Usuário:Felipe da Fonseca/arquivo01

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Indicação de eliminação rápida para a página A mulher alheia ou o marido debaixo da cama

Olá, Felipe da Fonseca. A página A mulher alheia ou o marido debaixo da cama que criou foi indicada para eliminação rápida por não cumprir a seguinte regra:

  • A4: O artigo não cumpria os critérios de notoriedade. Consulte os critérios aqui. ver mais info›
Caso acredite que houve uma violação da nossa política de eliminação, abra um pedido em Wikipédia:Pedidos/Restauro ou, se preferir, deixe uma nota em minha página de discussão caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto.

Gabriel de Souza 20h50min de 5 de setembro de 2017 (UTC)

Bloqueio

Formatei o texto e espero que esteja conforme o padrão , caso contrario, desistirei da edição. Espero não ser bloqueado.

Resposta - Projetos literatura

Olá, Felipe da Fonseca. Não sei em que poderia ser útil, pois me dedico à Wikipedia por pouco tempo atualmente, e nunca me engajei em algum projeto, não tendo experiência no caso. Minha atividade na Wiki inclui literatura, onde já criei alguns verbetes. Tenho também interesse por biografias (de escritores principalmente, mas não exclusivamente), e quaisquer outros assuntos que digam interesse a Pernambuco e ao Recife em particular. No entanto, tenho atuado pouquíssimo, usando o tempo apenas a cuidar dos verbetes em que eu participei ou criei. Se ainda assim lhe interessa meu apoio, pode contar comigo, dizendo o que fazer. Boa noite. Polemaco - diga 01h38min de 11 de setembro de 2017 (UTC)

@Polemaco:, ola. Eu também não tenho muito tempo. Sim, seu apoio interessa bastante, basta fazer as edições que vc se sentir capaz para tal. A única diferença é que tentaremos organizar as atividades. Depois te explico como. --Felipe da Fonseca (discussão) 13h00min de 11 de setembro de 2017 (UTC)

Re: Projeto Literatura

Olá. Tenho interesse sim. Só não sei se poderia contribuir ativamente, pois ando sem tempo e logando pouco por aqui. Mas se precisar de ajuda com o próprio Dostoievski estarei às ordens. Sds ƝonSecta 02h56min de 11 de setembro de 2017 (UTC)

Ola @NonSecta:, obrigado pela resposta. Quando eu anunciar no esplanada te aviso. Contribua com o que puder. Sobre Dostoievski, estou realmente estudando o autor, então é provável que eu consiga por ora sozinho, mas toda ajuda é bem vinda, se quiser podemos nos organizar e dividir tarefas. Ou, se preferir, pode revisar tudo depois. Existem também os artigos das obras de Dostoiévski, que me parecem que devem estar em harmonia com o artigo principal, podemos trabalhar em conjunto também neste sentido. --Felipe da Fonseca (discussão) 13h07min de 11 de setembro de 2017 (UTC)
Felipe da Fonseca você pretende destacar algum outro verbete? Pensei no Albert Camus, mas como esse artigo não foi destacado em nenhuma outra língua dificilmente seria eleito. Sendo assim penso em começar a editar o do romancista russo Liev Tolstói, o que acha? Sds ƝonSecta 03h40min de 21 de setembro de 2017 (UTC)
@NonSecta:, acho bakana. Eu estava pensando em fazermos uma força tarefa em Dostoiévski e seus grandes romances, acho que te convidei em algum lugar e o aviso não foi, aqui Wikipédia Discussão:Projetos/Literatura#Força tarefa para Dostoiévski e suas obras. Se fizermos isso vou me envolver muito, pois estou fazendo projeto de posdoc na área. Outro tema que me envolveria bastante é o niilismo. Tolstoi posso tentar ajudar, mas não posso me involver muito agora, o mesmo se aplica à Camus. Este último, por ser existencialista, deve ter relação com o niilismo, mas não estou certo o quanto. De qualquer modo, apoio e ajudo qualquer dos dois artigos sugeridos. Abç, --Felipe da Fonseca (discussão) 04h44min de 21 de setembro de 2017 (UTC)
@NonSecta: caso opte pela força tarefa em Dostoiévski, estou estudando a possibilidade de junto com os artigos escrever um Wikivro sobre Dostoiévski a partir dos artigos (reorganizando-os). Depois quemsabeampliá-lo, para, por exemplo, iteratura russa da época (incluindo Tolstoi)--Felipe da Fonseca (discussão) 17h26min de 21 de setembro de 2017 (UTC)
@Felipe da Fonseca: desculpe, só agora vi sua mensagem (a respeito da força tarefa). Infelizmente ultimamente perco mais tempo com vândalos e extremistas do que editando verbetes...
Pois bem, o que pretende fazer? Criei o verbete do conto Bobok, quais os outros faltantes? ƝonSecta 17h53min de 21 de setembro de 2017 (UTC)

@Felipe da Fonseca: caro, terminei e candidatei o verbete do Tolstói a artigo destacado[1] ƝonSecta 01h34min de 2 de outubro de 2017 (UTC)

Predefinição:Responer a Parabéns! Não sei como funcionam estas votações, esta minha conta tem pouco tempo, menos de 6 meses, então não posso votar, mas posso comentar.--Felipe da Fonseca (discussão) 02h04min de 2 de outubro de 2017 (UTC)

Resposta: Projeto Literatura

Olá,

É uma boa iniciativa, mas que exige trabalho. Não obstante minha atuação recente, a previsão é de que minhas edições decresçam nos próximos meses. Em todo caso, se a ideia prosseguir, estarei disposto a ajudar.

--Theocfar (discussão) 12h55min de 11 de setembro de 2017 (UTC)

Ola @Theocfar: obrigado pela resposta. Assim que eu publicar na esplanada te aviso. Contribua com o que puder :) --Felipe da Fonseca (discussão) 13h10min de 11 de setembro de 2017 (UTC)


Convite

Olá Felipe da Fonseca, gostaríamos de convidá-lo(a) a participar do Projeto Países, por favor, verifique os artigos em desenvolvimento aqui. Embora você ache que este pode ser um assunto enfadonho, veja os campos abordados aqui: países, cidades, estados, dentre outros.

Embora também que o Projeto Países possa estar parado há algum tempo, com certeza com sua ajuda podemos torná-lo um projeto de grande produtividade aqui na wikipédia. Pereira Pedro (discussão) 22h09min de 11 de setembro de 2017 (UTC)

Pereira Pedro Obrigado pelo convite, mas vou me dedicar exclusivamente ao Projetos/Literatura.--Felipe da Fonseca (discussão) 22h13min de 11 de setembro de 2017 (UTC)

Fiódor Dostoiévski

Caro utilizador, obrigado pela sua contribuição para a Wikipédia. Notamos que está trabalhando no verbete Fiódor Dostoiévski. Entretanto, repare que o sistema oferece a opção de mostrar uma previsão do texto que acabou de escrever, antes de gravá-lo.

Ao lado do botão Gravar página existe o botão Mostrar previsão, que serve justamente para que não seja necessário salvar repetidas vezes um mesmo artigo. Utilize o botão Mostrar previsão tantas vezes quantas forem necessárias e procure salvar a página apenas quando as alterações já forem significativas ou o trabalho estiver concluído.

Este nosso pedido é motivado pelo fato de que, a cada clique em Gravar página, o sistema salva todo o conteúdo, preservando cada uma das edições salvas para efeito da história da composição do artigo. Um número excessivo de edições, cada uma com um conteúdo mínimo, confunde e dificulta desnecessariamente a leitura desse histórico de edições, dificultando a compreensão do historial de execução do artigo.

Temos a certeza de que esta não é a sua intenção. Agradecemos a colaboração. Boas contribuições! Stegop (discussão) 22h17min de 11 de setembro de 2017 (UTC)

Stegop farei o possível, obrigado por alertar. --Felipe da Fonseca (discussão) 22h34min de 11 de setembro de 2017 (UTC)

Felipe
"Na verdade, Dostoiévski não ia às reuniões do círculo há mais de três meses quando foi preso, e participava..."

Se Dostoiévski não ia (já no passado), deve-se usar também o passado "havia". Se eu digo "há", estou me referindo a três meses da data de hoje.

Outro: No AO 1990, os meses não estão listados entre as palavras que devem usar maiúsculas. Assim, usa-se em minúsculas. Antigamente havia grande confusão quanto a isso: em Portugal usava-se em maiúsculas e no Brasil considerava-se facultativo.


