Sofia da Grécia: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Lucasbh11 (discussão | contribs)
Linha 180: Linha 180:
[[Categoria:Gregos do século XXI]]
[[Categoria:Gregos do século XXI]]
[[Categoria:Princesas da Grécia]]
[[Categoria:Princesas da Grécia]]
[[Categoria:Rainhas católicas]]

Revisão das 19h12min de 20 de junho de 2014

 Nota: "Rainha Sofia" redireciona para este artigo. Para a pintura de Anders Zorn, veja Rainha Sofia (quadro).
Sofia da Grécia
Rainha de Espanha
Sofia da Grécia
Sofia da Grécia
Consorte Juan Carlos I de Espanha
Nascimento 2 de novembro de 1938 (85 anos)
  Atenas, Grécia
Casa Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg
Pai Paulo da Grécia
Mãe Frederica de Hanôver
Filho(s) Elena de Bourbon
Cristina de Bourbon
Filipe VI da Espanha
Assinatura Assinatura de Sofia da Grécia

Sofia da Grécia (nascida Princesa Sofia Margarida Vitória Frederica Glucksburg da Grécia e Dinamarca, em grego Σοφία Μαργαρίτα Βικτωρία Φρειδερίκη Γλύκσμπουργκ) GCCGCSEGCIH (Atenas, 2 de Novembro de 1938) foi a rainha consorte da Espanha de 1975 a 2014, ano da abdicação de seu marido Juan Carlos I.

Biografia

Primogénita de Paulo da Grécia, cristão ortodoxo, da família dinamarquesa Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg, e da Rainha Frederica (nascida Princesa Frederica de Hanôver), Sofia teve que se exilar, ainda criança, com sua família, no Egito e na África do Sul, durante a Segunda Guerra Mundial, retornando em 1946. Entre 1951 e 1955, viveu num internato alemão.

Terminou sua educação na America e posteriormente na Grécia onde estudou pediatria, música e arqueologia.

Conheceu seu futuro esposo o então Príncipe Juan Carlos de Bourbon em 1954, durante um cruzeiro, organizado pela mãe, que reuniu os jovens da realeza europeia. Mas o romance com Juan Carlos só começou em Junho de 1961, quando se reencontraram num casamento, em Londres e casou-se em 14 de Maio de 1962 em Atenas, convertendo-se ao catolicismo.

Em 1969, o Príncipe Juan Carlos foi indicado como sucessor do generalíssimo Francisco Franco. Em 1975, quando da morte de Franco, o casal foi proclamado rei e rainha, respectivamente.

Descendência

Filhos e netos

Ascendência

Funções reais

Sofia e o marido Juan Carlos.

Além de viajar com o marido dentro de Espanha e no estrangeiro, a Rainha Sofia tem a sua própria agenda. Ela é presidente executiva da Fundação Rainha Sofía, que em 1993 enviou fundos para ajudar as pessoas na Bósnia e Herzegovina, e é presidente honorária do Real Câmara de Educação e Assistência das Pessoas Deficientes e da Fundação Ajuda a Toxicodependentes.

Ela tem especial interesse em programas contra a toxicodependência, em ambas as conferências em Espanha e no estrangeiro. O Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia, como o Aeroporto Rainha Sofia, em Tenerife, receberam o seu nome.

Ela tem trabalhado em estreita colaboração com o Dr. Muhammed Yunus e o seu Banco Grameen (ou "Banco Village"), que oferece microcréditos para mulheres em todo o mundo. Sua Majestade tem viajado para o Bangladesh, Chile, Colómbia, El Salvador e México para apoiar as actividades da organização liderada por Yunus.

A rainha é um Membro honorário da Academia Real de San Fernando de Belas Artes e da Academia Real da História. Ela é doutor honorário das Universidades de Rosário (Bogotá), Valladolid, Cambridge, Oxford, Georgetown, Évora, Universidade Santa Maria, Texas, e Nova Iorque.

Em 2010 a rainha Sofia representou a Espanha no nome do marido no casamento da Princesa Vitória da Suécia, e Daniel, e também participou da Copa FIFA de 2010 onde a selecção espanhola foi a campeã Mundial.

Títulos, honras e armas

Monograma Real da Rainha Sofia

Títulos

  • Sua Alteza Real, a Princesa Sofia da Grécia e da Dinamarca (1938-1962)
  • Sua Alteza Real, a Infanta Sofia de Espanha (1962-1969)
  • Sua Alteza Real, a Princesa de Espanha (1969-1975)
  • Sua Majestade, a Rainha de Espanha (1975-2014)
  • Sua Majestade, a Rainha Sofia de Espanha (2014-presente)

Honras

Nacionais (Espanha)
Estrangeiras

Armas

O brasão de armas da Rainha Sofia.

O brasão pessoal da Rainha[4], é composto pelas Armas Reais espanholas (lado direito) e pelas armas do seu pai, as armas do Rei Paulo I da Grécia - azul com uma cruz branca contendo uma pequena bandeira fazendo referência à dinastia Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg, representando a Dinamarca, Schleswig, a ex-União Kalmar, Islândia, Ilhas Faroé, Gronelândia, Holstein, Stormarn, Dithmarschen, Lauenburg, Oldenburg e Delmenhorst.

É encimado pela Coroa Real de Espanha (com arcos diferentes por ser consorte) e rodeada pelo colar da Ordem de Carlos III.

O brasão da Rainha não tem estatuto oficial. Em Espanha, apenas o brasão de armas do Rei e do Príncipe das Astúrias são oficiais.[5]

Línguas

A língua materna de Sua Majestade é grego e fala fluentemente, ainda, castelhano, catalão, francês, inglês e alemão.

Curiosidades

Referências

Ligações externas

Precedida por
Vacante
Última detentora do título:
Vitória Eugénia de Battenberg
Rainha consorte de Espanha
22 de Novembro de 1975 - 19 de Junho de 2014
Sucedida por
Letizia Ortiz
Precedida por
Vacante
Última detentora do título:
Infanta Maria Francisca de Bragança
(como Princesa das Astúrias)
Princesa de Espanha
1969 - 1975
Sucedida por
Letizia Ortiz