Malhação (13.ª temporada)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Malhação
Logotipo da temporada a partir de abril de 2006.
Informação geral
Formato Série
Gênero Soap opera
Duração 25 minutos
Criador(es) Paula Amaral
Izabel de Oliveira
Flávia Lins e Silva
País de origem  Brasil
Idioma original (em português)
Produção
Diretor(es) Paola Pol Balloussier
Leonardo Nogueira
Elenco
Tema de abertura "Te Levar" / "Lutar Pelo o Que é Meu", Charlie Brown Jr.
Tema de encerramento "Lutar Pelo o Que é Meu" (instrumental), Charlie Brown Jr.
(Dentre outras músicas)
Exibição
Emissora de televisão original Rede Globo
Formato de exibição 480i (SDTV)
Transmissão original 16 de janeiro de 2006 - 12 de janeiro de 2007
N.º de episódios 262
Cronologia
12.ª temporada
(2005-2006)
14.ª temporada
(2007)

A décima-terceira temporada da série de televisão brasileira Malhação foi produzida e exibida pela Rede Globo entre 16 de janeiro de 2006 e 12 de janeiro de 2007.[1] Com sinopse de Flávia Lins e Silva e autoria de Paula Amaral e Izabel de Oliveira, e direção geral de Leonardo Nogueira e Mário Márcio Bandarra e direção de núcleo de Ricardo Waddington.

Contou com Luiza Valdetaro, Bernardo Melo Barreto, Gabriel Wainer, Monique Alfradique, Camila dos Anjos, Thiara Palmieri, Dudu Pelizzari e Marco Antônio Gimenez nos papéis principais.[2]

Produção[editar | editar código-fonte]

Para produção de skate desta temporada contou com a consultoria de André Viana na época Presidente da Federação de Skate do Estado do Rio de Janeiro. O trabalho visava atender a demanda da direção de arte no design e supervisão de construção de pistas e equipamentos (cenografia) e pesquisa de moda (figurino), assim como a introdução do elenco ao mundo do skate (iniciação) e também a coordenação de uma equipe especializada de dublês contratada para manobras radicais durante todo o ano. Foi construída uma piscina com fundo redondo dentro do Projac e uma pista de madeira no Studio A, que depois teve parte transferida para a cidade cenográfica.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Durante um campeonato no Múltipla Escolha, Cauã (Bernardo Mello Barreto) conhece a também skatista Manuela Prado (Luiza Valdetaro), que, mais tarde, descobre ser sua vizinha. Eles se apaixonam, mas o romance é ameaçado pelo ex-namorado da moça, Eduardo Andrade (Gabriel Wainer), o líder do grupo de skatistas Largados. Ele vê Cauã como uma ameaça nas pistas e no amor, e faz tudo para prejudicar o rival. A ironia é que os dois vão acabar descobrindo que são irmãos. No passado, a mãe de Eduardo, Sônia Andrade (Ângela Figueiredo), descobriu que seu marido, o empresário Marco Aurélio (Juan Alba), tinha um caso com Luana (Regina Remencius), e ofereceu dinheiro à moça para que ela sumisse. Grávida de Marco Aurélio e convencida de que ele não queria a criança, Luana se mudou para a Califórnia, onde conheceu Daniel (Marcello Novaes). Os dois se casaram e registraram a criança como Cauã San Martin. Mais tarde, Luana e Daniel voltaram ao Brasil para morar em Florianópolis, onde adotaram outro menino, Lucas.

Em 2006, Daniel arranja um emprego no Rio de Janeiro e vai morar na cidade com Luana e os filhos, que são matriculados no Múltipla Escolha. Quando Luana lê no jornal que o campeonato de skate é patrocinado por Marco Aurélio, tenta contar ao filho a verdade sobre seu pai. Mas no caminho para casa, é atropelada e morre. Daniel conhece Raquel (Cláudia Ohana), madrasta de Manuela, por quem acaba se apaixonando. Isso para a felicidade de Cauã e Manu, que estão namorando. Para separar o casal, Eduardo se une a Priscila (Monique Alfradique), uma menina rica e mimada que se interessa por Cauã. Depois de inúmeras sabotagens e armações, Eduardo descobre que tem leucemia. Para sua surpresa, Cauã é o único doador compatível, e fica ao seu lado o tempo todo.