Pedrassani (discussão) 11h30min de 21 de novembro de 2017 (UTC)

Caro Pedrassani Não fui eu, quem escreveu esta parte, estou trabalhando nela aqui. Não entendi a observação sobre os meses, todos os meses devem vir com letras maiúsculas? É isso?--Fonseca 11h42min de 21 de novembro de 2017 (UTC)
Ao contrário, todos os meses com minúsculas. Pedrassani (discussão) 12h12min de 21 de novembro de 2017 (UTC)

Literatura/Convite

Olá, Felipe da Fonseca, receba as nossas boas-vindas.


Notamos teu interesse em Literatura e gostaríamos de convidar-te a participar do desenvolvimento do Wikiprojeto Literatura. Se desejar inscrever-se, faça clicando aqui. Colocamo-nos à disposição para contacto. Alegre. Saudações, {{{1}}}

Wikipédia:Café dos categorizadores‎

Caro utilizador, obrigado pela sua contribuição para a Wikipédia. Notamos que está trabalhando no verbete Wikipédia:Café dos categorizadores‎. Entretanto, repare que o sistema oferece a opção de mostrar uma previsão do texto que acabou de escrever, antes de gravá-lo.

Ao lado do botão Gravar página existe o botão Mostrar previsão, que serve justamente para que não seja necessário salvar repetidas vezes um mesmo artigo. Utilize o botão Mostrar previsão tantas vezes quantas forem necessárias e procure salvar a página apenas quando as alterações já forem significativas ou o trabalho estiver concluído.

Este nosso pedido é motivado pelo fato de que, a cada clique em Gravar página, o sistema salva todo o conteúdo, preservando cada uma das edições salvas para efeito da história da composição do artigo. Um número excessivo de edições, cada uma com um conteúdo mínimo, confunde e dificulta desnecessariamente a leitura desse histórico de edições, dificultando a compreensão do historial de execução do artigo.

Temos a certeza de que esta não é a sua intenção. Agradecemos a colaboração. Boas contribuições! Victão Lopes Diga! 14h38min de 13 de setembro de 2017 (UTC)

Obrigado pela aviso Victor Lopes, o caso ali, na maior parte das vezes, é que estou atualizando as informações. Obrigado.--Felipe da Fonseca (discussão) 14h41min de 13 de setembro de 2017 (UTC)
Sem problemas, desculpe-me pelo aviso automático frio e impessoal, mas é que o histórico estava ficando longo, sem falar que se alguém abrir um tópico novo, ele pode passar despercebido nas páginas vigiadas com tantas edições sucessivas. Victão Lopes Diga! 15h30min de 13 de setembro de 2017 (UTC)

Categoria em artigo na página de testes

Oi, Felipe. Obrigada por me alertar sobre não usar categorias em páginas de teste. Vi que você já retirou a Categoria:Escritores do artigo Usuária:Hgh1993/Testes/Nikki Giovanni, pretendo retirar as outras também.

Saudações, Hgh1993 (discussão) 19h05min de 14 de setembro de 2017 (UTC)

Projeto Literatura

Olá, Felipe, tudo bem? Gostaria de colaborar com o projeto de Literatura. Aceitei seu convite, mas ainda não comecei a editar, pois é o primeiro projeto do qual participo e não tenho muito ideia do que devo fazer. Sei que posso editar (melhorar) os textos, mas são apenas os que estão listados no projeto, ou eu posso incluir algum texto na lista do projeto e então começar a editá-lo? Gostaria de mais informações, se possível. Respeito seu tempo e disponibilidade. Muito obrigado!! 555IHSV (discussão) 10h33min de 17 de setembro de 2017 (UTC)

Oi Diogo dos Santos Farias, tudo bem e vc? Obrigado pela resposta e pelo interesse. Os WikiProjetos são essencialmente uma estrutura social afim de fomentar, organizar e padronozar as atividades na Wikipedia em relação a determinado tema, no nosso caso, em relação à literatura. As duas plataformas usadas pelo projeto são: o Portal:Literatura e o Wikipédia:Projetos/Literatura. O primeiro, o Portal, tem a pretensão de também servir ao público, enquanto o segundo é interno aos participantes do projeto. Devemos atualizar ambos. Na página do projeto vc pode encontrar outras tarefas (Wikipédia:Projetos/Literatura/Tarefas). Ontem eu coloquei em discussão aqui um esboço para servir de parâmetro para avaliação de artigos, vc está convidado a participar de ambos. Entrando mais objetivamente em sua pergunta: quem coloca as tarefas para realizarmos somos nós mesmo, portanto vc está convidado, também, a adicionar outras tarefas. P.ex. se vc acha importante melhorar determinados artigos ao ponto de destacá-los, coloque-os em "Destacar" na página das "tarefas" e pronto. Se alguem tiver alguma coisa contra entrará em contato, provavelmente. Para mudanças mais significativas, sugiro colocar antes em discussão. Este jugamento terá que ser feito por vc mesmo. No mais, existem também as forças tarefas, estou tentando montar uma força tarefa para editar artigos de Dostoiévski, se tiver interessado me avise. Se não tiver, vc mesmo pode montar uma força tarefa sobre o tema que desejar. Por último, estou organizando as categorias, se vc se interessar pode me ajudar tb. Espero ter ajudado, qualquer coisa entre em contato, abç, --Felipe da Fonseca (discussão) 13h25min de 17 de setembro de 2017 (UTC)
Olá, Felipe da Fonseca, tudo bem? Muito obrigado pelo retorno. Li e entendi tudo. Inclusive, já comecei algumas atividades, como já é de seu conhecimento. Creio que possa ajudar, sim, com a força tarefa para editar artigos sobre Dostoiévski, então gostaria que levasse isso em consideração. Gostaria de saber mais sobre a organização dessas categorias também, se possível. Abç!555IHSV (discussão) 22h37min de 22 de setembro de 2017 (UTC)
@Diogo dos Santos Farias: Sim, estou acompanhando sua edições em Historia Naturalis Brasiliae. Assim que eu receber resposta do outro membro, iremos publicar alguma coisa sobre isso, ai te aviso de qualquer modo será sobre Dostoiévski e suas obras, vc tem conhecimento delas, das obras? Alguma de agrada mais? Categorias é um tema meio complicado, mais por causa da confusão reinante, vc pode acompanhar as discussções aqui: Wikipédia:Café dos categorizadores. Abç, --Felipe da Fonseca (discussão) 22h44min de 22 de setembro de 2017 (UTC)
Olá, Felipe! Conheço o autor, e algumas obras, mas vi que o artigo de "Os Demônios" está muito vago, então pensei em ajudar com o mesmo, porém vi que você também tem interesse nele. Então, caso queira continuar, posso editar o "Crime e Castigo"? Outra coisa, o que você acha que pode estar faltando no artigo "Historia Naturalis Brasilae"? Eu li os requesitos que um texto necessita cumprir para ser considerado bom ou estar entre os destacados, e eu penso que o mesmo se encaixa pelo menos como bom. Fiz a correção ortográfica, pus referências primárias em todos os locais que eu achei que fosse necessário, mas em relação à adição de informação, não sei se vai ser possível, pois eu procurei textos tanto em português como em inglês, sobre o tema, e não achei nada de novo. Abs 555IHSV (discussão) 21h53min de 24 de setembro de 2017 (UTC)
@Diogo dos Santos Farias: Olá. No momento escrevi meu nome apenas na frente do artigo do próprio autor. Vou terminá-lo antes de passar para outro artigo, vc pode ficar com Os Demônios ou Crime e Castigo, aquele que vc preferir (basta escrever seu nome na frente da obra). Sobre o momento correto de colocar o artigo "Historia Naturalis Brasilae" para ser avaliado como "bom", é melhor vc conversar como NonSecta, vou marcá-lo aqui, de qualquer forma, irei lê-lo em breve para ver se posso ajudar em algo. No mais, seria bom que as discussões sobre o projeto ocorressem naquela página que eu te marquei, para que tenha visibilidade dentro do projeto, ganhando legitimidade. Abç. NonSecta --Felipe da Fonseca (discussão) 00h31min de 25 de setembro de 2017 (UTC)

Predefinição em Refs

Prezado, Olá. Notei que, em suas edições em Dostoiévski, está inserindo as referências com o texto bruto entre as tags <ref></ref>. Creio que talvez ficasse mais organizado se fosse utilizada a predefinição {{Harv}}. Se estiver interessado em utilizá-la, e caso não tenha não tenha familiaridade com a predef., posso lhe auxiliar. Grande abraço. --Caiomarinho (discussão) 13h34min de 20 de setembro de 2017 (UTC)

