Aeroporto Internacional de Xangai Pudong

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Out of date clock icon.svg
Este artigo ou seção pode conter informações desatualizadas.

Se sabe algo sobre o tema abordado, edite a página e inclua informações mais recentes.

31° 08′ N 121° 48′ E

Aeroporto Internacional de Pudong - Xangai
Shanghai lotnisko Pudong 04.JPG
IATA: PVG - ICAO: ZSPD
Tipo Público
Administração Shanghai Airport Authority
Serve Xangai
Localização Não disponível
Inauguração 1º de outubro de 1999


Altitude 4 m (13 ft)
Movimento em 2007 28.92 milhões
Capacidade anual Não disponível
Website oficial Página oficial
Pistas
Cabeceiras Comprimento Superfície
16/34 3 800 m (12 467 ft) Concreto
17L/35R 4 000 m (13 123 ft) Concreto
17R/35L 3 400 m (11 155 ft) Concreto

O Aeroporto Internacional de Pudong - Xangai Códigos: (IATA PVG), (ICAO ZSPD), é um aeroporto localizado no lado oriental de Pudong distrito de Xangai, China. É o maior aeroporto da China com um fluxo de 17.15 milhões de passageiros em voos internacionais em 2006, dos quais 9 milhões são estrangeiros, suplantando o Aeroporto Internacional de Pequim, com 12.6 milhões de passageiros. O aeroporto é o principal hub das companhias aéreas China Eastern Airlines e Shanghai Airlines. United Parcel Service abrirá um hub no aeroporto em 2008.[1] O Aeroporto Internacional de Pudong opera 24 horas por dia dependendo das condições meteorológicas.[2]

História[editar | editar código-fonte]

Antes da abertura do Aeroporto Internacional de Pudong, o Shanghai Hongqiao International Airport era o principal aeroporto de Xangai. Durante os anos 90 a expansão do Hongqiao foi impossibilitada pelo crescimento urbano ao redor do aeroporto. Então o governo decidiu que uma alternativa viável era a construção de um novo aeroporto em Xangai, para o qual seriam direcionados todos os voos internacionais. O lugar óbvio para a construção do novo aeroporto era o distrito de Pudong, a zona de desenvolvimento de Xangai.

O aeroporto foi inaugurado em 1º de outubro de 1999, substituindo o Aeroporto Internacional de Hongqiao como principal aeroporto internacional de Xangai e operando todos os voos internacionais, incluindo voos internacionais para Hong Kong e Macau.[3] ). Uma segunda pista foi aberta em 17 de março de 2005, uma terceira pista será aberta no final de 2007 e a quarta ainda está em fase de planejamento. A construção do segundo terminal foi concluída e tem abertura também prevista para o final de 2007. São planejados um total de três terminais, duas torres de comando e cinco pistas paralelas, o objetivo é que o aeroporto atinja capacidade para 80 milhões de passageiros por ano.

Tráfego e expansão[editar | editar código-fonte]

O aeroporto teve um custo de 40 bilhões de yen (400 milhões de dólares) financiados em grande parte pelo Japão. Em 2004, o aeroporto operou aproximadamente 500 voos por dia, transportando mais de 21 milhões de pessoas dentro e fora da China. Para resolver este problema, o aeroporto abrirá um Segundo terminal, que estará localizado atrás do Terminal 1, o único terminal em funcionamento atualmente possui capacidade para 40milhões de passageiros por ano. O meio do terminal 2 será totalmente dedicado às companhias da Star Alliance.

O Aeroporto Internacional de Pudong é o sexto maior do mundo em volume de carga transportada, e o 28°que mais recebe passageiros. É também o 40° mais movimentado em termos de total de passageiros, transportando 26.790.826 de passageiros, sejam embarques ou desembarques. O aeroporto é o 8° mais movimentado da Ásia.

