José Paulo Bisol
José Paulo Bisol | |
---|---|
José Paulo Bisol | |
Senador pelo Rio Grande do Sul | |
Período | 1 de fevereiro de 1987 até 31 de janeiro de 1995 |
Deputado estadual do Rio Grande do Sul | |
Período | 1 de fevereiro de 1983 até 31 de janeiro de 1987 |
Secretário da Justiça e Segurança do Rio Grande do Sul | |
Período | 1999–2002 |
Governador | Olívio Dutra |
Dados pessoais | |
Nascimento | 22 de outubro de 1928 (92 anos) Porto Alegre, Rio Grande do Sul |
Partido | PMDB (1980-1987) PSB (1987-2000) PT (2000-presente) |
Profissão | escritor |
José Paulo Bisol (Porto Alegre, 22 de outubro de 1928) é um desembargador aposentado, escritor e político brasileiro filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT).
Bisol é conhecido por sua defesa dos direitos humanos. Seria, alinhado com Mário Covas, um dos fundadores do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), mas, a pedido de Lula, não se filiou ao PSDB[1] e sim ao PSB, visando a candidatura a vice-presidente na chapa de Lula em 1989.
Trajetória[editar | editar código-fonte]
José Paulo Bisol estudou Direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Comunicação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Em 1982 foi eleito deputado estadual no Rio Grande do Sul pelo PMDB. Em 1986 foi eleito senador pelo mesmo partido. Junto com Mário Covas, foi um dos fundadores do PSDB em 1988, ano que participou de forma atuante na Assembleia Constituinte. Em 1993, ajudou a criar a primeira CPI do Congresso Nacional, que investigou o escândalo dos "Anões do Orçamento".
Em 1989, mudou para o PSB e foi candidato a vice-presidente na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva, do PT. Foi cotado como candidato a vice de Lula em 1994, mas devido a denúncias de que apresentou emendas superfaturadas para beneficiar o município de Buritis (o que nunca foi provado), foi substituído por Aloizio Mercadante.
Em 1998 foi candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul, sem êxito. Tal candidatura foi a última na carreira pública.
Entre 1999 e 2002 foi secretário de Justiça e Segurança do Rio Grande do Sul durante o governo do petista Olívio Dutra, propondo a unificação das polícias civil e militar.
No ano de 2009, foi condecorado com a Medalha do Mérito Farroupilha, a mais alta distinção da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Vida pessoal[editar | editar código-fonte]
É irmão da linguista brasileira Leda Bisol, conhecida por sua contribuição à fonologia do português brasileiro.[2]
Referências
- Nascidos em 1928
- Senadores do Brasil pelo Rio Grande do Sul
- Deputados estaduais do Rio Grande do Sul
- Membros do Partido Socialista Brasileiro do Rio Grande do Sul
- Alunos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
- Alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
- Naturais de Porto Alegre
- Membros do Partido dos Trabalhadores
- Membros do Movimento Democrático Brasileiro (1980)
- Candidatos à vice-presidência da República do Brasil
- Desembargadores do Brasil