Caiomarinho Olá, obrigado. Tenho algumas dúvidas, sim, começando pelo básico. Tenho que usar a predefinição ou é opcional? (pergunto pq acho que muitas predefinições no meio do texto deixa-o confuso na fonte); se eu usar, ela precisa ficar aberta ou pode ficar fechada? Estou usando aqui como teste, já tive problema em deixar apenas um autor, mas ainda não li o texto da prédefinição. Muito importante também, qual a vantagem em usá-la?--Felipe da Fonseca (discussão) 13h52min de 20 de setembro de 2017 (UTC)
Caiomarinho Caro, eu utilizei a predefinição na minha página de teste (link acima) e funcionou, no artigo de Dostoiévski não funciona direito (v. Fiódor Dostoiévski#Temas). A predefinição acrescenta um "&" entre autor de data.--Felipe da Fonseca (discussão) 14h06min de 20 de setembro de 2017 (UTC)
@Felipe da Fonseca:
  • Não, não é obrigatório utilizá-la.
  • Não entendi o que você quis dizer com "aberta" ou "fechada": as chaves do código da predefinição ({{}}) são os itens que a abrem e fecham e devem sempre ser utilizadas, caso contrário, ela retornará um erro. É isso?
  • A meu ver, ela tem duas vantagens: (1) não usa as tags <ref></ref>, diminuindo o tamanho do artigo e (2) agrupa as referências idênticas numa mesma nota de rodapé, por exemplo: atualmente, há duas notas de rodapé para "Frank 1983, p.203" no artigo. Se fosse utilizada a {{Harv}}, esta seria só uma nota que referenciaria dois pontos no texto.
  • No caso específico que você trouxe, deve-se utilizar um sinal de igual (=) após o "p" de página, não um ponto. Também não é necessário, como disse, utilizar as tags <ref></ref>. No mais, creio que seja necessário utilizá-la em conjunto com {{citar livro}}. Assim, esta predef. teria de ser inserida na seção "bibliografia". É um trabalhinho. Talvez seja esse o problema. Grande abraço. --Caiomarinho (discussão) 14h48min de 20 de setembro de 2017 (UTC)

@Caiomarinho: Vou ter que sair agora, depois tento arrumar como fiz no artigo. Sobre predefinição aberta e fechada, ver fonte, por favor:

  • Aberta: {{Harv | Último sobrenome do autor principal (necessário) | Último sobrenome do coautor principal (opcional) | Último sobrenome do 2º coautor (opcional) | Último sobrenome do 3º coautor (opcional) | Ano (necessário) | Local dentro da obra ou página ou intervalo de páginas em que se encontra o texto referenciado (opcional) | Referência (hiperligação) para o texto (opcional) }}
  • Fechada:{{Harv | Último sobrenome do autor principal (necessário) | Último sobrenome do coautor principal (opcional) | Último sobrenome do 2º coautor (opcional) | Último sobrenome do 3º coautor (opcional) | Ano (necessário) | Local dentro da obra ou página ou intervalo de páginas em que se encontra o texto referenciado (opcional) | Referência (hiperligação) para o texto (opcional)}}

Obrigado,abç, --Felipe da Fonseca (discussão) 14h55min de 20 de setembro de 2017 (UTC)

@Felipe da Fonseca: Prezado, via de regra, utiliza-se a versão fechada, mas há quem opte pela aberta. Eu prefiro usar a fechada, porque acho que torna o código-fonte mais legível. Grande abraço. --Caiomarinho (discussão) 15h04min de 20 de setembro de 2017 (UTC)
@Caiomarinho: Eu também, confere que a infobox precisa ser aberta?--Felipe da Fonseca (discussão) 16h57min de 20 de setembro de 2017 (UTC)
No mais, não entendi como combinar {{Harv}} e {{citar livro}}.--Felipe da Fonseca (discussão) 17h56min de 20 de setembro de 2017 (UTC)
Consegui fazer tem que decidir agora se é melhro asism ou com a referência no final da página... achei este estilo que estou usando mais limpo. --Felipe da Fonseca (discussão) 18h15min de 20 de setembro de 2017 (UTC)
@Felipe da Fonseca:
  • Infocaixas ficam, via de regra, abertas. Já vi fechadas, mas é raro.
  • {{Harv}} utiliza-se normalmente no corpo do texto. Ao usá-la, na seção "Referências", será criado um hiperlink para o item no qual tenha sido usada a {{citar livro}}. Um exemplo em Alan Moore: note que a primeira referência do artigo (Khoury 2003) está azul, indicando que há um hiperlink para o respectivo livro na seção "Bibliografia" (Khoury, George (2003). The Extraordinary Works of Alan Moore). Este hiperlink só existe porque foi utilizada a {{citar livro}} no item. Espero ter esclarecido. No mais, fica a seu critério usá-la ou não. Grande abraço. --Caiomarinho (discussão) 18h38min de 20 de setembro de 2017 (UTC)
@Felipe da Fonseca: Prezado, lhe devo desculpas, eu me enganei: esse tempo todo, eu estava falando, na verdade, da {{sfn}}. Tudo que disse anteriormente ainda vale, só que para {{sfn}}: de fato, se usar a {{Harv}}, não será criada uma nota de rodapé a menos que sejam utilizadas as tags <ref></ref>. Desculpe novamente pelo engano e pela perda de tempo. --Caiomarinho (discussão) 21h44min de 20 de setembro de 2017 (UTC)
@Caiomarinho:Oi, sem problemas, aprendi a usar a predefinição. Irei testar em breve a nova, obrigado.--Felipe da Fonseca (discussão) 22h01min de 20 de setembro de 2017 (UTC)

Pedido de aprovação de burocrata para o usuário Tuga1143


Wikiencontro catarinense

Salve! Pois bem, eu já estava com interesse em utilizar o Slack do projeto, para testá-lo, e pensei em conversarmos por lá, o que te parece? Slade 19h13min de 26 de setembro de 2017 (UTC)

@Slade:Qual canal? Se for o #geral , eu estou nele, mas não te encontrei, caso seja otro, meconvide por favor.--Felipe da Fonseca (discussão) 19h18min de 26 de setembro de 2017 (UTC)
Eu sequer tenho conta lá... os nomes de usuário são os mesmos daqui? Se sim, te mando msg pvt quando entrar à noite. Slade 19h21min de 26 de setembro de 2017 (UTC)
@Slade:Alguns são, mas acho que não todos, não tenho certeza. O meu é. Ok, espero a msg, abç--Felipe da Fonseca (discussão) 19h24min de 26 de setembro de 2017 (UTC)
@Slade: Pode ser que estejamos a falar de Slacks diferentes, ainda não sei como funciona isso. Podemos conversar por e-mail tb. Ou irc. --Felipe da Fonseca (discussão) 21h18min de 26 de setembro de 2017 (UTC)
Seguindo as instruções em project:slack consegui me registrar e entrar no canal da WP sem problemas. Slade 00h10min de 27 de setembro de 2017 (UTC)
@Slade:Qual canal vc está?--Felipe da Fonseca (discussão) 00h14min de 27 de setembro de 2017 (UTC)
#geral — Slade 00h19min de 27 de setembro de 2017 (UTC)
@Slade:Estou lá tb, se não consegue me ver estamos de fato em lugares diferentes.--Felipe da Fonseca (discussão) 00h22min de 27 de setembro de 2017 (UTC)
Fui eu quem mandou a última mensagem na sala. Slade 00h26min de 27 de setembro de 2017 (UTC)

Apagar conteúdo em Ruy Barbosa

Bem-vindo à Wikipédia. Todas as pessoas são encorajadas a fazer contribuições construtivas na Wikipédia, no entanto pelo menos uma das edições que fez recentemente em “Ruy Barbosa” removeu conteúdo da Wikipédia. Quando remover texto, por favor refira uma razão no resumo de edição e discuta edições que possam ser controversas na página de discussão do artigo. Se isto foi um engano, não se preocupe, o texto foi restaurado, como pode ver na história do artigo. Por favor, consulte a página de boas-vindas para saber como contribuir para esta enciclopédia e se quiser fazer experiências, use a Wikipedia:Página de testes. Obrigado. LeoFaria (discussão) 17h24min de 30 de setembro de 2017 (UTC)

