Michel Rocard

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Michel Rocard
Michel Rocard
Primeiro-ministro da França França
Período 10 de maio de 1988
até 15 de maio de 1991
Antecessor(a) Jacques Chirac
Sucessor(a) Édith Cresson
Vida
Nascimento 23 de agosto de 1930
Courbevoie, França
Morte 2 de julho de 2016 (85 anos)
linkWP:PPO#França

Michel Rocard (Courbevoie, 23 de agosto de 1930 - 2 de julho de 2016) foi um político francês. Ocupou o cargo de primeiro-ministro da França, entre 10 de maio de 1988 a 15 de maio de 1991, e foi desde 1994 deputado no Parlamento Europeu, membro do grupo parlamentar do Partido Socialista Europeu.

Nascido em 1930, em Courbevoie (ao oeste de Paris), aliou à militância socialista aos 19 anos, primeiro no Partido Socialista Unificado (PSU) e depois, em 1974, no Partido Socialista. Em maio de 1988, se tornou primeiro-ministro de Mitterrand, com quem manteve épicas divergências por sua visão de esquerda, interpretadas à época como uma concessão à alma mais social-democrata do partido ou, como se chamou na França, "a segunda esquerda".

Rocard liderou o próprio partido durante alguns meses entre os anos de 93 e 94, quando foi a Bruxelas como eurodeputado no Parlamento Europeu, no qual ficou até 2009.

Ferrenho europeísta, em sua última entrevista, há apenas duas semanas, defendeu o "Brexit" na revista "Le Point", já que, em sua opinião, a União Europeia (UE) se livraria do freio que o Reino Unido representa para a sua integração.

Além de seus cargos institucionais e orgânicos, Rocard deixou marca com suas teses sobre a necessária modernização da esquerda, aproximando-a ao liberalismo, que criaram uma escola no socialismo francês da qual bebem, por exemplo, o atual presidente, François Hollande, e o atual primeiro-ministro, Manuel Valls.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Jacques Chirac
Primeiro-ministro da França
1988 - 1991
Sucedido por
Édith Cresson
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.