No final da temporada, Marco Aurélio descobre que Cauã é seu filho, graças a uma carta em que Luana contava a ele que estava grávida. Sônia havia tentado destruir a carta, mas a empregada Rosa (Cidinha Milan) a guardara. Marco Aurélio se reaproxima de Cauã, que, mais tarde, vai morar com Manuela na Califórnia. Eduardo se recupera da doença. O Múltipla Escolha ganhou novos alunos nesta temporada, entre eles Siri (Marcos Pitombo), melhor amigo de Cauã. Siri é apaixonado por sua bicicleta, sua fonte de renda, com a qual entrega flores, documentos e tudo o que consegue carregar para garantir o sustento do filho de um ano, Davi.

Há também a doce e romântica Marina (Juliana Boller), amiga de Manuela, que foi criada pela irmã, Vitória (Francisca Queiroz), e tem com ela uma relação de cumplicidade; Fred (Dudu Pelizzari), irmão de Priscila e comparsa do vilão Eduardo, que se apaixona por Jaque (Joana Balaguer) e arruma confusão com Urubu (Marco Antônio Gimenez); Cleiton (Fabrício Santiago), morador de uma comunidade carente, que se torna amigo leal de Cauã; Bodão (Bernardo Mendes), morador da república, que implica com Rafa (Ícaro Silva); Giovana (Giordanna Forte), sobrinha de Afrânio (Charles Paraventi), que, após decidir morar na república, exige uma série de mordomias por causa de seu parentesco; e Tuca (Karen Junqueira), extrovertida e vaidosa menina, que conquista o coração de Rafa.

A equipe do colégio também cresceu. Professor de física e um verdadeiro gênio, Adriano (Daniel Boaventura) se torna diretor e conta com o apoio de sua metódica assistente Bárbara (Karla Muga), uma secretária organizada, disciplinada e “certinha”, que tenta esconder a beleza atrás dos óculos e terninhos, mas não consegue. Irmã de Marina, Vitória é a nova professora de literatura. Há três anos sofreu um acidente que a deixou paraplégica, mas leva a vida sempre com bom humor. Para completar o corpo docente, Peixotão (Otto Jr) é o professor de educação física mais linha dura que o Múltipla Escolha já teve: oriundo da escola militar, acredita que seus métodos rigorosos são para o bem dos alunos.

Ainda nesta temporada, Dona Vilma (Bia Montez) conta com a ajuda de Bel (Laila Zaid) e Download (Wagner Santisteban) para tocar o Gigabyte. Jaque e Urubu se casam. O trio João (Java Mayan), Kiko (Alexandre Slaviero) e Marcão (José Loreto) continua aprontando todas, mas Kiko desiste da carreira de modelo e abre com João o Largadão Skate Shop, um trailer alugado de Dona Vilma, onde os dois trabalham consertando e fabricando skates e morando juntos. Pedro (César Cardadeiro) enfrenta a pressão de Download, que assume o papel de irmão mais velho, e se torna grande amigo de Antônia (Marcela Barrozo) e Lucas. Amanda (Thiara Palmieri) se aproxima de Priscila, de quem se torna cúmplice nas maiores armações, e termina com Kiko quando ele desiste da carreira de modelo. Depois de muitas tentativas, Afrânio se torna responsável pela república e disputa com Peixotão o amor da professora Beth (Chris Couto).