Temas, estilo, personagens, posição política, crítica e influência em Dostoiévski

Prezado, que tal trocar o nome desta seção em Dostoiévski por "Obra" simplesmente, como em Machado de Assis? --Caiomarinho (discussão) 17h48min de 2 de outubro de 2017 (UTC)

@Caiomarinho:Opa. O título é temporário, sei que está grande... Mas não estou conseguindo pensar em um título melhor. "Obra" meio que confunde com "Obras", por isso estou evitando. Achoq ue é a recomendação de estilo né?... É uma possibilidade, vc tem tem alguma outra sugestão para pensarmos? Até lá vou manter Obra Abç--Felipe da Fonseca (discussão) 17h54min de 2 de outubro de 2017 (UTC)
@Caiomarinho:Ou ainda, juntar a seção lista de obras à seção Obras.--Felipe da Fonseca (discussão) 17h55min de 2 de outubro de 2017 (UTC)
@Felipe da Fonseca: Coloca "Lista de Obras", como em Machado de Assis também. Na dúvida, Machado neles. --Caiomarinho (discussão) 17h58min de 2 de outubro de 2017 (UTC)

Reconhecimento (de certa forma)

[2]. --Caiomarinho (discussão) 18h22min de 2 de outubro de 2017 (UTC)

@Caiomarinho:Rs, não conhecia esta página. Estranha esta manifestação, não? Ou ocorre sempre?--Felipe da Fonseca (discussão) 18h31min de 2 de outubro de 2017 (UTC)
@Felipe da Fonseca: Vez por outra. Não é incomum. Também não é incomum aparecer gente reclamando de páginas eliminadas etc. --Caiomarinho (discussão) 23h54min de 2 de outubro de 2017 (UTC)

Convite para pesquisa

Olá Felipe da Fonseca! Trabalho com o uso da Wikipédia no ensino superior há 8 anos, e meu interesse é entender as necessidades da alfabetização informacional dos estudantes, validando o conhecimento através dos princípios da Wikipédia. Estou fazendo uma pesquisa sobre escrita enciclopédica e disponibilizando alguns pequenos rascunhos de artigos online para avaliação. Você poderia me ajudar com comentários sobre a qualidade e adequação desses textos? Para ajudar a validar os resultados, estou realizando a pesquisa em outro site, que usa Mediawiki e o mesmo layout da Wikipédia. Não é necessário se registrar no Miraheze, apenas cite seu nome de usuário daqui ou crie outro. Os resultados serão publicados em revista acadêmica de acesso livre e circulação internacional. Muito obrigada, Domusaurea (Profa. Dra. Juliana Bastos Marques - UNIRIO).01h22min de 5 de outubro de 2017 (UTC)

@Domusaurea: Ola, Fico feliz em poder ajudar. Pretendo levar a Wikipedia para a Uni também. Vou olhar a wiki que me enviou. Abç, --Felipe da Fonseca (discussão) 03h08min de 5 de outubro de 2017 (UTC)

Jorge Amado

O conteúdo precisa ser reescrito, mas o fato é verdadeiro e há realmente WP:FFs que o atestam.[3][4] Sds ƝonSecta 05h40min de 10 de outubro de 2017 (UTC)

@NonSecta: desfiz a edição, mas não me lembro de encontrar as referências no texto. Vc pode colocá-las para mim?--Felipe da Fonseca (discussão) 12h16min de 10 de outubro de 2017 (UTC)
@NonSecta:--Felipe da Fonseca (discussão) 16h20min de 10 de outubro de 2017 (UTC)

Pedido de confirmação de CheckUser para o usuário [[Usuário:EVinente|EVinente

Boletim dos conteúdos destacados nº 11


Boletim dos conteúdos destacados n.º 11

Esta é a lista dos artigos candidatados nos últimos dias (6 a 15 de outubro):

Artigos destacados:

Artigos bons:

Listas destacadas:

Recebeu esta mensagem porque o seu nome está incluído nesta lista. Caso pretenda deixar de receber as notificações, basta remover o seu nome dela.

MediaWiki message delivery (discussão) 15h59min de 15 de outubro de 2017 (UTC)

Notícias e atividades do Grupo de Usuários da Comunidade Wikimedia no Brasil

Esta é a lista de atividades recentes do Grupo de Usuários da Comunidade Wikimedia no Brasil.

Atividades de agosto-setembro

Difusão

Museu Paulista, São Paulo

Retrato de Dona Leopoldina de Habsburgo e Seus Filhos, Acervo do Museu Paulista da USP

O Grupo de Usuários participa do projeto de abertura do acervo do Museu Paulista, da Universidade de São Paulo. A iniciativa conta também com a participação da equipe técnica do museu e do NeuroMat. Na etapa piloto foram carregadas 149 imagens, das quais 117 já estão em uso em Wikipédias. O projeto está associado a um programa de educação da Faculdade Cásper Líbero, que está em andamento, com o propósito de melhorar o conteúdo relacionado ao acervo do museu e produzir versões faladas dos quadros.

Wikidata Lab I: como automatizar infocaixas

O grupo de usuários realizou um treinamento para compartilhar recursos e capacidades para a integração do Wikidata com outros projetos Wikimedia, em especial a Wikipédia. Nesse caso específico, foram realizadas atividades para desenvolver capacidades para automatizar infocaixas.

Editatona Linguagem e Literatura I

Editatona Linguagem e Literatura I, na UNICAMP

O Grupo de Usuários realizou na UNICAMP a maratona de edição Linguagem e Literatura I, além de ter realizado uma palestra sobre a conexão entre Wikipédia e universidade.

Editatona Mulher e Mídia II

O Grupo de Usuários realizou na Faculdade Cásper Líbero a maratona de edição Mulher e Mídia II.

Palestras

Atividades futuras

O Grupo de Usuários promove o Wikidata Lab II: como preparar listas automáticas, em São Paulo, em 16 de novembro, a partir das 9h30. Inscreva-se!

Educação

Encontro no Instituto Anisio Teixeira

O Grupo de Usuários coordenou um treinamento para professores no Instituto Anisio Teixeira, em Salvador, em setembro. A atividade faz parte de uma série de programas para apoiar a formação de professores na Bahia, em especial a partir da compreensão e do uso dos projetos Wikimedia.

Programa de educação sobre cultura e política

O Grupo de Usuários lidera um programa de educação sobre cultura e política, a partir do acervo do Museu Paulista.

Programa de educação sobre física

O Grupo de Usuários apoia um programa sobre física, vinculado ao ProFIS da UNICAMP.

Desenvolvimento de novas funcionalidades do P&E Dashboard

O Grupo de Usuários desenvolveu novas funcionalidades do P&E Dashboard, a ferramenta de gestão e controle de programas educacionais e eventos, produzida pela WMF. A comunidade lusófona foi a primeira a adotar as novas funcionalidades, principalmente de identificação de novatos associados a programas educacionais e outros.

Mídia

Imprensa

  1. Uso da Wikipédia em sala de aula é tema de oficina no IAT, Plataforma Anísio Teixeira
  2. Museu do Ipiranga, quase virtual, Carta Capital

Wikimedia Blog

  1. "Vitor Mazuco and the fandom that drives his Wikipedia editing". Tradução livre: Vitor Mazuco e a paixão de fã que dirige suas edições na Wikipédia.

Boletim de GLAM

  1. "Edit-a-thons to spread mathematics and neuroscience". Tradução livre: Editatonas para difundir a matemática e a neurociência.

