Lista de telenovelas e séries da Telemundo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O logotipo da Telemundo aparece em cada uma de suas telenovelas.

A produção de telenovelas em Miami começou com a telenovela Angélica, mi vida, da Telemundo, em 1988. Deste então, a Telemundo Network tinha dado fim a quase trinta anos de produção de telenovelas nacionais em Porto Rico e a empresa moveu sua indústria de produção de telenovelas à Miami, com o produtor e escritor de telenovelas, Ángel del Cerro a cargo da empresa.[1] Posteriormente, seu colega José Enrique Crousillat com sua empresa Capitalvision International Corporation em associação com a Televisión Española, assume a produção de telenovelas na Telemundo Miami, criando histórias como El magnate, Cadena braga, Marielena e Guadalupe. Ángel del Cerro retorna a Porto Rico, onde encerra definitivamente a produção de novelas com Natalia, Tres destinos e Señora tentación.[2] Por outra parte, em 1994 José Enrique Crousillat une-se a Televisa.

Embora a produção de telenovelas da Telemundo nos anos 90 tenha começado muito bem, a certa altura, de repente, tudo parou. Havia várias parcerias de curto prazo com outras empresas, como O'Farrill y Associates, em El peñón del amaranto, Fonovideo Productions em Aguamarina e Rubicon Entertainment em Me muero por ti, mas na época a Telemundo transmitia principalmente produções de outras empresas como RCTV, RTI Television, Rede Globo, entre outras.[3]

Foi em 2001, quando a Telemundo associou-se a duas grandes produtoras: Argos Comunicación e RTI Colombia. A Argos Comunicación que terminou uma parceria com a Televisión Azteca para começar uma com a Telemundo.[4] Entre 2001 e 2007 juntas, produziram Cara o cruz, Daniela, Ladrón de corazones, El alma herida, Gitanas, Los plateados, Corazón partido e Marina. A RTI Televisión estendeu sua parceria que tinha com a Caracol Televisión desde 1999 para a Telemundo.[5] Através desta parceria, produziram-se Amantes del desierto, Luzbel está de visita, La venganza e Pasión de gavilanes a cargo da RTI e Sofía dame tiempo e Ángel de la guarda, mi dulce compañía a cargo da Caracol. Em 2004, a Caracol abandonou a parceria, mas continuou programando a maioria das produções da RTI e Telemundo. Em 2002, a Telemundo tentou formar outra parceria, desta vez com a Rede Globo. A parceria durou pouco e juntas co-produziram apenas uma telenovela: Vale todo.

Com as parcerias, a produção das telenovelas da Telemundo expandiu-se gradualmente, mas as novelas associadas à Argos foram gravadas no México, as associadas à RTI e Caracol na Colômbia e à Rede Globo no Brasil. Somente em 2003, quando parte dos produtores da RTI Television administrado por Aurelio Valcárcel Carroll chegou a Miami, foi formada a Telemundo-RTI Studios.[6] A primeira produção foi Amor descarado e seguiram com Prisioneira, ¡Anita, no te rajes!, El cuerpo del deseo, Tierra de pasiones e La viuda de Blanco. Ao mesmo tempo, na Colômbia, a RTI admistrada por Hugo León Ferrer produziu as telenovelas Te voy a enseñar a querer, La mujer en el espejo, La Tormenta e Amores de mercado. Em 2005, a Telemundo também produziu La ley del silencio em Dallas, em coprodução com a FremantleMedia Latin America, e Amarte así na Argentina, em coprodução com a Promofilm.[7]

Em 2007, a parceria entre a Telemundo e a Argos terminou, o que resultou no aumento de conteúdo da RTI Televisión e Telemundo-RTI Estudios.[8] Além disso, a Telemundo começou a fazer parcerias com a Televisa e a Sony Pictures Television.[9][10] Então na Colômbia gravaram Zorro, la espada y la rosa, Victoria, Doña Bárbara e posteriormente El clon e La reina del sur. Além disso, a Telemundo-RTI Estudios muda seu nome para Telemundo Estudios Miami e, entre 2007 e 2011, e são produzidas as telenovelas Dame chocolate, Pecados ajenos, El rostro de Analía, Más sabe el diablo, Perro amor, El fantasma de Elena, Aurora e Mi corazón insiste en Lola Volcán. Na Colômbia, havia várias linhas de produção, que permitiram o desenvolvimento de muitas telenovelas entre 2007 e 2012, incluindo: Sin vergüenza, Madre luna, La traición, Sin senos no hay paraíso, Los Victorinos, Niños ricos, pobres padres, La diosa coronada, Los herederos del Monte e a última Flor salvaje. Sem a coprodução da Argos, a Telemundo tentou produzir novelas no México por conta própria, criando a Telemundo Estudios México.[11] Em 2008, ali produziram só El juramento e parte de Sin senos no hay paraíso.

