Instituto do Bom Pastor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura as Irmãs do Bom Pastor, veja Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor.

O Instituto do Bom Pastor (IBP) é uma das Sociedades de Vida Apostólica de direito pontifício, em que os seus membros exercem o seu sacerdócio e consagração a Deus dentro da tradição (doutrinal e litúrgica) da Igreja Católica Apostólica Romana. Os padres fundadores antes faziam parte da Fraternidade Sacerdotal São Pio X, fundada por Dom Marcel Lefèbvre. São eles: Pe. Philippe Laguérie, Pe. Paul Aulagnier, Pe. Christophe Héry, Pe. Guillaume de Tanoüarn e Pe. Henri Forestier.

O Instituto foi erigido canonicamente, em 8 de setembro de 2006 (Festa da Natividade de Nossa Senhora), em Roma, pelo Cardeal Dario Castrillon-Hoyos, representando o Santo Padre, o Papa Bento XVI.

O rito próprio e exclusivo do Instituto do Bom Pastor é o rito romano tradicional, contido nos quatro livros litúrgicos (pontifical, missal, breviário e ritual romano) em vigor em 1962.

Possui um seminário em Courtalain, França e tem já casas no Brasil, Chile, Colômbia, França, Polônia e Roma. O seu fundador e Superior-Geral é o padre Philippe Laguérie.

É composto atualmente por 27 sacerdotes, já incardinados e 36 jovens seminaristas de várias nações, incluindo do Brasil.

O Instituto é composto de padres e irmãos. Conta ainda com o ramo feminino, fundado pelo Pe. Henri Forestier, das Pequenas Irmãs do Bom Pastor. Aconteceu a recente fundação de um grupo de Irmãos Educadores e Coadjutores, na França.

É mantido ainda por um grupo de fiéis leigos que auxiliam material e espiritualmente o IBP, chamado Sensus Fidei

Ligações externas[editar | editar código-fonte]