Aeroporto de Caruaru

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Aeroporto de Caruaru - Aeródromo Oscar Laranjeira
Caruaru-Aeroporto-Oscar-Laranjeira.jpg
IATA: CAU - ICAO: SNRU
Tipo Público
Administração Prefeitura de Caruaru
Serve Caruaru
Localização Não disponível
Inauguração Inaugurado em 1985 e Janeiro de 2006 (Reformado).


Altitude 576 m (1 890 ft)
Movimento em 2013 Não disponível
Capacidade anual Não disponível
Website oficial Não disponível
Pistas
13/ 31
Cabeceiras Comprimento Superfície
13/31 1 800 m (5 906 ft) Asfalto

O Aeroporto Oscar Laranjeira, serve a localidade de Caruaru (Pernambuco). O aeroporto ficou fechado de 2003 (quando começou a ser reconstruído) até janeiro de 2006. Durante alguns anos, a BRA linhas aéreas realisou voos comerciais no aeroporto, mas devido a empresa ter vindo a falência, essas operações foram canceladas. No dia 14 de junho de 2010 recomeçou o movimento regular, com a entrada em operação da NOAR Linhas Aéreas. A GOL relacionou Caruaru na sua malha, operando através de acordo com a NOAR.

Reforma[editar | editar código-fonte]

O aeroporto será totalmente reformado, o valor da obra deverá custar 25 milhões e faz parte do investimento do governo federal em diversos aeroportos do brasil. O banco do brasil fez estudos para a elaboração do projeto, que deverá fazer ou reformar o atual terminal de passageiros para atender as necessidades do aeroporto até 2025 e da ampliação da pista para até 2035. Depois dessa reforma o aeroporto deverá receber voos comerciais e também cargueiros.

Ligações Aéreas[editar | editar código-fonte]

Companhias Aéreas[editar | editar código-fonte]

Atualmente nenhuma empresa de linha aérea comercial atua no aeroporto

No entanto o aeroporto possui uma escola de aviação, chamada "Brasflight" uma oficina homologada pela ANAC, "Aero Espina" e a fabricante de hélices e Aeronaves "Rupert". Atualmente o Oscar Laranjeira tem a média de cerca de 1000 operações mensais, entre pousos e decolagens de aeronaves de instrução e particular.

Destinos Domésticos[editar | editar código-fonte]

Atualmente nenhuma empresa atua no local.

Características[editar | editar código-fonte]

  • Terminal de passageiros:
  • Piso: Asfalto
  • Sinalização:
  • Pista: 13 – L12 – (1800 x 30 ASPH 30/F/A/X/U L14, 15) – L12 – 31

Incidentes aéreos[editar | editar código-fonte]

Em junho de 2000, um Fokker 100 da TAM (primeiro voo não fretado) afundou no piso do pátio das aeronaves. O piso cedeu com o peso da aeronave, devido à existência de um lençol freático sob o lado esquerdo da pista de estacionamento. Os passageiros ficaram mais de uma hora para desembarcar.

Em fevereiro de 2002, o piso do pátio, não suportou o peso do Boeing 737-300 da BRA Transportes Aéreos e cedeu, frustrando os 41 passageiros que fariam o primeiro vôo comercial sem escalas entre Caruaru e São Paulo.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]