Monte Vélia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Vélia (Roma))
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Vélia.

Vélia (em latim: Velia) era uma colina de Roma, entre o monte Ópio, um dos esporões do monte Esquilino, e o Palatino. A colina foi em grande parte parte desbarrancada nos anos 1930 para a abertura da Via do Fórum Imperial, apoiando o que restava com o alto muro de contenção que agora delimita a estrada na direção nordeste.

Vélia (às vezes indicada também no plural latino, como Veliae) era incluída na antiquíssima lista do Septimôncio e junto ao Palatino constituiu uma das quatro regiões nas quais o rei Sérvio Túlio tinha dividido a cidade.

Sobre a área da colina remanescente da terraplenagem (compreendida grosso modo no triângulo entre as atuais Via Cavour, Via do Fórum Imperial e Via dos Annibaldi) estão, à direita, em direção ao Coliseu, os restos do Templo de Vênus e Roma e da Basílica de Magêncio, e, à esquerda, o que resta do Palácio Silvestri-Rivaldi e do seu jardim.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Andrea Carandini , Palatino, Velia e Sacra via. Paesaggi urbani attraverso il tempo, Ghezzano (PI) 2005. ISBN 88-8476-014-3

Ligações externas[editar | editar código-fonte]