Yangchuanossauro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Janeiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Como ler uma infocaixa de taxonomiaYangchuanossauro
Yangchuanosaurus zigonensis

Yangchuanosaurus zigonensis
Estado de conservação
Extinta (fóssil)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Família: Megalosauridae
Género: Yangchuanosaurus
Dong, Chang, Li & Zhow, 1978
Espécies
  • Yangchuanosaurus shangyouensis
  • Yangchuanosaurus yandonensis
  • Yangchuanosaurus magnus?
Sinónimos

Yangchuanosaurus (do latim "lagarto de Yongchuan") foi um gênero de dinossauros carnívoros e bípedes que viveram durante o período Jurássico, aproximadamente 165 milhões de anos atrás. Os yangchuanossauros viveram na Ásia, mais precisamente, nas regiões que formam hoje a China e a Mongólia.

Descrição[editar | editar código-fonte]

O espécime-tipo de Y. shangyouensis possuía um crânio de 82 centímetros e acredita-se que o animal inteiro medisse 8 metros.[2] Outro espécime, atribuído a uma nova espécie Y. magnus, possuía um crânio de 112 centímetros[3], o que indicaria um comprimento total de 10,8 metros e uma massa de 3,4 toneladas.[4]

Na cabeça, havia uma série de protuberâncias[5] que vagamente lembram a cabeça de um Ceratosaurus. Era um grande predador com um pescoço curto e forte, dentes serrados, patas traseiras longas e poderosas, patas dianteiras curtas com três dedos com garras, e uma cauda que correspondia a quase metade de seu comprimento.

Paleobiologia[editar | editar código-fonte]

Os Yangchuanosaurus não só ocupavam nichos ecológicos semelhantes aos do Allosaurus, mas na Ásia e não na América do Norte. Os dois gêneros não são somente semelhantes morfologicamente, mas também possuíam acesso a presas semelhantes, como estegossaurídeos e saurópodes.[5]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. http://blog.press.princeton.edu/2010/09/26/pgs-daily-dinosaur-yangchuanosaurus-sinraptor-dongi/
  2. Zhiming, Dong (1975). «A new carnosaur from Yongchuan County, Sichuan Province» (PDF). Institute of Vertebrate Palaeontology and Palaeoanthropology. Consultado em 17 de Junho de 2018. 
  3. Zhiming, Dong (1983). «Dinosaurs from the Jurassic of Sichuan» (PDF). Institute of Vertebrate Paleontology and Paleoanthropology. Consultado em 17 de Junho de 2018. 
  4. Paul, Gregory S. (1988). Predatory Dinosaurs of the World. [S.l.]: Simon & Schuster. pp. 286–93 
  5. a b Pepper, www.prehistoric-wildlife.com, Darren. «Yangchuanosaurus». www.prehistoric-wildlife.com. Consultado em 17 de junho de 2018. 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre dinossauros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.