Cama de Gato (telenovela): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Cat toledo (discussão | contribs)
Linha 95: Linha 95:
| [[Rosi Campos]] || Genoveva Amâncio
| [[Rosi Campos]] || Genoveva Amâncio
|-
|-
| [[Letícia Birkheuer]] || Natasha Werner
| [[Letícia Birkheuer]] || Natasha Werner ''(Natasha Santana Costa)''
|-
|-
| [[Ilva Niño]] || Ernestina Prazeres Tibiriçá ''(Tina)''
| [[Ilva Niño]] || Ernestina Prazeres Tibiriçá ''(Tina)''

Revisão das 03h13min de 15 de janeiro de 2010

Predefinição:Telenovela atual

Cama de Gato
Cama de Gato (telenovela)
Leticia Birkheuer fez uma participação como a modelo Natasha Werner
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 50min (segunda a sábado)
Criador(es) Duca Rachid e
Thelma Guedes
Elenco Marcos Palmeira
Camila Pitanga
Paola Oliveira
Heloísa Perissé
Letícia Birkheuer
Carmo Dalla Vecchia
Ângelo Antônio
Isabela Garcia
Marcelo Novaes
Daniel Boaventura
Idioma original {{{idioma}}}
Temporadas 1
Produção
Diretor(es) Amora Mautner
Tema de abertura "Pelo Avesso", Titãs
Exibição
Emissora original Brasil Rede Globo
Formato de exibição 1080i (HD)
480i (SD)
Transmissão original 5 de outubro de 2009

Cama de Gato é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo, que estreou no dia 5 de outubro de 2009, substituindo Paraíso na faixa das 18h.

Escrita por Duca Rachid e Thelma Guedes, supervisão de texto de João Emanuel Carneiro, colaboração de João Brandão, Júlio Fischer, Thereza Falcão e Alessandro Marson, direção de Amora Mautner, Gustavo Fernandez, André Felipe Binder e Roberto Vaz, direção geral de Amora Mautner e direção artística de Ricardo Waddington.

Conta com Camila Pitanga e Marcos Palmeira como os protagonistas, Heloísa Perissé e Carmo Dalla Vecchia como os co-protagonistas, Paola Oliveira e Dudu Azevedo como os antagonistas principais.

Sinopse

Predefinição:Revelações sobre o enredo Gustavo Brandão é um homem rico e amargurado, dono da empresa de perfumes Aromas ao lado de Alcino Rodrigues, seu melhor amigo. Ele é casado com a ambiciosa Verônica, filha do também ambicioso Severo Tardivo. Ao perceber que Gustavo havia perdido o prazer das coisas simples da vida, Alcino decidiu mandá-lo para um deserto para o que ele imaginava ser uma reflexão, com a ajuda de Verônica e de Davi, irmão de Gustavo. Davi é casado com Sofia, com quem tem dois filhos, Pedro e Eurídice, e não suporta sua sogra Adalgisa, que sempre tenta envenenar seu casamento e vive cobrindo as travessuras de Pedro. Só que Verônica aproveitou-se da situação para dar um fim no marido e ficar com toda a sua fortuna. Para isso, ela contou com a ajuda de Roberto, modelo da Aromas e seu amante. Ele é irmão de Nuno e internou Waldemar, seu avô, num asilo para ficar com sua casa e seu dinheiro, sem que seu irmão soubesse devido a uma viagem de intercâmbio. Waldemar não se lembra de nada mas ás vezes tem algumas lembranças.

Mas Rose, faxineira da Aromas, ouviu o plano de Alcino e decidiu contar tudo ao patrão com a ajuda da sua melhor amiga, Taís. Rose é uma mulher honesta, ex-mulher de Tião e trabalha duro para sustentar seus quatro filhos, Glória, Tarcísio, Francisco e Regininha, além do ex-marido, que não quer saber de trabalhar e ainda fingia estar doente para arrancar dinheiro dela. Taís também é faxineira da Aromas e cria seu filho Juca apenas com a ajuda da mãe, a desatualizada e respeitável Genoveva. Ela é ex-namorada de Bené, outro malandro que não quer trabalhar, com quem nunca foi casada. Taís tem um caso com Sólon, que finge ser um argentino e tem esposa e filhos. Bené é filho de Péricles e Ernestina, que trabalham na mansão de Gustavo.

