Grêmio Recreativo Unidos do Alvorada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Unidos do Alvorada
Nome Grêmio Recreativo Unidos do Alvorada
Torcedor/Adepto unidos
Fundação 15 de março de 1995 (24 anos)
Estádio Colina (provisório)
Capacidade 10.000
Localização Amazonas Manaus - AM,
Brasil
Presidente Brasil Paulo Roberto Amazonas
Treinador Brasil Diversas modalidades
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

O Unidos da Alvorada é um clube de futebol da cidade de Manaus, sendo que nos esportes, se destaca no futebol e futsal amador do Amazonas. É profundamente ligado à escola de samba Unidos do Alvorada, mas possui diretoria à parte desta.

História[editar | editar código-fonte]

Dentro da comunidade do Alvorada, em 1981, surgiu um movimento social a partir do time de futebol União Força Jovem, formado pelos amigos Jacaré, Roberval, Nozinho, Sidney, José Carlos, entre outros. Em 1988, on integrantes de vários outros times se juntaram ao movimento, que passou a se chamar Unidos do Alvorada, pois seus integrantes estavam, em sua própria visão, unidos pela vontade de levar lazer à comunidade.

O clube foi fundado oficialmente em 15 de Março de 1995, no tradicional bairro de Alvorada, na zona oeste de Manaus. O grêmio divide suas prioridades entre o carnaval de Manaus e o esporte na cidade, sendo que foi campeão esportivo de tradicionais torneios do estado, todos em âmbito amador.

Títulos no Esporte[editar | editar código-fonte]

2009 - Campeão do Peladão

Em 2009 o Unidos da Alvorada foi campeão nos pênaltis contra o Panair F.C., sendo que o estádio Vivaldo Lima estava completamente lotado e azul. Peladão é o maior torneio de futebol amador do mundo.

2010 - Campeão da Liga Norte de Futsal

Em 2010 foi campeão da liga regional disputada em Boa Vista, garantindo vaga na Superliga de Futsal, campeonato que abre o calendário de competições nacionais a cada ano.[1]

2012 - Bicampeão da Copa TVAmazonas de Futsal.

No ano de 2012 o Unidos foi bicampeão consecutivo da Copa TV Amazonas de Futsal(Torneio mesclado entre amador e profissional), vendendo o Santos Borbense na final.[2]

Futebol profissional[editar | editar código-fonte]

Ainda em 2009, surgiu a ideia de alguns torcedores de profissionalização do clube, seguindo os caminhos de outro tradicional clube amador, o Manaus Compensão. Porém, o time principal perdeu de 7-0 um amistoso contra o Sub-17 do Nacional, e isso serviu de desestimulo.

Referências

  1. «Liga Norte» [ligação inativa]
  2. «bicampeão da Copa TV Amazonas». Consultado em 2 de setembro de 2012. Arquivado do original em 7 de agosto de 2012