Saltar para o conteúdo

Turismo na região Sudeste do Brasil: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m
Linha 54: Linha 54:
[[Categoria:Turismo no Brasil|Sudeste]]
[[Categoria:Turismo no Brasil|Sudeste]]
[[Categoria:Região Sudeste do Brasil]]
[[Categoria:Região Sudeste do Brasil]]
[[filha da puta

Revisão das 00h11min de 19 de fevereiro de 2009

Região Sudeste do Brasil.

Uma das atividades econômicas mais importantes na região Sudeste do Brasil é o turismo. É nessa região que se localizam vários dos pontos turísticos mais visitados do país. O Rio de Janeiro é internacionalmente conhecido por suas praias e pelo carnaval carioca, além de ser um grande pólo de turismo cultural. São Paulo, também conhecida mundialmente, é o maior centro financeiro do Brasil, e conta com diversos centros culturais e de entretenimento. Em Minas Gerais, localizam-se as mais importantes cidades históricas do Brasil, como Ouro Preto, Tiradentes e Diamantina. O Espírito Santo atrai milhares de turistas todos os anos devido a suas praias.

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro possui diversas atrações.

A capital fluminense é internacionalmente conhecida pela beleza de suas praias e morros, além de ser um grande pólo de turismo cultural, contemplada por diversos museus, teatros e casas de espetáculos. Segundo a EMBRATUR, é o destino mais procurado pelos turistas estrangeiros que visitam o Brasil a lazer, e o segundo colocado no turismo de negócios e eventos.[1][2] Abriga também a maior floresta urbana do mundo, no Parque Estadual da Pedra Branca.[3] O Cristo Redentor, eleito uma das sete maravilhas do mundo moderno, o morro do Pão de Açúcar (com seu famoso teleférico), a lagoa Rodrigo de Freitas, as praias de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca, a floresta da Tijuca, a Quinta da Boa Vista, a Cinelândia, o Largo do Boticário, o Jardim Botânico e o Estádio do Maracanã estão entre os principais pontos de visitação.

Rio de Janeiro, a segunda maior cidade e principal pólo turístico do Brasil.

Entre os maiores eventos do calendário carioca, destacam-se o Carnaval, o Festival Internacional de Cinema, a Mostra do Filme Livre, a Bienal do Livro, o Fashion Rio, o Anima Mundi e a festa do réveillon em Copacabana. Quanto aos pontos de referência do turismo cultural, podem-se elencar, entre tantos, o Museu Histórico Nacional, o Museu Nacional de Belas Artes, o MAM, o Real Gabinete Português de Leitura, o Palácio do Catete e o Theatro Municipal.

No sul do estado, a cidade de Paraty, com sua arquitetura colonial, e Angra dos Reis, com suas ilhas e Ilha Grande são os destaques. Ao norte do estado, são muito procuradas as praias da região dos Lagos, com Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Rio das Ostras. A região serrana conta com Teresópolis, Petrópolis e a vila de Visconde de Mauá, no município de Itatiaia, como refúgios de inverno para se aproveitar o frio.

As cidades mais visitadas são Rio de Janeiro, Niterói, Paraty, Angra dos Reis, São Gonçalo, Cabo Frio, Rio das Ostras e Búzios.

São Paulo

Em São Paulo o turismo é diversificado. Com 39.827.690 habitantes (IBGE/2007)[4], é o estado mais populoso do Brasil, e principal motor econômico do país.

A capital paulista é o principal centro financeiro e a maior cidade do Brasil. Contando com a maior rede hoteleira do país, oferece vários pontos de entretenimento, centros culturais, museus, parques e diversos tipos de arquitetura, presentes principalmente na região central. Segundo a EMBRATUR, a cidade é destino mais procurado pelos estrangeiros que viajam ao Brasil a negócios, eventos e convenções, e a terceira colocada nas viagens de lazer.[2] Após receber o título de capital mundial da gastronomia, a cidade conta com grande procura pelo turismo gastronômico. Muitos dos melhores restaurantes do Brasil encontram-se na capital paulista, com uma enorme variedade de culinárias para todos os bolsos.