O Aeroporto Internacional de Pudong recentemente passou por grande aumento no fluxo de passageiros e de carga, nunca crescendo abaixo de 10%. De 2002 a 2003, o transporte de cargas praticamente dobrou; apresentando crescimento de 87.3%nesse período. De 2002 a 2006, o aeroporto passou de 26° a 6° colocado em volume de carga transportada, triplicando desde 2002. Em 2006, o crescimento foi de 16.8% enquanto Narita (Tóquio) teve queda de -0.5% e Incheon aumentou 8.7%. Este aeroporto deve ultrapassar o Aeroporto Internacional de Narita em poucos anos e o Aeroporto Internacional de Incheon se tornando o 4° maior do mundo e mais tarde o Aeroporto Internacional de Hong Kong, se tornando o hub mais movimentado da Ásia e 2° do mundo em transporte de cargas. Recentemente, a China Southern Airlines declarou que o Aeroporto Internacional de Pudong será lar do Airbus A380s, no entanto não declarou se a China Southern Airlines terá um hub no Aeroporto internacional de Pudong.

Linhas aéreas e destinos[editar | editar código-fonte]

Voos internacionais[editar | editar código-fonte]

Interior do Aeroporto Internacional de Pudong Xangai em setembro de 2004
Interior do Aeroporto Internacional de Pudong Xangai

Voos domésticos[editar | editar código-fonte]

  • Air China (Beihai, Beijing, Chengdu, Chongqing, Ningbo, Shenzhen, Wenzhou, Yantai)
  • China Eastern Airlines (Baoshan, Beihei, Beijing, Changsha, Chongqing, Dalian, Dayong, Diqing, Fuzhou, Guangzhou, Guilin, Guiyang, Haikou, Hangzhou, Harbin, Hefei, Hohhot, Huangshan, Huangyan, Jinan, Jingyong, Kunming, Lanzhou, Lianyungang, Lijiang City, Lincang, Longyan, Luxi, Luzhou, Mian Yang, Nanchang, Nanjing, Nanning, Ningbo, Qingdao, Sanya, Shantou, Shenyang, Shenzhen, Shijiazhuang, Simao, Taiyuan, Tianjin, Urumqi, Wenzhou, Wuhan, Wuyishan, Xi'an, Xiamen, Xining, Xuzhou, Yantai, Yibin, Yinchuan, Zhangjiajie, Zhaotong, Zhengzhou, Zhoushan, Zhuhai)
  • China Southern Airlines (Changchun, Dalian, Guangzhou, Haikou, Harbin, Qiqihar, Sanya, Shenyang, Shenzhen, Xi'an, Zhangjiajie, Zhuhai)
  • Chongqing Airlines (Chongqing)
  • Hainan Airlines (Haikou)
  • Shanghai Airlines (Beijing, Changchun, Chengdu, Chongqing, Dalian, Guangzhou, Haikou, Harbin, Jinzhou, Qingdao, Sanya, Shenyang, Shenzhen, Weihai, Yantai)
  • Shenzhen Airlines (Shenzhen)
  • Sichuan Airlines (Chengdu, Chongqing)

Tranporte de cargas[editar | editar código-fonte]

Incidentes[editar | editar código-fonte]

Vias de acesso[editar | editar código-fonte]

Um Transrapid realizou o primeiro trajeto comercial do mundo entre o Aeroporto Internacional de Pudong até a estação de metrô Long Yang Road Metro. A viagem inaugural ocorreu em 2002. O maglev atinge velocidade de até 431 km/h a uma distância de 30 km.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referencias[editar | editar código-fonte]

  1. Airliner World Junho de 2007
  2. http://www.shanghaiairport.com/en/pd.jsp?categoryId=OUT_CON_B0030
  3. Shuttle flights to connect Tokyo, Shanghai in October, Channel NewsAsia, 25 June, 2007
  4. Qld to get more Chinese, Mideast flights - Breaking News - Business - Breaking News. Página visitada em 29 de Dezembro de 2010.
  5. a b c d e (russo) Federal State Unitary Enterprise "State Air Traffic Management Corporation", Summer Air Traffic Schedule 25.03.2007 - 27.10.2007 (Airports - Russian international), 29 de maio de 2007, p. 74-75
  6. About Qantas - Media Room - Media Releases - Qantas Announces New Melbourne-Shanghai Service. Página visitada em 29 de Dezembro de 2010.
  7. Manchester and East Midlands Airports target Far Eastern routes : Manchester Airport News Stories. Página visitada em 29 de Dezembro de 2010.
  8. Photos: Boeing 747-4R7F/SCD Aircraft Pictures. Página visitada em 29 de Dezembro de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Aeroporto Internacional de Xangai Pudong