Na noite de lançamento do novo perfume da Aromas, Rose e Taís entraram escondidas na festa e contaram sobre o plano de Alcino a Gustavo, que não acreditou e as demitiu. Mas no dia seguinte Gustavo acordou no meio de um deserto e, por meio de um bilhete que Alcino lhe deixou junto com um mapa, concluiu que foi seu melhor amigo que o mandou pra aquele lugar no meio do nada. Ele seguiu para o Farol das Almas, onde eles se reencontriam. Alcino foi até lá mas, no caminho, os capangas de Roberto abordaram-no e roubam seu carro, o que fez com que ele seguisse a pé até o farol. Gustavo também foi perseguido pelos capangas, que receberam ordem para matá-lo, mas concluiu que eram capangas de Alcino. Chegando ao farol, ele e Alcino brigaram e Gustavo o amarrou e seguiu viagem. Mari, que trabalha para Alcino e é apaixonada por ele, chegou e desamarrou-o, e ambos foram atrás de Gustavo. No caminho, os capangas continuaram perseguindo-o. Gustavo fugiu, mas os capangas correram atrás dele. Um deles atirou em Gustavo, que depois caiu de um penhasco. Alcino viu a cena de longe e sentiu-se culpado, acreditando que Gustavo morreu.

Na verdade, ele conseguiu se salvar. Entretanto, Gustavo era acusado de assassinar Natasha Werner, modelo da Aromas, que caíra da sacada do quarto do empresário no momento em que ela, Verônica e Roberto discutiam depois de a modelo ter chantageado o casal de amantes para não revelar a ninguém sobre o plano armado pelos dois para dar um sumiço em Gustavo. Para cobrir os rastros, Roberto deixou a casa no carro de Gustavo, vestindo uma roupa do marido de sua amante, o que enganou Ernestina, que disse à polícia ter visto seu patrão saindo de casa logo em seguida ao assassinato. O delegado então concluiu que Gustavo poderia estar envolvido com a morte da modelo. Com Gustavo sumido no deserto, todos concluíram que ele fugiu para não ser preso. Pouco depois foi divulgada a notícia de sua suposta morte.

Gustavo seguiu seu caminho e conseguiu voltar ao Rio de Janeiro, onde reencontrou Domênico, um catador de sucata que acreditava conhecê-lo de algum lugar. E conhecia: em um dia de chuva, Gustavo estava seguindo para a Aromas, quando Domênico catava sucatas que tinham caído de seu caminhão, que bloqueava a entrada da empresa. Gustavo, com pressa, acabou por humilhar seu futuro amigo. Domênico perdoou-o e passou a ajudá-lo a se esconder. Mais tarde, Gustavo apareceu para Rose, que também passou a ajudá-lo. Ele passou a morar com ela e seus filhos. Gustavo também conseguiu mais aliados, como seus pais, Ferdinando e Julieta, Davi, Patrícia e Suzana, estagiárias da Aromas, Taís, Bené e Péricles. Todos passaram a ajudá-lo a conseguir provas para inocentá-lo e livrá-lo de uma vez por todas dessa "cama de gato". A partir daí, Gustavo e Rose começaram a viver um romance. Quem não gostou nada disso foi Tião, que sente ciúmes da ex-mulher. E Gustavo, para não ser descoberto, passou a ser chamado de Vicente.

Nesse ponto Alcino já tinha descoberto que possui uma doença e tem pouco tempo de vida. Para se aproveitar da situação, Verônica resolveu seduzi-lo e casou-se com ele para herdar seus bens depois. Para isso, ela inventou uma gravidez; depois fingiu ter perdido o bebê. Roberto, com ciúmes, não gostou do plano, mas aceitou em troca de uma futura compensação financeira. Alcino descobriu que tem um filho com Leda, uma ex-namorada, e Mari ajudou-o a achá-lo. Certo dia, Alcino viu Leda discutindo com uma menina e descobriu que ela era sua filha. A partir daí, faz de tudo para conseguir se envolver com ela. Débora é uma menina que nasceu na Itália e não suporta a ideia de ter que viajar pelo mundo acompanhando sua mãe, que viera ao Brasil a trabalho. Ela foi morar com Alcino depois que sua mãe a abandonou. Mas, na verdade, foi Verônica que ofereceu dinheiro para Leda sumir, já que queria livrar-se da menina. Débora passou a estudar na mesma escola onde estuda o núcleo adolescente da novela e fez muitos amigos, principalmente Luli, irmã de Taís, Eurídice, Glória e Tarcísio. Só que acabou discriminada por alguns alunos por ter uma aparência gorda. Tarcísio é um garoto que sofre de um problema de audição e por isso também é discriminado. Por causa disso ele passou a ter problemas com suas notas.

