O Quarto K

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Fourth K
O Quarto Kennedy (PT)
O Quarto K (BR)
Autor (es) Mario Puzo
Idioma Inglês
País  Estados Unidos
Género Ficção
Lançamento 1990
Edição portuguesa
Tradução Manuel Cordeiro
Editora D. Quixote
Lançamento 1992
Páginas 462
Edição brasileira
Tradução A. B. Pinheiro de Lemos
Editora Record
Lançamento 1991
Páginas 459
ISBN ISBN 0-394-56996-2
Cronologia
Último
O Siciliano
O Último Padrinho
Próximo

The Fourth K (O Quarto K (título no Brasil) ou O Quarto Kennedy (título em Portugal)) é um romance de Mario Puzo, publicado em 1990. O romance acontece durante o mandato presidencial fictício do personagem "Francis Xavier Kennedy," sobrinho de John F. Kennedy, Robert Kennedy e Edward Kennedy.

Resumo[editar | editar código-fonte]

O Romance se inicia com a decisão do entediado Presidente de não concorrer a um segundo mandato, e com sua agenda pessoal sendo dividida entre reuniões com o Congresso Americano, lobistas e o clube de Sócrates, composto pelos homens mais ricos e mais influentes dos EUA.

O assassinato do Papa e o sequestro e subsequente assassinato da filha de Kennedy no Domingo de Páscoa, e a descoberta de um dispositivo nuclear no coração de Manhattan chocaram a administração, e repentinamente Francis Kennedy se encontra isolado por seus oponentes, que questionam sua capacidade de agir sob a vigésima-quinta emenda da Constituição norte-americana.

Depois de passada a crise, o Presidente promete mudar a cara da política americana para todo o sempre, propondo uma economia de extrema esquerda mas com um método governamental de extrema direita. O romance detalha a campanha de reeleição de Kennedy e sua luta por sua visão do futuro.

A enfâse do romance é nos personagens. O leitor aprende sobre o passado dos personagens quando este tem que tomar uma grande decisão. Críticos afirmaram que, uma vez que o livro se foca em um personagem em particular, este é relegado ao fundo da história e nunca mais retorna à frente.

Mario Puzo afirmou:"O Quarto K foi um fracasso comercial mas meu livro mais ambicioso."[1]

Referências

  1. «The Fourth K». The Official Mario Puzo Library. Consultado em 2008-07-07.