Posts recentes no site

Mensagem entregue por Teles, usando o recurso de mensagem em massa. 00h47min de 16 de outubro de 2017 (UTC)

Ataques pessoais

Boa noite, Felipe. Normalmente não edito nesse horário. No entanto, não pude deixar de perceber que, nas últimas horas, você têm empreendido ataques totalmente gratuitos contra mim, como pessoa, nas páginas Wikipédia Discussão:Projetos/Literatura e Wikipédia:Esplanada/propostas/Padrão de transliteração do cirílico (18out2017). Mais especificamente, anotou, em vários momentos, que eu teria me valido de "argumentos de autoridade" (afirmação objetivamente falsa) e que eu teria sido "arrogante." (idem) Pois venho aqui lhe solicitar que apague todas essas várias ocorrências em tempo hábil. Muito obrigado pela atenção dispensada, --Usien6 02h43min de 19 de outubro de 2017 (UTC)

Fui copiar suas manifestações arroantes e realmente posso ter me confundido. Não que vc de fato não o tenha sido, mas parece que eu confundi o autor da expressão "quem é vc[...]". Indoque os lugares que quer que eu retire as manifestações. Peço também que evite atrapalhar a tentativa de consenço. Fica minhas desculpas desde já.--Felipe da Fonseca (discussão) 03h05min de 19 de outubro de 2017 (UTC)

Em relação ao argumento de autoridade eu matenho, por dois motivos: 1) é um ataque ao seu argumento (uma falácia conhecida) Argumentum ad verecundiam, portanto não se dirige a sua pessoa e b) vc de fato incorreu na falácia. --Felipe da Fonseca (discussão) 03h07min de 19 de outubro de 2017 (UTC)

@Usien6:--Felipe da Fonseca (discussão) 03h52min de 19 de outubro de 2017 (UTC)

RE

Olá, boa tarde! O tempo mínimo para encerrar uma proposta na esplanada é de 1 semana. Então o aconselho a chamar todos os que participaram da proposta, ver se há mesmo consenso, e, se houver, aplicar a decisão. Espero ter esclarecido; boas edições! Vida longa e próspera!-- Leon saudanha 15h52min de 25 de outubro de 2017 (UTC)

@Leon saudanha: Obrigado.

Pedido de aprovação de administrador para o Contreiras45

Re

Você vai evitar muitas guerras de edições se observar as políticas, principalmente em WP:CITE e WP:VPV. Assumimos a boa fé de qualquer um, desde que cumpra as políticas internas. Existem muitas formas de vandalismo e uma é se fazer importante e alguém próxima, mas sem apresentar consistência do que diz; e isto já vi aqui várias vezes. Abraços O "R" Aliado 13h55min de 26 de outubro de 2017 (UTC)

Mais um vez venho afirmar que a decisão foi embasada em documento emitido pelo governo federal (passaporte) anexado ao verbete. Grande abraço.--Fonseca 14h11min de 26 de outubro de 2017 (UTC)

Uma medalha!

Medalha ao escritor
Pelo trabalho que vem desenvolvendo na padronização de artigos sobre literatura em prosa! ArgonSim (discussão) 14h45min de 26 de outubro de 2017 (UTC)

Título de obras literárias

Olá Felipe da Fonseca. Grato por ter escrito. No caso dos livros de John le Carré temos a possibilidade;idade de ter 3 títulos diferentes para cada livro como em Tinker Tailor Soldier Spy (Brasil: O Espião que Sabia Demais / Portugal: A Toupeira) além da complicação de que parte dos livros serviu como roteiro de filme como foi o caso de O Espião Que Saiu do Frio. Me parece ser a melhor opção manter o título do livro na língua original (inglês) e fazer os redirecionamentos dos títulos do Brasil e Portugal, mantendo o filme também na língua inglesa e redirecionamentos caso o filme tenha nomes diferentes no Brasil e Portugal, mais o complemente (filme) se for o caso. Esta foi a solução que encontrei, caso você tenha uma idéia melhor me avise. Boas edições. --HTPF (discussão) 14h15min de 27 de outubro de 2017 (UTC)

@Hermógenes Teixeira Pinto Filho:Podemos continuar aqui?

Aviso: pressa em somar edições, o botãozinho e a falta de pesquisa...

Com este título singelo, vamos analisar o "trabalho" árduo que está a desenvolver...

Os botões de edição rápida no topo das páginas, acessíveis graças a uma modificação das preferências editoriais, são para ser utilizados com parcimônia.

Na história deste projeto a obrigatoriedade da citação de fontes foi uma conquista; entretanto, houve um longo tempo em que isto não era exigido, e editores mais antigos como eu seguiam as regras de então. Isto não significava que não realizávamos pesquisas para publicar algo: fazíamos o mesmo que hoje, apenas não indicávamos no texto; até porque a regra era: se duvida, pesquise no Google (e não, como hoje: se afirma algo, cite a fonte...)

Ao colocar artigos nesta situação de apagamento com tanto afinco, chegamos a desconfiar tratar-se de um stalking; fomos conferir vossas edições, antes de um julgamento rápido (já que é o segundo aviso de eliminação semi-rápida que vos recebemos em menos de dois dias!) e vimos que está a somar edições de forma rápida, apenas pelo uso dos fastbuttons.

Trabalho necessário, sem dúvida. Mas sem dúvida também revela duas coisas:

  1. Um editor ávido por somar edições no domínio principal e que...
  2. Tem falhado em cumprir um dos pilares deste projeto: a colaboração para melhorar conteúdos, corrigir erros. Isso, e não o que está a fazer, é que significa Wiki.

Tenho "pegado" artigos com conteúdos por vezes vexatórios, criados por outros, e transformado em algo mais decente. Isto demanda trabalho, esforço, é verdade; mas resulta em coisas como Jorge Guinle, Carly Simon ou Francisco Alves. Não vi nada parecido em suas edições.

Quer ajudar? Largue os botões! Trabalhe, de fato. Pesquise. Adicione conteúdo!

Espero ter ajudado a realmente ajudar. Cordialmente, André Koehne (discussão) 14h03min de 28 de outubro de 2017 (UTC)

@André Koehne: Obrigado pelas observações. Creio que vc está enganado em relação aos meus objetivos. Com certeza tenho mais edições escrevendo do que em "fastbuttons". Se a Wikipedia mudou o entendimento, ele não deve ser aplicado? Bom, o meu objetivo é: como estou no projeto literatura, e como não consigo adicionar em massa os escritores no meu "páginas vigiadas", estou tendo que adicionar um por um (este é o objetivo), enquanto faço isso percebo diversos artigos sem fontes (já há muito marcados como sem fontes!!! Os não marcados são por mim marcados, só gero pedidos em relação aos já marcados). Não vou ajudar em todos estes artigos, pois estou ajudando em outros, mas posso diminuir a velocidade dos pedidos (oq acho desnecessário, uma vez que há marcações de mais de 2 anos como sem notas). Sua observação é valiosa, mas seu julgamento foi errado. Grande abraço,--Fonseca 14h12min de 28 de outubro de 2017 (UTC)
@André Koehne: Sobre a falta de pesquisa, sugiro ver Fiódor Dostoiévski e meditar se alguma vez na vida vc realizou pesquisa tão robusta. Abç,--Fonseca 14h15min de 28 de outubro de 2017 (UTC)
Hummm... Tem pesquisa no Dostoiévski? Contei 57 [carece de fontes]!... Não, não me refiro a questionar as edições alheias: falo em dotar o projeto de conteúdo, e não apenas sair marcando os artigos como carentes de fontes... Ou para apagamento, por falta delas: note que, para artigos mais antigos, não é nunca a melhor solução, pois assim se eliminará um histórico bastante longo que é do próprio projeto. Como viu, enfim, não sou contra as regras, mas fiel ao princípio tempus regit actum... Um abraço, e um bom trabalho. André Koehne (discussão) 14h46min de 28 de outubro de 2017 (UTC)
Considerei as observações nas próprias marcações. Obrigado. Porém, julgue com mais calma: mais uma vez vc faz boas observações mas julgamentos apressados. Todos as marcas de "sem fontes" do artigo foram colocadas por mim mesmo no início dos trabalhos e não as retiro enquanto não houver colocados as fontes: se vc acha que estou sendo rigoroso com o trabalho alheio, pode perceber que estou sendo muito mais com o meu próprio. Grande abraço, --Fonseca 14h56min de 28 de outubro de 2017 (UTC)

Sobre o tema ver: Wikipédia Discussão:Café dos eliminadores#Política em Eliminação Semirrápida--Fonseca 21h55min de 30 de outubro de 2017 (UTC)

E-mail

Olá. Por favor, verifique seu e-mail – há uma nova mensagem!
Pode remover esta nota a qualquer hora, retirando a predefinição {{Verifique o e-mail}}.

Comuna de Paris (discussão) 19h29min de 1 de novembro de 2017 (UTC)

Wikipédia:Wikipedia Asian Month/MassMessage

O Mês Asiático da Wikipédia (Wikipedia Asian Month) é um edit-a-thon online multi-idioma que visa a estabelecer uma melhor relação entre as comunidades asiáticas da Wikipédia. O evento será realizado ao longo do mês de novembro de 2017 e tem como propósito, na Wikipédia em português, aumentar a qualidade e a quantidade de artigos relativos a países e territórios asiáticos. Na última edição, milhares de artigos foram contribuídos em dezenas de idiomas diferentes.