Verônica também conta com a ajuda de Kátia, antiga colega de escola que passou a ajudá-la em muitos planos e começou a trabalhar em sua casa para ajudá-la a tirar de lá os pais de Gustavo, que a estavam enlouquecendo com seu jeitão de "crianças crescidas". Kátia fez com que eles mesmos quisessem sair da mansão e resolvessem morar no asilo. Para ajudar Gustavo, eles passam a participar do conselho de acionistas da Aromas, também para conseguir provas dentro da empresa para inocentá-lo. A empresa estava em frágil situação financeira depois de um escândalo ecológico causado por Severo. Gustavo, que procurava uma fórmula que representasse o amor antes de sumir, descobriu o perfume de Rose, que possuiria a essência que ele tanto procurava, e então Davi deu a ideia para que Alcino passasse a fabricar o perfume dela.

Mas algumas revelações são feitas no decorrer da novela. Kátia na verdade é irmã de Natasha e só passou a trabalhar na casa de Verônica para descobrir o mistério de sua morte, já que ela não acredita que foi Gustavo quem a matou. Então, Kátia passa a ajudar Mari a desmascarar Verônica, depois que descobriu que ela e Roberto traíam Alcino, mas tudo sem que Verônica saiba. Mari sempre tenta abrir os olhos de Alcino, mas ele não acredita, até que certo dia, Alcino os pega no flagra, mas não deixa Verônica saber que ele descobriu sua traição e mantém isso em sigilo junto com Mari. Verônica e Roberto começam a desconfiar que Gustavo está vivo e depois de muitas tentativas de descobrir se é verdade, eles descobrem tudo através de Emanoel e fazem uma armadilha para ele e Alcino. Marcam um encontro com os dois num depósito e Roberto coloca fogo no lugar. Alcino desmaia ao ver Gustavo, que consegue fugir do incêndio. Mari e um policial resgatam Alcino, que conta para ela que viu Gustavo mas ela não acredita pois pode ter sido mais um de seus delírios. Rose e Gustavo tentam achar Carlos Eduardo, um dos capangas de Roberto que pode provar sua inocência, mas Verônica e Roberto o encontram e oferecem um dinheiro para que ele denunciasse Alcino. Finalmente ela, se reencontra com Gustavo na casa de Rose, e finge estar com saudades do ex-marido. A vilã lhe diz que Alcino a enganou e que ela só quer o amor dele, e ele acaba acreditando, mas diz que está apaixonado por Rose. Gustavo se entrega pra polícia e diz que o culpado pela morte de Natasha é Alcino e mostra as provas que conseguiu. Mas o juíz decreta sua prisão temporária até que ele chegue a uma conclusão sobre a morte da modelo. Gustavo consegue um hábeas corpus e consegue ficar livre da cadeia mas quem é preso, é Alcino, mas ele passa mal e consegue uma prisão domiciliar. Gustavo liga para Alcino e ouvindo sua voz, descobre que Gustavo pode estar vivo, então, na festa de réveillon de Gustavo, Alcino entra na mansão e se reencontra com seu ex-sócio. Mas esse encontro garantiu muitas supresas, pois Gustavo e Alcino tem uma série discussão mas Rose aparece e Alcino descobre que ela sabia de tudo desde o início. Mas quase ele é preso pois tinha fugido de sua prisão domiciliar. Mais tarde, Alcino também consegue um hábeas corpus e fica livre da prisão. Gustavo e a família de Rose se mudam para a mansão mas quem não gosta nada disso é Verônica e fará de tudo para se livrar daquela corja. Roberto agora está ameaçado pois o segredo sobre seu avô pode estar perto de ser revelado. Do nada, Waldemar se lembrou de seu endereço e ele foi até lá com Loló, uma amiga que mora com ele no asilo, para saber quem morava lá. Mas Roberto mentiu e por sorte seu irmão não estava na casa naquele momento. Mas outro dia, Nuno o vê num táxi e fica atônito, desconfiando que seu avô esteja vivo. Finalmente, Tarcísio faz uma cirurgia no ouvido, mas isso gera muitas confusões, pois Verônica, para irritar Rose e Gustavo, aconselha Tião a passar uns tempos na mansão para cuidar do filho, e ele acabará fazendo muitas confusões, principalmente poderá causar uma briga entre o casal.