Ao longo dos anos, a Telemundo Estudios Miami fortaleceu-se e, em 2010, aumentou seu conteúdo, impulsionando de alguma forma as produções da RTI Colombia. Começando a gravar telenovelas de suspense, mistério e crime, entre elas: ¿Dónde está Elisa?, Alguien te mira, La casa de al lado e posteriormente El rostro de la venganza e Santa diabla. Simultaneamente, a RTI estava gravavando as telenovelas Bella calamidades e Ojo por ojo, mas, por enquanto, a Telemundo decidiu não transmiti-las. Em 2011, a Telemundo gravou a telenovela Amar de nuevo no México em coprodução com a Promofilm México. O contrato de dez anos entre a Telemundo Estudios Miami e a RTI Colombia, terminou em 2012. As duas produtoras seguiram caminhos diferentes: a Telemundo Estudios Miami voltou a parceria com a Argos Comunicación e a RTI Producciones com a Televisa e a Univisión Communications, entre outras.[12][13]

Antes do retorno das telenovelas da Argos, por um curto período de tempo, a Telemundo estendeu pela primeira vez a produção da Telemundo Estudios Miami a três horários. Devido ao fim da parceira com a RTI, alguns produtores do desaparecido canal venezuelano RCTV, admistrada por Carmen Cecilia Urbaneja, ingressaram na Telemundo Estudios Miami. Entre 2011 e 2012, até atualmente, a Telemundo produz telenovelas na Flórida e no México e é administrado por:

  • Joshua Mintz — vice-presidente executivo de programação de ficção e gerente geral da Telemundo Estudios.[14]
    • Aurelio Valcárcel Carroll — ex-vice-presidente executivo de produção em Miami (2011—2014).
    • Martha Godoy — vice-presidenta de produção no México (2012—atualmente).
    • Carmen Cecilia Urbaneja — vice-presidenta de produção em Miami (2013—atualmente).
    • David Posada — vice-presidente de produção em Miami (2014—atualmente) e:
      • vários produtores executivos da Telemundo e a Argos (Marcela Mejía, José Gerardo Guillén, Jairo Arcila Murillo, Ana Graciela Ugalde, Gemma Lombardi Ortín, Daniel Camhi, Araceli Sánchez Marechal e Mariana Iskandarani, entre outros) que trabalham por projeto.

Desde então até atualmente, em Miami foram produzidas: Una maid en Manhattan, Relaciones peligrosas, Corazón valiente, Pasión prohibida, Marido en alquiler, Dama y obrero, En otra piel, Reina de corazones, Tierra de reyes, Bajo el mismo cielo, entre outras. Simultaneamente, no México com a Argos co-produziram: Rosa diamante, La patrona, La impostora, Los miserables, etc. Com La reina del sur a Telemundo começou a produção de telenovelas baseadas em fatos reais. A Argos e a nova parceira a Campanario Entertainment produzem esse gênero.[15] El Señor de los Cielos, Camelia la Texana e Señora Acero são as histórias recém produzidas. Com Dueños del paraíso surgiu uma nova parceira entre a Telemundo Studios Miami e a TVN e com Celia surgiu outra parceira com a Fox Telecolombia e RCN Televisión.

Telenovelas por ordem de início de transmissões[editar | editar código-fonte]

Década de 1980[editar | editar código-fonte]

# Ano Título Autoria Produtor executivo Ref.
01 1988 Angélica, mi vida Ángel del Cerro Ángel del Cerro [16]

Década de 1990[editar | editar código-fonte]

# Ano Título Autoria Produtor executivo Ref.
02 1990 El magnate [nota 1] Manoel Carlos José Enrique Crousillat [17]
03 1991 Cadena braga Manoel Carlos José Enrique Crousillat [18]
04 Natalia Ángel del Cerro Ángel del Cerro [19]
05 1992 Marielena [nota 2] Delia Fiallo José Enrique Crousillat [20]
06 1993 Tres destinos Ángel del Cerro Cynthia Hudson Fernández
Ángel del Cerro
[21]
07 Guadalupe Delia Fiallo José Enrique Crousillat [22]
08 El peñón del amaranto Salvador Jarabo Víctor Hugo O'Farrill [23]
09 1994 Señora tentación Ángel del Cerro Cynthia Hudson Fernández
Ángel del Cerro
[24]
10 1997 Aguamarina Leonardo Padrón Alfredo Schwarz [25]
11 1999 Me muero por ti J. F. Cascales John Banner [26]

