações de futebol fundada em dezembro de [[2003]] e extinta em janeiro de [[2013]]. A organização tinha sede em [[Liège]], na [[Bélgica]], e era constituída por equipes que representam nações, dependências, estados não reconhecidos, minorias, povos sem estado, regiões e micronações não filiadas à [[FIFA]].<ref>http://fedefutbol.net/nfboard.aspx</ref>. Um dos fundadores foi Luc Misson, um advogado que representou o futebolista belga [[Jean-Marc Bosman]] em uma decisão que levou ao [[Caso Bosman]].


A federação organizou a [[Copa do Mundo VIVA]] que aconteceu pela primeira vez em novembro de 2006, na [[Occitânia]]. A NF-Board organizou sua 5ª e última Copa do Mundo VIVA em junho de 2012, que foi realizada pelo [[Curdistão]]. Um recorde de nove equipes apresentadas com os anfitriões derrotando [[República Turca de Chipre do Norte|Chipre do Norte]] por 2-1 na final.
A federação organizou a [[Copa do Mundo VIVA]] que aconteceu pela primeira vez em novembro de 2006, na [[Occitânia]]. A NF-Board organizou sua 5ª e última Copa do Mundo VIVA em junho de 2012, que foi realizada pelo [[Curdistão]]. Um recorde de nove equipes foi apresentado com os anfitriões derrotando [[República Turca de Chipre do Norte|Chipre do Norte]] por 2-1 na final.


Desde 2013, o [[Futebol independente da FIFA|Futebol Não-FIFA]] é gerido pela [[ConIFA]]. No entanto, em maio de 2017, a NF-Board anunciou um "retorno à ação" e disse que "assumirá a liderança da cena não-FIFA". A federação anunciou que tentará organizar uma Copa do Mundo Masculina VIVA em 2018, 2019, 2020 e 2021 (com 24 equipes participantes, esperam em 2018, onde serão apenas 16), e uma Copa do Mundo feminina VIVA com 16 equipes em 2019, 2020 e 2021. Não se sabe o que acontecerá com a ConIFA se a NF-Board retornar.
Desde 2013, o [[Futebol independente da FIFA|Futebol Não-FIFA]] é gerido pela [[ConIFA]].


== Lista de membros ==
== Lista de membros ==

Revisão das 17h08min de 28 de junho de 2017

New Football Federations-Board
Tipo Federação das Associações
Fundação 12 de dezembro de 2013
Sítio oficial www.nf-board.org

A NF-Board (New Football Federations-Board) foi uma federação de associações de futebol fundada em dezembro de 2003 e extinta em janeiro de 2013. A organização tinha sede em Liège, na Bélgica, e era constituída por equipes que representam nações, dependências, estados não reconhecidos, minorias, povos sem estado, regiões e micronações não filiadas à FIFA.[1]. Um dos fundadores foi Luc Misson, um advogado que representou o futebolista belga Jean-Marc Bosman em uma decisão que levou ao Caso Bosman.

A federação organizou a Copa do Mundo VIVA que aconteceu pela primeira vez em novembro de 2006, na Occitânia. A NF-Board organizou sua 5ª e última Copa do Mundo VIVA em junho de 2012, que foi realizada pelo Curdistão. Um recorde de nove equipes foi apresentado com os anfitriões derrotando Chipre do Norte por 2-1 na final.

Desde 2013, o Futebol Não-FIFA é gerido pela ConIFA. No entanto, em maio de 2017, a NF-Board anunciou um "retorno à ação" e disse que "assumirá a liderança da cena não-FIFA". A federação anunciou que tentará organizar uma Copa do Mundo Masculina VIVA em 2018, 2019, 2020 e 2021 (com 24 equipes participantes, esperam em 2018, onde serão apenas 16), e uma Copa do Mundo feminina VIVA com 16 equipes em 2019, 2020 e 2021. Não se sabe o que acontecerá com a ConIFA se a NF-Board retornar.

Lista de membros

Em negrito as equipes que competiram em pelo menos uma Copa do Mundo VIVA.

Membros em potencial da NF-Board

Membros que, teoricamente, poderiam se juntar a NF-Board se quiserem.

Referências

Ver também

Ligações externas