La patrona

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
La patrona
A Patroa (ANG / MOZ)
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Drama
Duração 45 min. aproximadamente
Criador(es) José Ignacio Cabrujas
Julio César Mármol
País de origem  Estados Unidos
 México
Idioma original Espanhol
Produção
Produtor(es) México Argos Comunicación
Elenco Aracely Arámbula
Jorge Luis Pila
Christian Bach
ver mais
Tema de abertura "La patrona soy yo", por Aracely Arámbula
Tema de encerramento "Juntos tu y yo", por Aracely Arámbula
Exibição
Emissora de televisão original Estados Unidos Telemundo
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Transmissão original 8 de janeiro de 20139 de julho de 2013
N.º de episódios 127
Cronologia
Corazón valiente
Marido en alquiler
Programas relacionados La dueña (1984)
Santa Bárbara
O Outro Lado do Paraíso

La patrona é uma telenovela estadunidense-mexicana produzida e exibida pela Telemundo entre 8 de janeiro e 9 de julho de 2013[1].

Se trata de um remake da novela venezuelana La dueña, produzida em 1984.

Foi protagonizada por Aracely Arámbula[2] e Jorge Luis Pila e antagonizada por Christian Bach, Erika de la Rosa e Joaquín Garrido.

Produção[editar | editar código-fonte]

Em abril de 2012, a atriz Aracely Arámbula assinou um contrato de exclusividade com a cadeia Telemundo. O próprio canal anunciou a contratação da atriz, por meio de um comunicado à imprensa. A expectativa era que Aracely estrelasse uma das novelas previstas para ir ao ar nos próximos anos[3]. Em julho do mesmo ano, a atriz foi confirmada como protagonista da novela La patrona[4].

O ator Jeancarlo Canela foi o primeiro cotado para ser o protagonista masculino da novela[5]. Posteriormente Mario Cimarro foi confirmado como protagonista masculino da trama. Porém Aracely Arámbula não ficou contente com isso e exigiu um outro ator, pois ela não queria ter que passar com Mario tudo o que as outras atrizes que contracenaram com ele passaram. Jeancarlo Canela foi chamado para fazer testes pra novela[6]. Porém quem se tornou o protagonista masculino foi o ator Jorge Luis Pila[7].

As gravações da novela começaram em outubro de 2012 e teve cenas rodadas no México, em cidades como Querétaro, Zacatecas e no Distrito Federal[8]. Elas foram finalizadas em 7 de junho de 2013[9].

A equipe da novela chegou a enfrentar problemas com os moradores de San Rafael, onde se passavam as gravações. Os moradores do local afirmavam que o excesso de equipe reunida estava tirando a paz a a tranquilidade de todos, além de haver dificuldade de acessos no local[10].

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gabriela Suárez uma jovem humilde, mas batalhadora, que ganha a vida como mineradora no povoado de San Pedro del Oro. As riquezas minerais são a principal fonte de renda do local e há anos são exploradas pela família da implacável Antônia Guerra. As coisas tendem a mudar, no entanto, quando Tigre, o pai de Gabriela, descobre uma região com potencial minerador ainda inexplorado, que poderá mudar a situação financeira de sua família – bem como causar sérios conflitos com Antônia Guerra. As coisas se complicam ainda mais quando Alejandro, filho mais velho de Antônia, regressa a San Pedro para assumir os negócios da família e acaba apaixonando-se por Gabriela, sem saber que a jovem esconde uma forte e traumática ligação do passado com o irmão dele, Fernando. Só que Antônia vai começar uma batalha árdua para tirar Gabriela de seu caminho, fazendo-a passar pelos mais difíceis dias de sua vida, atormentando sua vida por anos. Só que Antônia não contava que Gabriela ia passar por cima de todas as represálias que sofreu anos que passou trancada e está de volta a San Pedro del Oro para fazer justiça e fazer aqueles que tiraram tudo dela, pagar suas dividas. Agora como Verônica Dantés vai mostrar quem é a verdadeira PATROA!

Elenco[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Telemundo estrena telenovela La patrona producida por Telemundo Studios y Argos Televisión». Produ.com. 18 de dezembro de 2012. Consultado em 22 de dezembro de 2017. 
  2. «ENCUESTA – Aracely Arámbula se transforma en La patrona». People en español. 17 de outubro de 2012. Consultado em 22 de dezembro de 2017. 
  3. «Aracely Arámbula firma contrato con Telemundo». People en Español. 8 de maio de 2012. Consultado em 17 de janeiro de 2018. 
  4. «Se acerca "La patrona", con Aracely Arámbula». Tv Boricuasa. 21 de julho de 2012. Consultado em 17 de janeiro de 2018. 
  5. «Jencarlos Canela Protagonista De Telenovela "La Patrona"». Starmedia. 3 de maio de 2012. Consultado em 17 de janeiro de 2018. 
  6. «Aracely Arámbula quiere a Jencarlos Canela de pareja y no a Mario Cimarro». Primera hora. 21 de setembro de 2012. Consultado em 17 de janeiro de 2018. 
  7. «Jorge Luis Pila pareja de Aracely Arámbula en La Patrona». TVyEspectaculos. 1 de outubro de 2012. Consultado em 17 de janeiro de 2018. 
  8. «Inician las grabaciones de La Patrona, de Telemundo». News Line Report. 30 de outubro de 2012. Consultado em 17 de janeiro de 2018. 
  9. «Erika de la Rosa y Mario Loria Empiezan a Despedirse de 'La Patrona'». Novela Lounge. 5 de junho de 2013. Consultado em 17 de janeiro de 2018. 
  10. «Vecinos de San Rafael dificultan las grabaciones de La Patrona». SDP Notícias. 24 de dezembro de 2012. Consultado em 17 de janeiro de 2018. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]