Década de 2000[editar | editar código-fonte]

# Ano Título Autoria Produtor executivo Ref.
12 2001 Amantes del desierto Humberto "Kiko" Olivieri Hugo León Ferrer [27]
13 Cara o cruz Luis Zelkowicz Carlos Resendi [28]
14 Luzbel está de visita[nota 3] Julio Jiménez Hugo León Ferrer [29]
15 2002 Daniela Pablo Serra
Érika Johnson
Patricia Benítez Laucín [30]
16 Vale todo Yves Dumont Marcelo Fernández Paranhos [31]
17 La venganza Humberto "Kiko" Olivieri Hugo León Ferrer [32]
18 2003 Sofía dame tiempo Luis Felipe Salamanca
Dago García
Asier Aguilar [33]
19 Ladrón de corazones Ricardo García
Epigmenio Ibarra
Sachiko Uzeta [34]
20 Amor descarado Delia Betancourt
Roberto Stopello
Aurelio Valcárcel Carroll [35]
21 Ángel de la guarda, mi dulce compañía Luis Felipe Salamanca
Dago García
Dago García [36]
22 Pasión de gavilanes[nota 4] Julio Jiménez Hugo Leó Ferrer [37]
23 El alma herida Luis Zelkowicz Marcela Mejía [38]
24 2004 Prisionera Humberto "Kiko" Olivieri Aurelio Valcárcel Carroll [39]
25 Gitanas Basilio Álvarez
Laura Sosa
Rafael Urióstegui
Iván Aranda
[40]
26 Te voy a enseñar a querer Socorro González Ocampo Hugo León Ferrer [41]
27 ¡Anita, no te rajes![nota 5] Valentina Párraga Aurelio Valcárcel Carroll [42]
28 La mujer en el espejo Consuelo Garrido Hugo León Ferrer [43]
29 2005 La ley del silencio Juana Uribe Carlos Sotomayor [44]
30 Los plateados Ricardo García
Leticia López Margalli
Marcela Mejía [45]
31 Amarte así Enrique Torres Cristina Palacios [46]
32 El cuerpo del deseo Julio Jiménez Aurelio Valcárcel Carroll [47]
33 La Tormenta Humberto "Kiko" Olivieri Hugo León Ferrer [48]
34 Corazón partido Luis Zelkowicz Daniel Camhi [49]
35 2006 Tierra de pasiones Eric Vonn Aurelio Valcárcel Carroll [50]
36 Dueña y señora Balmore Moreno Ramón Mangles [51]
37 Amores de mercado[nota 6] Basilio Álvarez
Eric Vonn
Hugo León Ferrer [52]
38 La viuda de Blanco Julio Jiménez Aurelio Valcárcel Carroll [53]
39 Marina Alberto Gómez Rafael Urióstegui
Mary Kathryn Kennedy
[54]
40 2007 El Zorro, la espada y la rosa[nota 7] Humberto "Kiko" Olivieri Hugo León Ferrer [55]
41 Dame chocolate Perla Farías Aurelio Valcárcel Carroll [56]
42 Sin vergüenza Isamar Hernández Hugo León Ferrer [57]
43 Madre Luna Julio Jiménez Hugo León Ferrer [58]
44 Pecados ajenos Eric Vonn Aurelio Valcárcel Carroll [59]
45 Victoria Jimena Romero
Lina Uribe
Hugo León Ferrer [60]
46 2008 La traición José Fernando Pérez
Roberto Stopello
Hugo León Ferrer [61]
47 Sin senos no hay paraíso Gustavo Bolívar Hugo León Ferrer [62]
48 El juramento Nora Castillo Rafael Urióstegui
Mary Kathryn Kennedy
[63]
49 Doña Bárbara[nota 8] Valentina Párraga Hugo León Ferrer [64]
50 El rostro de Analía Humberto "Kiko" Olivieri Aurelio Valcárcel Carroll [65]
51 2009 Más sabe el diablo Jimena Romero
Lina Uribe
Aurelio Valcárcel Carroll [66]
52 Victorinos Gustavo Bolívar Hugo León Ferrer [67]
53 Niños ricos, pobres padres Luis Felipe Salamanca Hugo León Ferrer [68]

