Carlos Moedas: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Monart (discussão | contribs)
Monart (discussão | contribs)
ajustes
Linha 22: Linha 22:
}}
}}


'''Carlos Manuel Félix Moedas''' ([[Beja]], [[10 de agosto]] de [[1970]]) é um [[engenheiro civil]], [[economista]] e [[banqueiro]] português.
'''Carlos Manuel Félix Moedas''' ([[Beja]], [[10 de agosto]] de [[1970]]) é um [[engenheiro civil]], [[economista]] e [[banqueiro]] português. Ele serve atualmente como Secretário de Estado Adjunto do [[Primeiro-ministro de Portugal|Primeiro Ministro]] no [[XIX Governo Constitucional de Portugal|Gabinete Passos Coelho]].

Ele serve atualmente como Secretário de Estado Adjunto do [[Primeiro-ministro de Portugal|Primeiro Ministro]] no [[XIX Governo Constitucional de Portugal|Gabinete Passos Coelho]].


Em setembro de 2014, o Presidente da [[Comissão Europeia]], [[Jean-Claude Juncker]] atribuiu a Carlos Moedas o cargo de comissário indicado por Portugal para o futuro executivo comunitário com o pelouro da Investigação, Ciência e Inovação, ficando assim o comissário português responsável pelo maior programa-quadro de sempre de investigação e inovação da [[União Europeia|UE]], o Horizonte 2020. O orçamento deste programa para os próximos sete anos tem um valor de 80 mil milhões de euros.
Em setembro de 2014, o Presidente da [[Comissão Europeia]], [[Jean-Claude Juncker]] atribuiu a Carlos Moedas o cargo de comissário indicado por Portugal para o futuro executivo comunitário com o pelouro da Investigação, Ciência e Inovação, ficando assim o comissário português responsável pelo maior programa-quadro de sempre de investigação e inovação da [[União Europeia|UE]], o Horizonte 2020. O orçamento deste programa para os próximos sete anos tem um valor de 80 mil milhões de euros.

Revisão das 14h19min de 12 de setembro de 2014

Carlos Moedas
Carlos Manuel Félix Moedas
Político(a) de Portugal
Período XIX Governo Constitucional
21 de junho de 2011 até
Antecessor(a) José Almeida Ribeiro
Deputado à Assembleia da República
Período na XII Legislatura:
  • De 20 de junho de 2011 a (suspenso)[1]]
Dados pessoais
Nascimento 10 de agosto de 1970 (53 anos)
Beja
Partido PSD
Profissão Engenheiro civil

Carlos Manuel Félix Moedas (Beja, 10 de agosto de 1970) é um engenheiro civil, economista e banqueiro português. Ele serve atualmente como Secretário de Estado Adjunto do Primeiro Ministro no Gabinete Passos Coelho.

Em setembro de 2014, o Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker atribuiu a Carlos Moedas o cargo de comissário indicado por Portugal para o futuro executivo comunitário com o pelouro da Investigação, Ciência e Inovação, ficando assim o comissário português responsável pelo maior programa-quadro de sempre de investigação e inovação da UE, o Horizonte 2020. O orçamento deste programa para os próximos sete anos tem um valor de 80 mil milhões de euros.

Biografia

Pessoal

Filho mais novo de José "Zé" Moedas, um comunista convicto e respeitadíssimo na terra, co-fundador do Diário do Alentejo, e de uma educadora de infância, Carlos Moedas nunca partilhou da ideologia política do seu pai. Passou a infância e adolescência em Beja.[2] Foi aos 18 anos a Lisboa e estudou Engenharia Civil, tendo em 1993 obtido a licenciatura pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa. Tem um MBA feito em 2000 na Harvard Business School.

Carlos Moedas casou-se em 2000 com Céline Abecassis, [3] francesa, judia, docente universitária e mãe dos seus três filhos.

Profissional

Candidatou-se ao Programa Erasmus e foi fazer o último ano na École Nationale des Ponts et Chaussées em Paris. Depois dos estudos foi gestor de projetos para o grupo Suez Lyonnaise des Euax entre 1993 e 1998. Trabalhou em Londres no banco de investimento Goldman Sachs, na área de fusões e aquisições, e esteve na Deutsche Bank para montar a Eurohypo Investment Bank.

De regresso a Portugal, em Agosto de 2004, dirigiu a consultora imobiliária Aguirre Newman, foi administrador delegado até Novembro de 2008, altura em que cria a empresa de gestão de investimentos Crimson Investment Management.[4]

Política

Foi coordenador do sector económico do Gabinete de Estudos do PSD. Carlos Moedas fez parte da equipa social-democrata que negociou com o PS a aprovação do Orçamento do Estado para 2011 juntamente com Eduardo Catroga. Candidato e cabeça de lista por Beja nas legislativas de 5 de junho de 2011, foi eleito deputado à Assembleia da República, passando o PSD a ter um deputado por aquele distrito pela primeira vez desde 1995.[5]

Acabou por só assumir o lugar de deputado por um dia, pois a 21 de junho de 2011 foi-lhe conferida a posse como Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro do XIX Governo Constitucional. Tendo sido substituído por Mário Simões.[6] Tem assento no Conselho de Ministros.

Integrou a equipa do PSD que negociou o Orçamento do Estado de 2011 e foi um dos representantes do partido nos encontros com a delegação da UE-FMI-BCE no âmbito da negociação do programa de ajustamento económico e financeiro.[7]

A 1 de agosto de 2014, o primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, escolheu Carlos Moedas como representante de Portugal na Comissão Europeia.[8]

Ver também

Referências

  1. Devido à função de Secretário de Estado do XIX Governo Constitucional, o mandato de deputado eleito fica suspenso enquanto desempenhar o cargo.
  2. http://expresso.sapo.pt/quem-e-carlos-moedas=f884185
  3. http://www.clsbe.lisboa.ucp.pt/site/custom/template/fceetplgeneric.asp?sspageID=595&lang=2&artigoID=3868
  4. «Perfil de Carlos Moedas, o novo adjunto de Passos Coelho - Oje». Oje - O Jornal Económico. 2011 [last update]. Consultado em 21 June 2011  Verifique data em: |ano=, |acessodata= (ajuda)
  5. «Novo Governo: Carlos Moedas, da blogosfera para o Governo». TVI24. 2011 [last update]. Consultado em 21 June 2011  Verifique data em: |ano=, |acessodata= (ajuda)
  6. «Carlos Moedas é Secretário de Estado Ajunto de Passos Coelho». Rádio Pax. 2011 [last update]. Consultado em 6 July 2011  Verifique data em: |ano=, |acessodata= (ajuda)
  7. «Currículo Oficial de Carlos Moedas». Governo de Portugal. Consultado em 05 de agosto 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  8. «Passos escolhe Carlos Moedas para comissário europeu. Maria Luís não sai». 01 de agosto de 2014. Consultado em 01 de agosto de 2014  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.