Predefinição:Spoiler-fim

Elenco

Marcelo Novaes interpreta o malandro Bené.
Ator Personagem
Marcos Palmeira Gustavo Almeida Brandão
Camila Pitanga Rosenilde Pereira dos Santos (Rose)
Paola Oliveira Verônica Tardivo Brandão / Rodrigues
Carmo Dalla Vecchia Alcino Rodrigues
Heloísa Perissé Taís Helena Amâncio
Aílton Graça José Sebastião dos Santos (Tião)
Marcelo Novaes Benedito Prazeres Tibiriçá (Bené)
Daniel Boaventura Solonaldo da Santíssima Trindade / Sólon Gutierrez Ortega
Dudu Azevedo Roberto Moreira
Ângelo Antônio Davi Almeida Brandão
Isabela Garcia Mariana Antunes (Mari)
Paulo Goulart Severo Tardivo
Emanuelle Araújo Heloísa
Nívea Stelmann Kátia Santana Costa
Paula Burlamaqui Sofia de Britto Brandão
Rosi Campos Genoveva Amâncio
Letícia Birkheuer Natasha Werner (Natasha Santana Costa)
Ilva Niño Ernestina Prazeres Tibiriçá (Tina)
Tony Tornado Péricles Tibiriçá
Rainer Cadete Nuno Moreira
Norma Blum Irmã Andréia
Walter Breda Delegado Salviano
Lupe Gigliotti Áurea
Aramis Trindade Dr. Emanoel
Tânia Costa Bruna
Mouhamed Harfouch Almeida (Almeidinha)
Ana Berttines Cleusa
André Luiz Miranda Juvenal
Beta Perez ?
Bianca Salgueiro Eurídice de Britto Brandão
Chico Tenreiro Paquito
Gustavo Maya Francisco Pereira dos Santos
Jorge Cerruti Domênico
Julyana Garcia Regina Pereira dos Santos
Land Vieira Tarcísio Pereira dos Santos
Luana Martau Patrícia
Marcella Rica Lucimara Amâncio (Luli)
Marcella Valente Suzana
Raquel Fuina Glória Pereira dos Santos
Rafael Miguel João Carlos Amâncio Tibiriçá (Juca)
Roumer Canhães Professor Limonge
Ronny Kriwat Pedro de Britto Brandão
Wagner Molina Fiasco
Selma Lopes Dirce
Guta Gonçalves Débora de Lucca Rodrigues
Pedro Paulo Rangel Ferdinando Brandão
Berta Loran Loló
Yoná Magalhães Adalgisa Monteiro de Britto
Suely Franco Julieta Almeida Brandão
Luís Gustavo Waldemar Moreira
Elenco de apoio

Audiência

Os Lençóis Maranhenses, onde a novela foi gravada.

A audiência da estreia de Cama de Gato, foi a mesma da sua antecessora, com média de 25 pontos.[1]

Sua maior audiência até o momento deu-se no dia 13 de outubro de 2009, uma terça-feira; no dia, a novela marcou 29 pontos de média. Este mesmo índice se repetiu nos dias 19, 26 e 27/10..[2] Já sua menor audiência foi no dia 31 de outubro, quando a trama marcou 19 pontos.[3]

Até sua 10ª semana de exibição a novela marcava uma média de 24,4 pontos, segundo dados consolidados.[4]

Referências

  1. Kogut, Patrícia; O Globo (6 de outubro de 2009). «Cama de Gato estreia com 25 pontos». Consultado em 1 de novembro de 2009 
  2. Kogut, Patrícia; O Globo (14 de outubro de 2009). «Veja as principais audiências A novela "Cama de gato" bateu recorde de audiência ontem, com 29 pontos.». Consultado em 1 de novembro de 2009 
  3. Kogut, Patrícia; O Globo (26 de outubro de 2009). «Veja as principais audiências Confira o ibope do fim de semana. A apuração vai sendo atualizada.». Consultado em 1 de novembro de 2009 
  4. http://www.oplanetatv.com.br/pag_ranking.php

Ligações externas

Predefinição:Telenovela em exibição


Telenovelas das seis da Rede Globo

Paraíso
(2009)
Cama de Gato
(2009/2010)
-
(2010)
Ícone de esboço Este artigo sobre telenovelas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.