Década de 2010[editar | editar código-fonte]

# Ano Título Autoria Produtor executivo Ref.
54 2010 Perro amor Juana Uribe Aurelio Valcárcel Carroll [69]
55 El clon Roberto Stopello
Sandra Velasco
Hugo León Ferrer [70]
56 ¿Dónde está Elisa? Perla Farías Aurelio Valcárcel Carroll [71]
57 Bella calamidades Julio Jiménez Hugo León Ferrer [72]
58 El fantasma de Elena Humberto "Kiko" Olivieri Aurelio Valcárcel Carroll [73]
59 La diosa coronada Juan Camilo Ferrand Hugo León Ferrer [74]
60 Alguien te mira Perla Farías Aurelio Valcárcel Carroll [75]
61 Aurora Marcela Citterio Aurelio Valcárcel Carroll [76]
62 Ojo por ojo Gustavo Bolívar Hugo León Ferrer [77]
63 2011 Los herederos del Monte Cristina Policastro Hugo León Ferrer [78]
64 La reina del sur[nota 9] Roberto Stopello Patricio Wills [79]
65 Mi corazón insiste en Lola Volcán Valentina Párraga Aurelio Valcárcel Carroll [80]
66 Amar de nuevo Enrique Torres Enrique Torres
Martín Halac
[81]
67 La casa de al lado José Ignacio Valenzuela David Posada [82]
68 Flor salvaje Perla Farías Hugo León Ferrer [83]
69 Una maid en Manhattan Luis Zelkowicz Aurelio Valcárcel Carroll [84]
70 2012 Relaciones peligrosas Roberto Stopello Martha Godoy
David Posada
[85]
71 Corazón valiente Marcela Citterio Carlos Lamus Alcalá [86]
72 Rosa diamante Sandra Velasco Marcela Mejía [87]
73 El rostro de la venganza Sebastián Arrau Aurelio Valcárcel Carroll [88]
74 2013 La patrona Valentina Párraga Gabriela Valentán [89]
75 Pasión prohibida Juan Camilo Ferrand Mariana Iskandarani [90]
76 El Señor de los Cielos[nota 10][nota 11] Luis Zelkowicz Marcela Mejía [91]
77 Dama y obrero[nota 12] Sandra Velasco Jairo Arcila Murillo [92]
78 Marido en alquiler Perla Farías David Posada [93]
79 Santa diabla José Ignacio Valenzuela José Gerardo Guillén [94]
80 2014 La impostora Sebastián Arrau
Coca Gómez
Daniel Camhi [95]
81 En otra piel Laura Sosa José Gerardo Guillén [96]
82 Camelia la Texana Rodrigo Ordóñez Diego Ramón Bravo [97]
83 Reina de corazones[nota 13] Marcela Citterio David Posada [98]
84 Señora Acero[nota 14] Roberto Stopello Ana Graciela Ugalde
85 Los miserables Valentina Párraga Araceli Sánchez Mariscal
86 Villa paraíso Alex Hadad Jose Bravo
87 Tierra de reyes Rossana Negrín José Gerardo Guillén
88 2015 Dueños del paraíso Pablo Illanes Gemma Lombardi Ortín
89 Bajo el mismo cielo Perla Farías
José Vicente Spataro
David Posada [99]
90 Celia Andrés Salgado Nelson Martínez
91 ¿Quién es quién? Laura Sosa Gemma Lombardi Ortín
92 2016 La querida del Centauro[nota 15] Lina Uribe Gabriela Valentán
93 Eva la Trailera Valentina Párraga David Posada [100]
94 Silvana sin lana Sandra Velasco Gemma Lombardi Ortín
95 Sin senos sí hay paraíso[nota 16] Gustavo Bolívar Nelson Martínez
96 La doña José Vicente Spataro Gabriela Valentán
97 El Chema Luis Zelkowicz Patricia Benítez Laucín
Mauricio Ochmann
98 2017 La fan[nota 17] Marcela Citterio David Posada
99 Guerra de ídolos Mariano Calasso Martha Godoy
100 Mariposa de barrio Rossana Negrín Carlos Lamus Alcalá
101 Milagros de Navidad Vários Carlos Lamus Alcalá
102 Sangre de mi tierra Valentina Párraga José Gerardo Guillén
103 2018 José José: El Príncipe de la Canción Basilio Álvarez Gabriela Valentán
104 Al otro lado del muro Laura Sosa
Leticia López Margalli
David Posada
105 Enemigo íntimo Humbert Barrero Mónica Francesca Vizzi
106 Mi familia perfecta José Vicente Spataro José Gerardo Guillén
107 Luis Miguel: La serie Vários Carla González Vargas
Mark Burnett
Pablo Cruz
108 Falsa identidad Perla Farías
Sergio Mendoza
David Posada
109 El recluso Joaquín Casasola
Enrique Vázquez
Gerónimo Barriga
Luis Salinas
110 2019 Jugar con fuego Julia Montejo
José Luis Acosta
Marcos Santana
111 El Barón Jörg Hiller Silvia Duran
112 Betty en NY[nota 18] Valentina Parraga Miguel Varoni
113 Preso No. 1 Luis Felipe Ybarra Marcel Ferrer
114 El final del paraíso[nota 19] Yesmer Uribe
Gerardo Pérez
María Alejandra Rico [101]
115 El secreto de Selena David Jasqui
Alejandro Aimetta
Francisco Cordero
116 Nicky Jam: El Ganador Endemol Shine Boomdog
117 No te puedes esconder José Luis Acosta, Eduardo Villanueva, José Camacho Alejandro Bazzano [102]
118 Decisiones: Unos ganan, otros pierden Marcos Santana
Juan Marcos Blanco
Sergio Mendoza
José Vicente Scheuren
Marcela Mejía