Como símbolo da amizade entre as comunidades asiáticas da Wikipédia, cada participante que criar pelo menos quatro (4) artigos que cumpram os critérios receberá um cartão-postal da Wikipédia especialmente fotografado por outros países participantes.

Os wikipedistas que criarem o maior número de artigos em cada Wikipédia serão honrados com o título Embaixador Asiático da Wikipédia.

Mais informaçõesEstados e territóriosParticiparPerguntas & respostasTire suas dúvidas

Você está recebendo essa mensagem pois considero seu apoio como participante fundamental para o sucesso deste edit-a-thon. Cada editor(a) receberá um cartão-postal após ter 4 de seus artigos criados validados. O editores que forem eleitos Embaixador Asiático da Wikipédia receberão um cartão-postal extra e um certificado digitalizado. Conto com sua participação! --MediaWiki message delivery (discussão) 22h15min de 5 de novembro de 2017 (UTC)

Aviso de Impugnação de PESR.

Caro usuário, Nos termos das recomendações sobre impugnação de PE, informo-lhe que impugnei sua nomeação do artigo de Frei Itaparica para Eliminação Semi-rápida, pelos motivos expostos no sumário de edição (dentre fontes inserida no texto)!--Fábio Júnior de Souza (discussão) 04h12min de 6 de novembro de 2017 (UTC)

Caro Fabiojrsouza obrigado por inserir fontes no artigo.--Fonseca 10h30min de 6 de novembro de 2017 (UTC)

Alcione Sortica

Olá, Felipe. Um IP deixou uma mensagem lá no artigo em inglês e colocaram um aviso no topo da página. PauloMSimoes (discussão) 13h47min de 22 de novembro de 2017 (UTC)

José Inácio Vieira de Melo,

Caro PauloMSimoes Obrigado pelo aviso. Me da uma ajuda em José Inácio Vieira de Melo? Minha ferramenta de reversão é uma porcaria, ele está editando mais rápid que consigo reverter. Eu coloquei sinais de falta de fontes, ele coloca algumas fontes e tira todos os sinais... Preciso avisar napágina tb mas minha ferramenta não faz isso. --Fonseca 13h51min de 22 de novembro de 2017 (UTC)
Fiz uns ajustes lá. O editor parece estar tentando melhorar o artigo, procurando mais fontes. Não conferi todas , mas ao menos uma me chamou a atenção: a do Prêmio Quem. Só este fato já lhe confere notoriedade per WP:N. Tem que ficar atento com sites de autoria desconhecida. Qualquer pessoa pode publicar qualquer coisa na rede. Tem uma fonte que é o próprio biografado entrevistando alguém. Obviamente se conclui que qualquer informação referenciada por esta fonte é conflito de interesse. PauloMSimoes (discussão) 14h42min de 22 de novembro de 2017 (UTC)
PauloMSimoes Ok obrigado. Tive de sair, mas vou ficar de olho. Percebi que o biografado tem notoriedade. Minha preocupação atual é a de que todos as informações sejam referênciadas, ainda não olhei a qualdiade das fontes. Chamo o editor para que ele possa acompanhar a conversa @Construção123:.--Fonseca 16h02min de 22 de novembro de 2017 (UTC)

Peço o retorno das últimas edições feitas no artigo, José Inácio Vieira de Melo, para que eu possa dá continuidade com as referências, que veio sendo pedida nos artigos anteriores. Construção123 (discussão) 14h05min de 22 de novembro de 2017 (UTC)

Resposta dada aqui.--Fonseca 14h09min de 22 de novembro de 2017 (UTC)

Pedido de aprovação de Oversighter para o usuário !Silent

Sobre a PE...

Esta página terá a resposta que me fez na PE. Em síntese, o Quintinense (Q.) reuniu em off-wiki vários editores formando um esquema de meat. Em várias PEs, os usuários deste esquema argumentava semelhante ao argumento do outro editor na PE do Harry Potter, em resumo, os editores encerravam parcialmente as PEs para "quebrar um galho" evitando que terminasse inconclusivas ou acrescentava uma ou duas fontes para "ter um argumento pertinente" para usar, várias PEs foram encerradas com o "redirecionamento" por conta de fusões que apenas jogou o problema para outro artigo. Edmond Dantès d'un message? 00h11min de 25 de novembro de 2017 (UTC)

Conde_Edmond_Dantès Obrigado pela consideração.--Fonseca 00h14min de 25 de novembro de 2017 (UTC)
Disponha, respondi na sua PDU porque não queria criar um off-topic na discussão da PE. Edmond Dantès d'un message? 00h16min de 25 de novembro de 2017 (UTC)

Assine suas mensagens

Olá, Felipe da Fonseca. Bem-vindo(a). Por favor, não deixe mensagens ou comentários sem assinatura, como fez aqui. Ao escrever uma mensagem ou ao deixar um comentário, é preciso assinar.

Você pode escrever ~~~~ no fim de sua mensagem ou, ainda, clicar no botão . As duas opções geram uma assinatura automática com seu nome de usuário e com a data da edição.

Certifique-se, também, de que sua assinatura respeita as regras para assinaturas. Caso ainda haja dúvidas sobre como assinar, o guia prático pode ajudar. Boas edições! Stegop (discussão) 19h03min de 25 de novembro de 2017 (UTC)

Assinatura inválida

Olá! Notei que sua assinatura inclui código HTML inválido (no caso, o antigo elemento <font>). Poderia corrigi-la? Pode fazer como neste exemplo. Helder 13h11min de 27 de novembro de 2017 (UTC)

Feito, He7d3r, Positivo Valeu!. --Fonseca 13h41min de 27 de novembro de 2017 (UTC)
A propósito, parece ser supérfluo colocar o atributo title="Usuário:Felipe_da_Fonseca", pois isso já é definido pelo software por padrão. Helder 14h21min de 27 de novembro de 2017 (UTC)
Feito, He7d3r, Positivo Valeu!.--Fonseca 16h04min de 27 de novembro de 2017 (UTC)

Reversor

Caro editor, informo que lhe atribuí o estatuto de reversor. Por favor, apenas tenha em mente que:

  • O estatuto possibilita a utilização de determinados scripts, como o Huggle, alguns dos quais bastante complexos. Portanto, seja cuidadoso.
  • Com ele, você também tem acesso à lista de páginas não vigiadas, que são suscetíveis a vandalismos. Seu conteúdo não deve ser divulgado.
  • Você poderá também bloquear usuários anônimos e não-confirmados que cometerem vandalismo destrutivo e vandalismo leve (consulte a política de bloqueio se tem dúvidas) por um período máximo de 24 horas.
  • Outra permissão associada é a de validar edições alheias.
  • A ferramenta de reversão deve ser empregada apenas em casos de vandalismo óbvio.
  • Este estatuto não lhe confere qualquer autoridade especial.
  • O abuso da ferramenta de reversão poderá ocasionar sua retirada por qualquer administrador.
  • Por favor, leia a nossa ajuda sobre como reverter edições e a página informativa sobre os reversores para saber exatamente como a ferramenta funciona.
  • Você poderá testá-la na página de testes.
  • Existe a possibilidade de incluir em sua página de usuário a userbox {{Wikipédia:Userbox/Reversor}}, para fins de identificação.
  • Se, por qualquer motivo, decidir que não deseja mais usufruir desta permissão, entre em contato comigo e assim poderei removê-la.