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
Luiza Valdetaro Manuela Prado (Manu)
Bernardo Melo Barreto Cauã San Martin
Gabriel Wainer Eduardo Andrade (Edu)
Monique Alfradique Priscila Bittencourt
Camila dos Anjos Roberta Valença
Thiara Palmieri Amanda Pinheiro
Dudu Pelizzari Frederico Bittencourt (Fred)
Marco Antônio Gimenez Alexandre Camelo (Urubu)
Joana Balaguer Jaqueline Garcia (Jaque)
Java Mayan João Garcia
Juliana Boller Marina Vilela
Gian Bernini Wellington Montes (Mulambo)
Alexandre Slaviero Carlos Henrique Soares (Kiko)
Laila Zaid Isabel Freitas (Bel)
Marcos Pitombo Roger Roma (Siri)
Wagner Santisteban Igor Palma (Download)
Ícaro Silva Rafael Monteiro (Rafa)
Giordanna Forte Giovana Scarponi
Karen Junqueira Teresa Maia (Tuca)
Bernardo Mendes Ivan Cardoso (Bodão)
José Loreto Marcolino da Silva (Marcão)
Cláudia Ohana Raquel Valença
Marcello Novaes Daniel San Martin
Fabrício Santiago Cleiton Souza
Daniel Boaventura Adriano Lopes
Francisca Queiroz Vitória Vilela
Juan Alba Marco Aurélio Andrade
Ângela Figueiredo Sônia Andrade
Bia Montez Vilma Ribeiro da Silva
Nuno Leal Maia Paulo Pasqualete
Chris Couto Beth Leão
Leonardo Machado Hugo
Charles Paraventi Afrânio
Karla Muga Bárbara
André D'Biase Vinícius Lemos
Tássia Camargo Lúcia Gomes
Alessa Monticelli Karina
Otto Jr. Peixotão
Cidinha Milan Rosa
Karla Nogueira Aurélia
Evelyn Oliveira Joana
Joe Wolfart Waldisney
César Cardadeiro Pedro San Martin
Marcela Barrozo Antônia Valença
Arthur Lopes Lucas Gomes (Luquinhas)
Dudu Cury Mateus

Participações especiais[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
Lisandra Parede Lavínia
Vitor Novello Antônio Ramos (Tonzinho)
Mateus Solano Carlos
Vitor Hugo Tesoura
Alice Borges Margareth
Adriano Garib Nogueira
Dig Dutra Leila
Betty Erthal Aracy
Jullie Jane
Luís Salem Haroldo
Alexandre Barros Caio
Sandro Mineirinho ele mesmo
Flávia Rubim Estela (Estelinha)
Zéu Britto Juca
Marcella Valente Camila
Regina Remencius Luana
Gisela Marques Glória
Gregório Duvivier Gilson
Roberto Arduim Romeu
Bruno Gradim Verme
Paula Kill Marcela Prado
Diana Herzog Luciana (Lu)
Sura Berditchevsky Noêmia
Jandir Ferrari Peçanha
Nildo Parente Requião
Élcio Romar Boi
Caco Baresi
Paulo Giardini Gerson Siqueira (Siqueira)
Blota Filho Dr. Otto
Arthur Kohl Lourival
Ariela Massotti Clarinha
Henrique César Almirante
Eunice Silva Marcelina
William Vita Joaquim
Cristina Amadeo Christiane
Jacquelijne Sperandio Bianca
Bellatrix Serra Lana
Licurgo Spinola Deodato
Charles Myara Itamar
Josie Pessoa Silvinha
Jorge Neves Renato
Erom Cordeiro Wagner
Júlia Sabugosa Kátia
Micael Borges Zeca
Pablo Falcão Vampirão
Márcia Maróstica Lívia Melo
Fernanda Pontes Tatiana (Tati)
Maria Eduarda Machado Cecília Junqueira Albuquerque (último capítulo)
Thaila Ayala Marcela Persí (último capítulo)
Fiorella Mattheis Vivian Pimenta (último capítulo)

Reprise[editar | editar código-fonte]