Década de 2020[editar | editar código-fonte]

# Ano Título Autoria Produtor executivo Ref.
119 2020 Operación Pacífico Alberto "Albatros" González Silvia Duran [103]
120 100 días para enamorarnos Ricardo Álvarez Canales Miguel Varoni

[104]

Notas

  1. No Brasil foi exibida pela CNT/Gazeta.
  2. No Brasil foi exibida pelo SBT.
  3. Internacionalmente a telenovela é mais conhecida com o nome de Adrián está de visita.
  4. No Brasil foi exibida pela RedeTV!.
  5. Baseado em Presença de Anita de Mário Donato
  6. A telenovela foi renomeada para Amores em sua segunda etapa.
  7. No Brasil foi exibida pela RecordTV.
  8. No Brasil foi exibida pela CNT.
  9. Primeira temporada de La reina del sur.
  10. El Señor de los Cielos consiste em 7 temporadas.
  11. Apenas a primeira temporada foi exibida no Brasil pela Band.
  12. A versão de Dama y obrero transmitida na Telemundo foi encurtada.
  13. A versão de Reina de corazones transmitida na Telemundo foi encurtada.
  14. Señora Acero consiste em 5 temporadas, e a partir da terceira foi denominada como Señora Acero, La Coyote.
  15. La querida del Centauro consiste em 2 temporadas.
  16. Sin senos sí hay paraíso consiste em 3 temporadas.
  17. A versão de La fan transmitida na Telemundo foi encurtada.
  18. No Brasil foi exibida pelo SBT.
  19. El final del paraíso é uma série derivada de Sin senos sí hay paraíso.

