António Pires de Lima

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
António Pires de Lima
Ministro(a) de Economia de  Portugal
Período XIX Governo Constitucional de Portugal
Antecessor(a) Álvaro Santos Pereira
Sucessor(a) Miguel Morais Leitão
Dados pessoais
Nascimento 7 de abril de 1962 (56 anos)
Portugal Lisboa
Partido CDS - Partido Popular
Profissão Economista, Gestor de empresas
Website Portal do Governo

António de Magalhães Pires de Lima GCIH (Lisboa, 7 de abril de 1962) é um economista, administrador de empresas e político português.

Fez carreira em empresas privadas, tendo exercido, entre outras funções, as de Presidente da Comissão Executiva da Compal e da Nutricafés e de Vice-Presidente executivo da Nutrinveste.[1]

Foi CEO da Unicer desde Junho de 2006 até Julho de 2013.[2]

Em julho desse mesmo ano ocupa o cargo de Ministro da Economia de Portugal no XIX Governo Constitucional de Portugal, [3][4] onde termina o mandato em novembro de 2015. Foi Presidente do Conselho Nacional do CDS-PP de 2007 a Janeiro de 2014.[5]

Em 2016 fundou a Best Anchor Capital & Services, sendo actualmente Operating Partner da Advent, Senior Adviser da Carlsberg, Consultor e CTO ( Chief Transformation Officer) na Parfois) e Adviser da empresa alimentar GL.

Paralelamente é administrador não Executivo da Fundação Serralves e da Media Capital.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Empresarial[editar | editar código-fonte]

António Pires de Lima é licenciado em Economia pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa (1984),[3] e detém um MBA em Administração de Empresas pela Universidade de Navarra, Barcelona, IESE (1986).

Fez carreira em empresas privadas, tendo exercido, entre outras funções, as de Presidente da Comissão Executiva da Compal e da Nutricafés e de Vice-Presidente executivo da Nutrinveste.[1]

Foi CEO da Unicer desde Junho de 2006 até Julho de 2013.[2] Em 2009 foi o vencedor do Best Leader Awards na categoria de "Líder em Internacionalização".[1]

Em 2016 fundou a Best Anchor Capital & Services, sendo actualmente Operating Partner da Advent, Senior Adviser da Carlsberg, Consultor e CTO ( Chief Transformation Officer da Parfois) e Adviser da empresa alimentar GL.

Paralelamente é administrador não Executivo da Fundação Serralves e da Media Capital.

Política[editar | editar código-fonte]

Pires de Lima é militante do Partido Popular. Foi Vice-Presidente da Comissão Política Nacional de 2004 a 2005[4] e Presidente do Conselho Nacional de 2007 a Janeiro de 2014.[5] Foi eleito Deputado à Assembleia da República nas VIII e X Legislaturas.[3]

De julho de 2013 a novembro de 2015 ocupou o cargo de Ministro da Economia de Portugal no XIX Governo Constitucional de Portugal, [3][4]

A 7 de Março de 2016 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.[6]

Académica

António Pires de Lima é licenciado em Economia pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa (1984),[3] .

Detém um MBA em Administração de Empresas pela Universidade de Navarra, IESE (1986), um AMP (Advanced Management Program) no INSEAD, Fontainebleau (1998), e múltiplas formações internacionais em programas de gestão, nomeadamente em Foundations of Private equity and Venture Capital pela Harvard Business School,  Mergers & Acquisitions no IMD, Lausanne, ou  Negotiation, pelo INSEAD.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

É filho do ex-bastonário da Ordem dos Advogados António Pais Pires de Lima e de sua mulher Maria José Temudo Barata Pereira Dias de Magalhães. Casado, é pais de cinco filhas.

Referências

  1. a b c Best Leader Awards
  2. a b Conselho de Administração da Unicer
  3. a b c d e «Deputados e Grupos Parlamentares / Biografia». Assembleia da República. Consultado em 13 de Abril de 2012. 
  4. a b c Centrista Pires de Lima diz que não lhe "passa pela cabeça" ser convidado para o Governo, SIC Notícias
  5. a b «Pires de Lima sai do Conselho Nacional e é substituído por Telmo Correia». Jornal Público. publico.pt. 12 de janeiro de 2014. Consultado em 13 de janeiro de 2014. 
  6. «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "António de Magalhães Pais de Lima". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 16 de abril de 2016. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Álvaro Santos Pereira
(como ministro da Economia e do Emprego)
Ministro da Economia
XIX Governo Constitucional
2013 – 2015
Sucedido por
Miguel Morais Leitão
Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.