Se tiver quaisquer dúvidas, por favor, não hesite em contatar-me. Boas reversões! Eta Carinae (discussão) 19h35min de 27 de novembro de 2017 (UTC)

Caro EVinente Obrigado pela confiança. Duas perguntas, por favor: a) baixei o Huggle e o instalei, mas não consegui rodar, alguma chance de ser um problema conhecido? b) até eu ler os documentos necessários e aprender usar as ferramentas, posso continuar usando o desfazimento, ou seria melhor fazer uma pausa, analisar os docs, e depois retormar as atividades?--Fonseca 19h41min de 27 de novembro de 2017 (UTC)
Sobre o Huggle, você precisa ter algumas ferramentas do Visual Studio e do .Net Framework instaladas no seu PC com Windows (se for Linux, desconsidere), para ele poder rodar. Segundo, sim, pode tranquilamente utilizar o RA, pois a ferramenta de reversão só pode ser usada em casos de vandalismos, bem como a ferramenta de bloqueio, que só pode ser utilizada em IPs e usuários não confirmados, por período não superior a um dia. Eta Carinae (discussão) 19h46min de 27 de novembro de 2017 (UTC)

Fontes

Boa tarde. Não entendi a caixa informativa aqui dizendo que não cobre todo o conteúdo sendo que as citações dizem o contrário. MKBRA (discussão) 19h37min de 27 de novembro de 2017 (UTC)

Caro MKBRA parabéns pelo trabalho. Mesmo que os textos citados contenham toda a informação inserida no verbete, vc precisa colocar notas durante o texto indicando precisamente onde encontrar a informação e qual informação. Seu texto atual possui 5 parárafos, sendo que apenas 1 deles contém notas.--Fonseca 19h44min de 27 de novembro de 2017 (UTC)
Grato Felipe da Fonseca. Vou procurar melhorar e obrigado por me ajudar e não apenas apontar o erro como muitos outros fazem. MKBRA (discussão) 19h54min de 27 de novembro de 2017 (UTC)
MKBRA Disponha, se precisar de ajuda em como fazer isso, me avise, Grande abraço.--Fonseca 19h57min de 27 de novembro de 2017 (UTC)

Quintinense

Olá Felipe, o Q mencionado na PE é a abreviação do editor Quintinense (ver [5]), um dos maiores casos de sock/meat da história desta Wikipéédia. Abs DARIO SEVERI (discussão) 22h26min de 27 de novembro de 2017 (UTC)

Caro DARIO SEVERI, obrigado. Li a respeito e realmente foi de assustar rs. Abraço,--Fonseca 22h28min de 27 de novembro de 2017 (UTC)

Pedido

Ai cara ve se para de me mandar esses avisos idiotas, eu sei que não tem fontes certo? Para favor vc é chato pakas vish! E outra eu devia pedir seu bloqueio por ficar colocando erradamente as página que eu criei para eliminação, mais não vou pq você é novo aqui não sabe que ta fazendo pdc, paz! Atos Makaveli Outlaw (discussão) 21h15min de 27 de novembro de 2017

Caro, AtosCrip$ é só colocar as fontes. Recomendo que peça o que achar devido. Abç, --Fonseca 23h20min de 27 de novembro de 2017 (UTC)

Monalysa Alcântara

Caro editor, esta é uma mensagem de aviso que está recebendo, pois algum editor encontrou erros em uma de suas edições, na página "Monalysa Alcântara". Apagar conteúdo válido, copiar textos ou imagens de outros sites sem autorização, fazer propaganda, inserir textos sem sentido ou afirmações que sabe serem erradas e usar palavras ofensivas são erros comuns e é possível que tenha cometido um deles. Se quiser experimentar o software da Wikipédia, pode fazê-lo na página de testes, à vontade. É preferível que se informe com o editor que desfez sua ação e que não insista no erro. Visite nossa página de boas-vindas. Obrigado.

Consulte: Políticas | O que a Wikipédia não é | Edição | Não fazer | Erros comuns | Imparcialidade | FAQ | Comportamento | Página de usuário | Ajuda

LeoFaria (discussão) 00h24min de 28 de novembro de 2017 (UTC)

Fonte

Que editora? Não tem editora nenhuma! Cada vez é pior, primeiro apagam minhas edicoes porque não tem fonte. Quando boto fontes apagam também!?--Quelícera (discussão) 03h09min de 28 de novembro de 2017 (UTC) Quelícera é porque sou fascinado por aranhas. Quero saber porque que minhas edições não são válidas!!

Cara Quelícera, isso foi uma decisão que a comunidade tomou a pouco tempo. Como te disse em sua PU, bastava observar a justificativa do reversor. Não é culpa sua: o problema é que a Infoescola usa a Wikipedia como fonte, então, percebeu-se que não poderíamos usá-la como fonte aqui, pois haveria circularidade de fontes. Vc não tinha como saber disto. Entenda os desfazimentos e reversôes como uma forma rápida de instrução. Para maiores informações sobre o tema, ver: Wikipédia:Esplanada/propostas/Proibir reportagem circular na Wikipédia (5out2017). Qualquer dúvida estou a disposição no que puder, boas edições.--Fonseca 09h18min de 28 de novembro de 2017 (UTC)

Entendi. Mas a página em questão do site citava ja suas próprias fontes. O que fazer?--Quelícera (discussão) 16h55min de 28 de novembro de 2017 (UTC)

Quelícera, contendo ela fontes outras que não a Wikipedia, basta conferir estas fontes e, estando corretas, citá-las diretamente. Chamo atenção ainda para o fato de que o conteúdo não deve ser copiado. Boas contribuições,--Fonseca 16h59min de 28 de novembro de 2017 (UTC)

Eliminação rápida da página Yuzukosho

Saudações, Felipe! Não acredito que a página yuzukosho deveria ser eliminada. O artigo está sendo traduzido a partir da sua versão em japonês. As fontes são absolutamente fiáveis, provenientes de grandes canais de mídia do Japão, como a NHK, a NTV e a TVQ, grande canal da ilha de Kyushu. Estou no processo de corrigir as fontes com URL morta e de adicionar mais informações ao artigo. Meus cumprimentos! nandachuva 18h37min de 30 de novembro de 2017 (UTC)

Saudações Nandachuva, coloquei a marca porque as fontes estavam em japonês, impossibilitando averiguação. Já vi que vc traduziu duas fontes e retirou a marca. Obrigado e boas contribuições, --Fonseca 18h40min de 30 de novembro de 2017 (UTC)

Eurico Teles

Olá Fonseca!

Fiz a edição na página https://pt.wikipedia.org/wiki/Eurico_Teles destacando o fato de que o Eurico Teles é o atual Presidente da Oi Telecom. Não sabia como enviar para nova revisão e acabei republicando o artigo.comentário não assinado de Rafaelrezoliveira (discussão • contrib) 20h41min de 30 de novembro de 2017‎ (UTC)

Caro @Rafaelrezoliveira: me parece que vc sabia o que estava fazendo, podendo muito bem arcar com as consequencias: vc não só retirou o aviso como recriou a página. Entretanto, não cabe a mim decidir. Os admnistradores irão avaliar meu pedido. Saudações, --Fonseca 20h46min de 30 de novembro de 2017 (UTC)

Drupa

Boa tarde! No artigo Drupa inseri fontes fiáveis, retirei da manutenção. Adicionei o link para portal. Acho que salvamos, qualquer falha minha pode avisar. Vou tirar um tempo para expandir no que for possível. Atenciosamente, Ad portal (discussão) 18h52min de 2 de dezembro de 2017 (UTC)

Caro Ad portal,obrigado pelas edições. Como vc pode perceber na minha edição em "Manutenção", o usual é deixar a seção lá e marcar como feito, provavelmente para registros. Positivo Valeu!--Fonseca 18h54min de 2 de dezembro de 2017 (UTC)
Ad portal Em relação a edição, só tenho uma observação: nos casos de fontes em sites, o melhor é fazer uma cópia para garantir acesso futuro. Para isso utilize <ref>{{citar web|url= http://__________|título= ________|wayb= ________}}</ref>, sendo wayb o númerode salvamento em [6]. Abraços, --Fonseca 18h58min de 2 de dezembro de 2017 (UTC)

Uchu Nippon Setagaya

Boa tarde, eu escrevi o artigo Uchu Nippon Setagaya e gostaria de discutir sobre isso. Esse é um álbum difícil de se reunir informações sobre. Não tem muito o que procurar na internet em inglês. Nem mesmo a en-wiki tem a página desse álbum. Eu realmente não sei o que fazer para garantir a verificabilidade dessa página. Eu gastei um bom tempo escrevendo esse artigo, botei todas as fontes, tudo corretamente. O que faço?!
Edit: Na notificação de "proposto para eliminação semirrápida", a sua justificativa é a de que "Artigo sobre banda/grupo musical sem fontes fiáveis e independentes que confirmem as afirmações do texto e atestem a notoriedade do artista ou de sua obra", sendo que não tem uma fonte não confiável no artigo. Uma é a Oricon, que foi utilizada para verificar a maior posição do álbum na chart. A outra é a da CDJournal que foi utilizada somente para pegar a data de lançamento - para reforçar, ainda deixei como outra fonte o Discogs. As outras duas foram retiradas de revistas.
Att,
--SuperPepperoni (discussão) 19h29min de 2 de dezembro de 2017 (UTC)