Referências

  1. «Época dorada de las telenovelas en Puerto Rico» (em espanhol). Consultado em 19 de Março de 2018. Arquivado do original em 22 de Outubro de 2014 
  2. «Televisión Estrellada» (em espanhol) 
  3. «Telenovela brasileña "El Clon" arrasa en la TV hispana de EE.UU.» (em espanhol) 
  4. «Telemundo y Argos se alían para la producción de contenidos» (em espanhol) 
  5. «Colombia: RTI, Caracol associate with Telemundo for TV production» (em inglês). Consultado em 19 de Março de 2018. Arquivado do original em 21 de Abril de 2016 
  6. «Debut of Broad-targeted Amor Descarado Pleases Telemundo Executives» (em inglês) 
  7. «Telemundo Launches Telenovela in HDTV» (em inglês) 
  8. «Telemundo estrecha su alianza con RTI Colombia» (em inglês) 
  9. «Lanzan telenovela "El Zorro: la espada y la rosa" de Telemundo-Sony» (em espanhol) 
  10. «Telemundo y Televisa llegan a un acuerdo» (em espanhol) 
  11. «Telemundo launches "El Juramento"» (em inglês) 
  12. «Con "Rosa diamante" buscan crear un puente» (em espanhol) 
  13. «Univisión fortalace sus alianzas y convierte a Telefutura en UniMás» (em espanhol) 
  14. «Joshua Mintz Named Senior Executive Vice President, Telemundo Entertainment» (em inglês) 
  15. «Campanario Entertainment, Argos Television and Telemundo Network Present Their New Super Series, Camelia la Texana» (em inglês) 
  16. «Handbook of Hispanic Cultures in the United States: Sociology» (em inglês). Consultado em 29 de abril de 2014 
  17. Novelovers Novelas De Telemundo
  18. «ALFONSO RODRÍGUEZ DE VUELTA A LA TELEVISIÓN» (em espanhol). Consultado em 29 de abril de 2014 
  19. «Osvaldo Ríos - AWARDS AND RECOGNITIONS» (em inglês). Consultado em 15 de junho de 2014 
  20. «Marielena, el último éxito mundial de Lucía Méndez» (em espanhol). Consultado em 29 de abril de 2014 
  21. «Las 20 peores telenovelas» (em espanhol). Consultado em 29 de abril de 2014. Arquivado do original em 30 de abril de 2014 
  22. «Adela Noriega, Diva de Telenovela» (em espanhol). Consultado em 15 de junho de 2014 
  23. «El peñón del amaranto, el proceso México» (em espanhol). Consultado em 29 de abril de 2014 
  24. «ACTRIZ Y CANTANTE LUCÍA MÉNDEZ REGRESA A LA CONDUCCIÓN» (em espanhol). Consultado em 15 de junho de 2014 
  25. «Aguamarina, telenovela, Have you seen Aguamarina? Rate it!» (em inglês). Consultado em 29 de abril de 2014 
  26. «Me muero por ti, telenovela, Have you seen Aguamarina? Rate it!» (em inglês). Consultado em 29 de abril de 2014 
  27. «Amantes del desierto – Telemundo (2001)» (em espanhol). Consultado em 29 de abril de 2014 
  28. «Canal 40 transmitirá Cara o cruz, coproducción de Argos y Telemundo» (em espanhol). Consultado em 29 de abril de 2014 
  29. «Adrián está de visita – RTI / Telemundo / Canal Caracol (2001)» (em espanhol). Consultado em 29 de abril de 2014 
  30. «Daniela, telenovela» (em espanhol). Consultado em 29 de abril de 2014 
  31. «TERMINÓ GRABACIÓN DE VALE TODO» (em espanhol). Consultado em 29 de abril de 2014 
  32. «La Venganza – Telemundo/RTI Producciones (2002)» (em espanhol). Consultado em 29 de abril de 2014 
  33. «SOFÍA TELEMUNDO» (em espanhol). Consultado em 15 de junho de 2014 
  34. «Ladrón de corazones – Argos/Telemundo (2003)» (em espanhol). Consultado em 29 de abril de 2014 
  35. «Amor descarado – Telemundo (2003)» (em espanhol). Consultado em 29 de abril de 2014 
  36. «Angel de la guarda, mi dulce compañía – RTI/Caracol (2003)» (em espanhol). Consultado em 29 de abril de 2014 
  37. «"Vamos a actualizar Pasión de gavilanes"» (em espanhol). Consultado em 29 de abril de 2014 
  38. «Elizabeth Cervantes, jurado en el Rally de Cortometrajes» (em espanhol). Consultado em 29 de abril de 2014 
  39. «Prisionera.- Telemundo (2004)» (em espanhol). Consultado em 29 de abril de 2014 
  40. «Gitanas – Telemundo / Argos ( 2004)» (em espanhol). Consultado em 29 de abril de 2014 
  41. «Te Voy a Enseñar a Querer.- Telemundo (2004)» (em espanhol). Consultado em 29 de abril de 2014 