São Paulo, principal centro financeiro e maior cidade do Brasil. É também a cidade mais visitada pelos estrangeiros que viajam ao Brasil a negócios.[2]

Os principais eventos do calendário paulistano são: o réveillon da avenida Paulista, a Parada do Orgulho Gay (a maior do mundo), a Bienal de Arte de São Paulo, a Bienal do Livro de São Paulo, a São Paulo Fashion Week, o Carnaval de São Paulo, o Anima Mundi, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o Salão do Automóvel e o Grande Prêmio do Brasil. Entre os principais pontos de visitação, encontram-se a avenida Paulista, o MASP, o Museu da Língua Portuguesa, o Museu do Ipiranga, o Memorial da América Latina, o Parque do Ibirapuera e o Parque da Independência.

O estado possui três regiões metropolitanas: a Região Metropolitana de São Paulo, a Baixada Santista e a Região Metropolitana de Campinas. Santos, a principal cidade da Baixada Santista, possui algumas das praias mais visitadas, juntamente com Ilhabela, Ubatuba e Caraguatatuba. No interior paulista, entre as cidades mais visitadas estão: Campinas, Atibaia, Aparecida, Bragança Paulista, São José dos Campos, Campos do Jordão e Sorocaba.

Minas Gerais

É o maior estado em extensão territorial. Sua capital, Belo Horizonte, é a sexta maior cidade do Brasil, e possui vários pontos de entretenimento, museus e centros culturais. A cidade também se destaca como um dos principais centros econômicos do país. Muitos de seus símbolos e pontos turísticos são obras renomadas de Oscar Niemeyer, como o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, Edifício Niemeyer, entre muitas outras obras.

Ouro Preto, a primeira cidade brasileira a ser declarada pela UNESCO, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.

Além da capital mineira, outras cidades também são muito procuradas, como Ouro Preto, Diamantina, Tiradentes, Uberlândia, Juiz de Fora, Uberaba e Contagem. O estado não possui litoral, porém, é muito procurado pelo turismo de negócios e entretenimento nas maiores cidades, e pelo lazer nas cidades médias e pequenas. Há de se destacar os atrativos culturais das cidades históricas do estado.

O turismo em Minas Gerais é dividido em diferentes regiões, que formam um conjunto turístico em diferentes municípios de uma determinada região do estado, como Belo Horizonte e arredores, circuito das cavernas, circuito das águas, cidades históricas, serra da canastra, serra do cipó, etc.

Espírito Santo

É o terceiro maior estado em extensão territorial, porém, o menor em população e economia. Sua capital é Vitória, mas a cidade mais populosa é Vila Velha.

O estado demonstra um grande potencial turístico, embora pouco explorado. Conta com a versatilidade de ter o clima de montanha a menos de duas horas da praia, construções históricas, belezas naturais, construções e até cidades inteiras fundadas por imigrantes italianos e alemães inteiramente preservadas, dentre outras atrações.

Vila Velha e Vitória, as maiores cidades do Espírito Santo.

Em setembro de 2006, surgiu o "Projeto Visitar", que visa à revitalização do centro de Vitória. O projeto encontra-se na etapa inicial e, com a abertura dos seculares patrimônios para visitação na capital do estado, contabilizou mais de dez mil visitantes nos primeiros seis meses.

As cidades mais visitadas são: Vitória, Vila Velha, Serra, Guarapari, Linhares, Iriri, São Mateus, Marataízes, Conceição da Barra, incluindo as dunas e a vila de Itaúnas.

Referências

  1. «As cidades mais visitadas, segundo a pesquisa da Embratur». Prefeitura de Balneário Camboriú. 16 de janeiro de 2008. Consultado em 21 de junho de 2008 
  2. a b c EMBRATUR (2006). «Anúario Estatístico Volume 33 2006» (PDF). Ministério do Turismo. Consultado em 22 de junho de 2008 
  3. «A maior floresta urbana do mundo». Parque Estadual da Pedra Branca. Consultado em 07 de junho de 2008  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  4. «Estimativas / Contagem da População 2007». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 14 de novembro de 2007. Consultado em 30 de junho de 2008 

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre o Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

[[filha da puta