Foi reexibida na íntegra pelo Canal Viva entre 25 de setembro de 2017 e 25 de setembro de 2018, substituindo a 12.ª temporada e sendo substituída pela 14.ª temporada.[3]

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Malhação - Nacional 2006[editar | editar código-fonte]

Malhação - Nacional 2006
Trilha sonora de Vários artistas
Gênero(s) Trilha Sonora
Idioma(s) Português
Formato(s) CD, download digital
Gravadora(s) Som Livre

Capa: Luiza Valdetaro, Bernardo Mello Barreto e Gabriel Wainer como Manuela, Cauã e Eduardo, respectivamente, e logotipo acima.

N.º TítuloMúsicaPersonagem Duração
1. "Lutar Pelo o Que é Meu"  Charlie Brown Jr.Abertura 03:23
2. "Ódio"  LuxúriaPriscila 04:12
3. "Matriz"  RamirezEduardo 02:44
4. "O Vento"  Los HermanosCauã 03:35
5. "Quero Só Você"  AfroreggaeEduardo e Manuela 04:18
6. "Pescador de Ilusões"  O RappaGeral 04:24
7. "Dia Comum"  DetonautasCauã 06:02
8. "O Que Tiver Que Ser"  Marjorie EstianoJaqueline e Urubu 04:28
9. "Quem Sabe Um Dia"  Charlotte ChurchMarina 03:45
10. "Eu Não Sou Uma Flor (I'm Not Beautiful)"  CamilaPriscila 03:30
11. "Beijos, Blues e Poesia"  K-SISCauã e Manuela 03:20
12. "A Idade do Céu (La Edad del Cielo)"  MoskaCleiton e Roberta 03:14
13. "Vale de Lágrimas"  Lulu SantosGeral 03:50
14. "2 A"  Os Paralamas do SucessoGeral 03:59
15. "O Que Eu Não Disse"  Z.D.S.Bel e Download 03:41
16. "Real Gold"  Black Alien  03:17
17. "Cê Sabe"  Gustavo NunesDaniel e Raquel 03:32

Malhação - Internacional 2006[editar | editar código-fonte]

Capa: Thiara Palmieri, Gabriel Wainer, Laila Zaid, Marcos Pitombo, Gian Bernini, Camila dos Anjos, Dudu Pelizzari, Ícaro Silva e Karen Junqueira como Amanda, Eduardo, Bel, Siri, Mulambo, Roberta, Fred, Rafa e Tuca, respectivamente, e logotipo abaixo.

  1. Movin' On - Ian Van Dahl (Tema de Cauã e Manuela)
  2. Your Body - Tom Novy
  3. S.O.S. - Rihanna
  4. Come Clean (Remix) - Hilary Duff
  5. Stupid Girl - Pink (Tema de Priscila)
  6. Youth - Matisyahu
  7. No Tomorrow - Orson
  8. The Only Difference Between Martyrdom And Suicide Is Press Coverage - Panic! At The Disco
  9. Lights And Sounds - Yellowcard
  10. Dirty Little Secret - The All-American Rejects
  11. Breakaway - Kelly Clarkson
  12. Untitled - Simple Plan (Tema de Eduardo)
  13. Waiting For You - Ben Harper (Tema de Cleiton e Roberta)
  14. Tow Truck Co-Pilot - The Rewinders
  15. Sweet Mamma - Babootz & Da Big Boy Daddy
  16. Not Scared - Ásfora

Referências

  1. «Após cinco anos, Cabeção deixa "Malhação" em janeiro». UOL. 22 de dezembro de 2005. Consultado em 29 de junho de 2016 
  2. «"Malhação" escala atriz de "América"». Folha Ilustrada. 19 de dezembro de 2005. Consultado em 8 de setembro de 2017 
  3. «"Malhação 2006" tem estreia confirmada no Canal Viva». Na Telinha. 2 de setembro de 2017. Consultado em 8 de setembro de 2017