  42. «Anita no te rajes – Telemundo (2004) - Todotnv.com» (em espanhol). Consultado em 29 de abril de 2014 
  43. «Debutan "La mujer de Judas" y "La mujer en el espejo")» (em espanhol). Consultado em 29 de abril de 2014 
  44. «Llega 'La Ley del Silencio'» (em espanhol). Consultado em 29 de abril de 2014 
  45. «Los Plateados -Telemundo-Argos (2005)» (em espanhol). Consultado em 29 de abril de 2014 
  46. «Amarte así, Frijolito» (em espanhol). Consultado em 29 de abril de 2014 
  47. «"El cuerpo del deseo" en los Emiratos Árabes Unidos» (em espanhol). Consultado em 29 de abril de 2014 
  48. «Ya empezó "La Tormenta"» (em espanhol). Consultado em 29 de abril de 2014 
  49. «Corazon Partido se vende a siete países europeos» (em espanhol). Consultado em 15 de junho de 2014 
  50. «Tierra de pasiones – Telemundo (2006)» (em espanhol). Consultado em 29 de abril de 2014 
  51. «Dueña y señora, telenovela» (em espanhol). Consultado em 15 de junho de 2014 
  52. «Telemundo vende el formato de Amores de mercado para España» (em espanhol). Consultado em 29 de abril de 2014 
  53. «"La viuda de Blanco" por Galavisión» (em espanhol). Consultado em 29 de abril de 2014 
  54. «La telenovela 'Marina' llega a LaSiete» (em espanhol). Consultado em 29 de abril de 2014 
  55. «El Zorro, la espada y la rosa la mejor telenovela emitida para Estados Unidos» (em espanhol). Consultado em 29 de abril de 2014 
  56. «Dame chocolate – Telemundo (2006)» (em espanhol). Consultado em 29 de abril de 2014 
  57. «"Sin vergüenza" nueva telenovela de Telemundo» (em espanhol). Consultado em 29 de abril de 2014 
  58. «Michel Brown es Ángel Cisneros en "Madre Luna"» (em espanhol). Consultado em 29 de abril de 2014 
  59. «Pecados ajenos – Telemundo (2007)» (em espanhol). Consultado em 29 de abril de 2014 
  60. «Telemundo presentará en NATPE 2008: El engaño, Victoria, Dance,dance,dance y Escalera hacía el cielo» (em espanhol). Consultado em 29 de abril de 2014 
  61. «Telenovela La traición: Danna y Cimarro juntos» (em espanhol). Consultado em 29 de abril de 2014 
  62. «Gran final de Sin Senos no hay paraíso» (em espanhol). Consultado em 29 de abril de 2014 
  63. «Nova estrena "El Juramento"» (em espanhol). Consultado em 29 de abril de 2014 
  64. «Doña Bárbara – Telemundo (2008)» (em espanhol). Consultado em 29 de abril de 2014 
  65. «El rostro de Analía – Telemundo (2008)» (em espanhol). Consultado em 29 de abril de 2014 
  66. «Más sabe el diablo mejor telenovela estadounidense de 2009» (em espanhol). Consultado em 29 de abril de 2014 
  67. «Se alargan Los Victorinos 60 capítulos más» (em espanhol). Consultado em 29 de abril de 2014 
  68. «Nova emite a partir de este lunes Niños ricos pobres padres» (em espanhol). Consultado em 15 de junho de 2014 
  69. «Conoce la historia de 'Perro amor'» (em espanhol). 22 de abril de 2010. Consultado em 15 de junho de 2014. Arquivado do original em 27 de dezembro de 2014 
  70. «'El clon' llega a México por Galavisión, conoce su historia» (em espanhol). 18 de fevereiro de 2010. Consultado em 15 de junho de 2014 
  71. «Antena 3 estrena el lunes la telenovela '¿Dónde está Elisa?'» (em espanhol). 3 de agosto de 2010. Consultado em 15 de junho de 2014 
  72. «Gran final para "Bella Calamidades" en España» (em espanhol). Consultado em 29 de abril de 2014 
  73. «Elizabeth Gutiérrez estrena telenovela» (em espanhol). 4 de agosto de 2012. Consultado em 15 de junho de 2014. Arquivado do original em 27 de dezembro de 2014 
  74. «Esta noche se estrena 'La Diosa Coronada'» (em espanhol). 22 de maio de 2013. Consultado em 19 de abril de 2014 
  75. «Gran estreno de "Alguien Te Mira" en Telemundo» (em espanhol). 8 de setembro de 2010. Consultado em 19 de abril de 2014 
  76. «Se estrena 'Aurora', la primera telenovela de Eugenio Siller en Estados Unidos» (em espanhol). 29 de outubro de 2010. Consultado em 15 de junho de 2014 
  77. «Se estrena "Ojo por ojo"» (em espanhol). 28 de maio de 2012. Consultado em 19 de abril de 2014. Arquivado do original em 29 de abril de 2014 