Caro Lukano1602, a questão que levanto é: em WP:V: "Aconselha-se a, sempre que possível, serem dadas fontes disponíveis em língua portuguesa.[3] Se tal for feito, mais facilmente os leitores poderão verificar que o material que serviu como fonte foi usado corretamente". Eu pessoalmente concordo com a regra, para vc seria melhor levar para EC e ver oq a comunidade decide? Lá vc poderá argumentar melhor.--Fonseca 00h27min de 3 de dezembro de 2017 (UTC)

Questionamento

Olá boa noite, Eu tive todo um trabalho de corrigir a página de Cláudio Gurgel do Amaral, par ano fim das contas você a fundir a página da Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro? Justifique de forma plausível para mim o seu posicionamento, se a igreja é um assunto e a biografia é outro completamente diferente. Eu ainda nem terminei de escrever a biografia desse meu ancestral que estava erradíssima aqui no Wikipédia, aí vem você que simplesmente quer que tal página deixe de existir. comentário não assinado de Andresgam1 (discussão • contrib) 01h17min de 3 de dezembro de 2017 (UTC)

Caro Andresgam1, boa noite, faça seus comentários aqui para que toda a comunidade possa tomar ciência dos seus argumentos. Minha marcação anterior indicava que a informação deveria sair da Wikipedia, a atual indica que ela deve ser fundida. São situações diferentes, seu esforço não será perdido caso a fusão seja aceita. Recomendo continuar a discussão no link acima, uma vez que lá será decidido sobre a fusão, para que todos conheçam seus argumentos. Abraços, --Fonseca 01h23min de 3 de dezembro de 2017 (UTC)
Ok ciente, bem façam como preferir (fundir páginas), devido a burocracia desse site, optei por abandonar esse projeto muitos anos atrás, e, tudo indica que cometi um erro gravíssimo ao retornar hoje para cá: recriar uma conta, estar desinformado sobre os procedimentos adotados, entre outros motivos. Constatei por mais uma vez que meu lugar não é aqui, adeus! P.S.: Solicito que meu cadastro seja removido desse site, não vejo sentido em continuar por aqui (prefiro ser anônimo). Pelo que constatei e entendi nesse site, apenas a opinião de um usuário é suficiente para determinar o futuro de uma página. Então significa que um poeta que foi tema de um artigo científico com conteúdo inédito: foi descoberto que escreveu poemas com estilo barroco é menos importante para a sociedade brasileira? Então significa que um vulto histórico que foi mui citado em Códices do Arquivo Nacional pertencentes ao Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, não é relevante para o usuário Felipe da Fonseca? Então pelo que entendi, o personagem que chegou a ser Vereador do Rio de Janeiro, Provedor da Fazenda Real, Juiz da Fazenda, Contador da Fazenda, Escrivão da Câmara, entre outros cargos, não é importante para a história na visão do usuário Felipe da Fonseca, foi isso que entendi bem? Ou ainda que o fato de ter construído o Forte Carioca com o próprio dinheiro, não foi um feito importante no pensamento do usuário Felipe da Fonseca? Não valeu a pena, tal indivíduo ter defendido a cidade Rio de Janeiro dos franceses em 1695? Realmente, eu não entendo (e eu nunca entenderei) o jeito de administrar as páginas desse site do que é considerado importante para esse ou aquele usuário. Escrevi isso apenas para reflexão, já que não tenho mais intenção de colaborar com esse projeto. comentário não assinado de Andresgam1 (discussão • contrib) 12h43min de 3 de dezembro de 2017‎ (UTC)
A página estava cheia de absurdos (https://pt.wikipedia.org/wiki/Discuss%C3%A3o:Cl%C3%A1udio_do_Amaral_Gurgel), fui eu quem escrevi isso. Onde estavam os revisores mui experientes desse site para corrigir uma biografia que esteve errada desde setembro de 2012?Não vale a pena aqui continuar, façam o favor de banir meu cadastro (encontrem um motivo ainda que injusto e mínimo), excluam meu perfil, não vejo sentido em corrigir os erros de outras biografias desse site, para não correr o risco de vivenciar a mesma desagradável experiência de ter um trabalho desenvolvido se perder.

Manuel do Nascimento

Revisor
Boa tarde! Venho por este meio agradecer as alterações que tem feito na página referente a Manuel do Nascimento. Gostaria ainda de referir que criei a mesma no âmbito de um projeto universitário e que portanto ainda farei alterções na mesma de modo a torná-la mais fiável e completa. Peço, deste modo, compreensão relativamente à mesma dado que por enquanto se encontra como um esboço mas ainda assim é um trabalho que equivale a uma boa percentagem da avaliação de uma das minhas cadeiras. Prometo deste modo, que a página será unicamente melhorada. Cumprimentos, Isabel Seabra IsabelSeabra (discussão) 20h13min de 3 de dezembro de 2017 (UTC)

Cara IsabelSeabra, bem vinda à Wikipedia. A marca de eliminação foi retirada pois foram acrescentadas fontes no final do texto. Isso ainda não é suficiente, entretanto. Por favor, não retire as atuais marcas. Lembre-se de colocar referências no meio do texto, de preferência secundárias (sobre o biografado e não do próprio biografado). Verei como posso te ajudar no verbete. Qual programa vc faz parte? Seu prof.(a) já está em contato com alguèm da Wikipedia?--Fonseca 20h20min de 3 de dezembro de 2017 (UTC)

Boa tarde uma vez mais! Sou estudante da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e a minha professora tem sim conhecimento sobre a existência do verbete. Deste modo, já entrei também em contacto com elementos da wikipédia que nos forneceram uma breve aula sobre o funcionamento da mesma. Obrigada pelos detalhes, trabalharei nos mesmos no tempo que se segue. Relativamente à marca eliminei a mesma por engano, o que decorre do facto de não estar acostumada ao funcionamento do sistema e agradeço o aviso! Cumprimentos, -Isabel Seabra

Ok! Chamo DarwIn, talvez ele possa colaborar com vcs como grupo universitário.--Fonseca 20h33min de 3 de dezembro de 2017 (UTC)
Olá Felipe da Fonseca, creio que a IsabelSeabra está no grupo que está a ser orientado pelo Alchimista. De qualquer modo, qualquer dúvida é só me pingar. Saudações, -- Darwin Ahoy! 20h36min de 3 de dezembro de 2017 (UTC)

Proposta de eliminação de página

Olá,

Você acabou de propor uma eliminação de página, mas veja que já criei a página para qual seria o redirecionamento. Qualquer dúvida me mande mensagem.

Caro Pqnonwba, obrigado por avisar e desculpe-me o incômodo. Quando coloquei a marca o redirecionamente estava indo para lugar nenhum. Imagino que eu tenha colocado a marca muito rápido, não sei. Da próxima vez vou cuidar para esperar um pouco até o redirecionamento ser feito (se esta for a causa). Boas edições, --Fonseca 19h32min de 4 de dezembro de 2017 (UTC)

Charles Reznikoff

Caro Felipe da Fonseca. Informo-lhe que, nos termos das regras aplicáveis impugnei sua nomeação para ESR do artigo sobre Charles Reznikoff. Fontes foram incluídas, texto inserido. Critérios atendidos!--Fábio Júnior de Souza (discussão) 16h15min de 5 de dezembro de 2017 (UTC)

Caro Fabiojrsouza obrigado por incluir as fontes e por avisar. Positivo Valeu!,--Fonseca 16h22min de 5 de dezembro de 2017 (UTC)

Mário Fernando Magalhães da Silva

Caro Felipe da Fonseca. Aviso-lhe que impugnei a nomeação de ESR do artigo de Mário Fernando Magalhães da Silva. Fontes acrescentadas e atende WP:DESPORTISTAS já que venceu campeonatos portugueses pelo Porto e a Liga dos Campeões! Além do campeonato francês pelo Nantes!--Fábio Júnior de Souza (discussão) 18h22min de 5 de dezembro de 2017 (UTC)

Caro Fabiojrsouza obrigado por incluir as fontes e por avisar. Positivo Valeu!--Fonseca 18h26min de 5 de dezembro de 2017 (UTC)

Eliminação de página

Gostaria de saber o motivo da sugestão de eliminação da página que criei. Posso alterar o conteúdo, caso necessário--Tmfarias (discussão) 12h04min de 6 de dezembro de 2017 (UTC).

Tmfarias Bom dia, a explicação está no pedido, a página está em inglês!--Fonseca 12h09min de 6 de dezembro de 2017 (UTC)