TV Guará (Francisco Beltrão)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de TV Guará (Ponta Grossa))
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: TV Guará (Ponta Grossa) redireciona para este artigo. Para a emissora de TV maranhense afiliada à Record News, veja TV Guará (São Luís). Para outros significados, veja TV Guará.
TV Guará
TV Nova Conexão Ltda
TV Guará
Av. João Manoel dos Santos Ribas, 770
Cidade de concessão Francisco Beltrão, PR
Canais
2 VHF analógico
28.1 digital
Outros canais 28 UHF analógico/27 UHF digital - 28.1 (Ponta Grossa)/
Lista de retransmissoras
Slogan Apaixonados pelo Paraná. Apaixonados por você.
Rede SBT
Pertence a Rede Massa
Proprietário Carlos Massa
Fundação 6 de agosto de 2012 (3 anos)
Cobertura Campos Gerais, sudoeste e Litoral paranaense
Página oficial TV Guará

A TV Guará é uma emissora de televisão brasileira instalada na cidade de Ponta Grossa, com a geradora em Francisco Beltrão, ambas no interior do Paraná. A emissora tem concessão e sintonizado no canal 2 VHF na cidade de Francisco Beltrão, tendo retransmissora no canal 28 UHF em Ponta Grossa.

A emissora pertence à Rede Massa, grupo de comunicação de rádios e TVs pertecente ao apresentador Carlos Massa, mais conhecido como Ratinho. A emissora entrou no ar em 2012, tornando-se a quinta emissora de TV do grupo Rede Massa de Televisão e a mais jovem afiliada ao Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Cobre maior parte de Paraná através das retransmissoras, até então eram utilizadas pelas antigas quatro geradoras.

História[editar | editar código-fonte]

Sede da emissora em Ponta Grossa.

Após vencer licitação, o grupo da Rede Massa instalou os equipamentos na cidade de Ponta Grossa e sua geradora em Francisco Beltrão entre 2011 a 2012.

Desde então, o Canal 2 teve diversas datas de entradas no ar adiadas.[1] Desta vez, foi marcado para o dia 6 de agosto de 2012,[2] às 7 horas da manhã com afiliação ao SBT que retransmite todos os programas locais de Curitiba, mas que também transmite programas de Ponta Grossa.

No dia 3 de agosto de 2012, o jornalista e o apresentador da emissora Denian Couto conversou pela manhã com as equipes de jornalismo, na qual destacou que o conteúdo do jornalismo, será voltado inteiramente à comunidade, mostrando os problemas, as necessidades e as coisas boas dos municípios da região. “Mas nós vamos fazer diferente do que as emissoras locais fazem hoje. Nós vamos até onde a concorrência não vai, com uma qualidade técnica, mas sem perder o foco da notícia.”, diz. O diretor geral da emissora, Jairo Cajal Junior, esteve no estúdio de exibição da programação, em em últimos preparativos da entrada da emissora no ar.[3]

No dia 4 de agosto de 2012, o Grupo Massa recebeu o mercado publicitário com feijoada para apresentação comercial da emissora e contou com a presença do presidente do Grupo Silvio Santos, Guilherme Stoliar, do Diretor Nacional de Vendas do SBT, Henrique Casciato e do Diretor de Rede e Afiliadas do SBT, Roberto Franco. Eles foram recepcionados pelos diretores da Rede Massa, além de Carlos Massa, o Ratinho, principal acionista da empresa.[4]

A TV Guará entrou no ar no dia 6 de agosto de 2012, exatamente às 7 horas da manhã, quando entrou no ar o primeiro programa local, o Jornal da Massa, com as notícias da região e pelo menos seis entradas ao vivo (com apresentações de Denian Couto e Fernanda Rocha), às 12h40 o Tribuna da Massa e às 19h20 o SBT Paraná, todos nos estúdios de Curitiba, com exceção do Tribuna da Massa, gravado nos estúdios da TV Guará em Ponta Grossa.

No dia da inauguração, a emissora passou a cobrir 63 municípios, atendendo total de mais de 1,6 milhão de habitantes, substituindo sinais de retransmissoras de TVs Iguaçu, Cidade, Tibagi e Naipi.[5] [6]

A TV Guará pode ser vista em dois canais em Francisco Beltrão: a geradora no Canal 2 e o Canal 14.[7] A inusitada de dois canais na mesma cidade é por conta de a Rede Massa ter requerido junto ao Ministério das Comunicações repetidora auxiliar para melhor cobertura da cidade/região.[8] Uma semana depois da inauguração, o canal 4 de Francisco Beltrão saiu do ar e foi cedido a TVCi que por um acordo o canal de Paranaguá foi trocado pelo canal instalado em Francisco Beltrão e a Rede Massa pode instalar mais uma afiliada no interior do estado.

Referências

  1. Rede Massa lança TV Guará Cabore (27 de julho de 2012). Visitado em 08-08-2012.
  2. Giorgio Guedin (26 de julho de 2012). TV Guará / Rede Massa Ponta Grossa estreia em agosto SULBRTV. Visitado em 08-08-2012.
  3. Da Redação (4 de Agosto de 2012, às 6hs). TV Guará estreia programação nessa segunda JM News. Visitado em 08-08-2012.
  4. Giorgio Guedin (6 de agosto de 2012). Rede Massa apresenta a TV Guará SULBRTV. Visitado em 08-08-2012.
  5. Da Redação (3 de agosto de 2012). Rede Massa lança sua quinta emissora no Paraná Portal IMPRENSA. Visitado em 08-08-2012.
  6. Bárbara Sacchitiello (27 de Julho de 2012, 9hs28min). Rede Massa lança a TV Guará Meio e Mensagem. Visitado em 08-08-2012.
  7. Listando canais de Francisco Beltrão (PR) Portal BSD. Visitado em 08-08-2012.
  8. Listando canais de Ponta Grossa (PR) Portal BSD. Visitado em 08-08-2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.