  78. «Esperado estreno de "Los Herederos del Monte", con Marlene Favela y Mario Cimarro» (em espanhol). 7 de janeiro de 2011. Consultado em 19 de abril de 2014 
  79. «Telemundo estrena 'La Reina del Sur' el 28 de febrero» (em espanhol). 23 de fevereiro de 2011. Consultado em 19 de abril de 2014 
  80. «Presentan Mi corazón insiste en Lola Volcán» (em espanhol). 16 de maio de 2011. Consultado em 19 de abril de 2014 
  81. «Llegan dos nuevas telenovelas» (em espanhol). 22 de maio de 2013. Consultado em 19 de abril de 2014. Arquivado do original em 29 de abril de 2014 
  82. «La 1 estrena la telenovela 'La casa de al lado' - FormulaTV» (em espanhol). 4 de novembro de 2011. Consultado em 19 de abril de 2014 
  83. «Gran estreno de "Flor Salvaje"» (em espanhol). 2 de agosto de 2011. Consultado em 19 de abril de 2014 
  84. «El tan esperado estreno de "Una Maid en Manhattan" llega el martes, 29 de noviembre» (em espanhol). 15 de novembro de 2011. Consultado em 19 de abril de 2014 
  85. «Gabriel Coronel estrena "Relaciones Peligrosas" con Telemundo» (em espanhol). 25 de janeiro de 2012. Consultado em 19 de abril de 2014 
  86. «Estreno de la telenovela "Corazón Valiente" en México» (em espanhol). 20 de agosto de 2012. Consultado em 19 de abril de 2014. Arquivado do original em 4 de março de 2016 
  87. «Estreno de la telenovela "Rosa Diamante", 10 de julho por Telemundo» (em espanhol). 10 de julho de 2012. Consultado em 19 de abril de 2014. Arquivado do original em 4 de março de 2016 
  88. «Televen estrena "El rostro de la venganza" este lunes» (em espanhol). 12 de janeiro de 2013. Consultado em 19 de abril de 2014 
  89. «Aracely Arámbula será "La Patrona"» (em espanhol). 4 de janeiro de 2013. Consultado em 19 de abril de 2014 
  90. «Pasión Prohibida se estrenará el 22 de enero» (em espanhol). 9 de janeiro de 2013. Consultado em 19 de abril de 2014. Arquivado do original em 30 de abril de 2014 
  91. «Telemundo estrena "El Señor de los Cielos" (fotos y video)» (em espanhol). 1 de abril de 2013. Consultado em 19 de abril de 2014. Arquivado do original em 29 de abril de 2014 
  92. «Ana Layevska aprende a pensar antes de actuar» (em espanhol). 27 de outubro de 2013. Consultado em 19 de abril de 2014. Arquivado do original em 2 de fevereiro de 2014 
  93. «Talento venezolano se podrá ver en la novela "Marido en alquiler"» (em espanhol). 2 de setembro de 2013. Consultado em 19 de abril de 2014 
  94. «Así fue el final de "Santa Diabla"» (em espanhol). 25 de fevereiro de 2014. Consultado em 19 de abril de 2014. Arquivado do original em 29 de abril de 2014 
  95. «'La Impostora' con Christian Bach y Sebastián Zurita comienza en enero en Telemundo (FOTOS)» (em espanhol). 19 de dezembro de 2013. Consultado em 15 de junho de 2014 
  96. «Gran estreno de "En otra piel"» (em espanhol). 19 de fevereiro de 2014. Consultado em 19 de abril de 2014. Arquivado do original em 29 de abril de 2014 
  97. «'Camelia La Texana' estrena y engancha a millones» (em espanhol). 27 de fevereiro de 2014. Consultado em 19 de abril de 2014 
  98. «Gran estreno de Reina de corazones» (em espanhol). 15 de abril de 2014. Consultado em 15 de junho de 2014 
  99. «"Bajo el mismo cielo", la nueva novela de Telemundo» (em espanhol) 
  100. «Telemundo inicia las grabaciones de la nueva novela "Eva La Trailera"» (em espanhol) 
  101. «Telemundo anuncia nueva súper serie y spinoff de Sin senos sí hay paraíso». todotvnews.com (em inglês). 9 de maio de 2019. Consultado em 11 de agosto de 2019. Cópia arquivada em 9 de maio de 2019 
  102. «TELEMUNDO TO PREMIERE HIGHLY-ANTICIPATED LIMITED SERIES NO TE PUEDES ESCONDER MONDAY, SEPTEMBER 30 AT 10PM/9C». nbcumv.com (em inglês). 3 de setembro de 2019. Consultado em 3 de setembro de 2019 
  103. «Fecha de estreno y tráiler de la superserie de Telemundo Operación pacífico». peopleenespanol.com (em espanhol). 8 de janeiro de 2020. Consultado em 20 de janeiro de 2020 
  104. «Telemundo | 100 Dias Para Enamorarnos». nbcumv.com (em espanhol). Consultado em 21 de março de 2020