Norrland

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Norrland
Região histórica da Suécia
País  Suécia
Área 242 735 km2
População 1  158  140 (2 003)
As quatro regiões da Suécia até 1809, com a região de Norrland abrangendo também o norte da Finlândia.

Norrland é uma das três regiões históricas da Suécia (landsdelar) - Norrland, Svealand e Götaland.[1] [2] [3]
Atualmente, estas regiões não possuem funções administrativas, nem significado político, mas estão todavia presentes em contextos históricos, culturais, escolares, turísticos e desportivos, sendo por exemplo utilizadas nos boletins meteorológicos da televisão e da rádio suecas.

A região ocupa cerca de 60% do país, e está localizada na metade norte da Suécia, fazendo divisa ao sul com a região histórica de Svealand, a oeste e noroeste com a Noruega e no nordeste com a Finlândia.[4]

Até 1809, quando a Finlândia pertencia a Suécia, o país estava dividido em quatro regiões históricas, sendo que Norrland abrangia também o norte da Finlândia, enquanto que o sul era ocupado pela quarta região, Österland.

Norrland ocupa aproximadamente 59% do território da Suécia.

Com exceção das áreas costeiras, Norrland é pouco povoada. 12% da população da Suécia vive em Norrland. Diferentemente de Svealand e Götaland, mais povoadas, com grandes cidades (Estocolmo, Gotemburgo, Malmö, etc) e atrações turísticas, Norrland é conhecida por sua natureza: grandes florestas, rios e áreas intactas. A maioria da população vive em áreas rurais e pequenas vilas.

Minas para a produção de metais preciosos são encontradas em Norrland. No passado, a administração de Estocolmo considerava Norrland muito mais como uma colônia com recursos naturais a serem explorados. Na história oficial da Suécia pouco é escrito sobre a parte norte do país.

Kebnekaise, a maior montanha da Suécia com 2.111 metros, está localizada na província de Lappland, no norte de Norrland.

Províncias históricas[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Províncias da Suécia

A região de Norrland está divida em nove províncias históricas (landskap):

Província histórica Cidades principais
Gästrikland vapen.svg Gästrikland Gävle
Hälsingland vapen.svg Hälsingland Söderhamn
Härjedalen vapen.svg Härjedalen
Jämtland vapen.svg Jämtland Östersund
Lappland vapen.svg Lapónia Kiruna
Medelpad vapen.svg Medelpad Sundsvall
Norrbotten vapen.svg Norrbotten Luleå
Västerbotten vapen.svg Västerbotten Umeå
Ångermanland vapen.svg Ångermanland Härnösand

Historicamente, Jämtland e Härjedalen pertenciam à Noruega até 1645, não sendo, portanto, parte de Norrland.

Região histórica População
(2005)
Área
(km²)
Número de províncias históricas Províncias históricas
Norrland 1 156 150 261 292 9 Gästrikland, Hälsingland, Härjedalen, Jämtland, Medelpad, Ångermanland, Västerbotten, Norrbotten e Lappland

Património histórico, cultural e turístico[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Thomas Lindkvist Anders Jönsson. «Svealand» (em sueco). Nationalencyklopedin – Enciclopédia Nacional Sueca. Consultado em 18 de outubro de 2015. 
  2. «Sveriges landskap». Sveriges landskap. och Stockholm, Göteborg och Malmö (em sueco) (Estocolmo: Almqvist & Wiksell). 1995. p. 4. ISBN 91-21-14445-1. 
  3. «Indelning i län och landsdelar - Swedish counties and regions» (PDF) (em sueco). Skogsstyrelsen. Consultado em 18 de outubro de 2015. 
  4. Ernby, Birgitta; Martin Gellerstam, Sven-Göran Malmgren, Per Axelsson, Thomas Fehrm (2001). «Norrland». Norstedts första svenska ordbok (em sueco) (Estocolmo: Norstedts ordbok). p. 432. ISBN 91-7227-186-8. 

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Suécia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.