TV Brasil Oeste

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Band Cuiabá)
TV Brasil Oeste
Rádio e Televisão Brasil Oeste Ltda.
TV Brasil Oeste
Cuiabá, Mato Grosso
Brasil
Tipo Comercial
Canais Digital: 40 UHF
Virtual: 8 PSIP
Outros canais 13 / 513 HD (Claro TV)
Analógico:
8 VHF (1978-2018)
Sede Cuiabá, MT
Slogan A TV que você se vê
Rede Rede Brasil
Rede(s) anterior(es) Rede Tupi (1978-1980)
TVS-Record (1980-1981)
SBT (1981-1984)
Rede Manchete (1984-1986)
Rede Bandeirantes (1986-2009)
Rede 21 (2009-2013)
CNT (2013-2015)
TV Cultura (2015)
RBTV (2021-2022)
Fundador(es) Fause Anache
Pertence a Grupo Futurista de Comunicação
Proprietário(s) Júlio Campos
Presidente Júlio Campos
Fundação 26 de abril de 1978 (46 anos)
Prefixo ZYQ 723
Prefixo(s) anterior(es) ZYA 943 (1978-2018)
Emissora(s) irmã(s)
Cobertura Partes do estado do Mato Grosso
Coord. do transmissor 15° 34' 57.9" S 56° 4' 49.3" O
Potência 2 kW
Agência reguladora ANATEL
Informação de licença
CDB
PDF
Página oficial tbomt.com.br

TV Brasil Oeste (ou TBO) é uma emissora de televisão brasileira sediada em Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso. Opera no canal 8 (40 UHF digital), e é afiliada à Rede Brasil. Pertencente ao Grupo Futurista de Comunicação. do empresário e político Júlio Campos, que também controla as rádios Mix FM Cuiabá e Massa FM Cuiabá.

História[editar | editar código-fonte]

A concessão do canal 8 VHF de Cuiabá, o segundo do município, foi outorgada pelo presidente Ernesto Geisel em 11 de abril de 1975, ao empresário Fause Anache.[1] A emissora foi montada com modernos equipamentos vindos da Alemanha, e estava totalmente preparada pra transmitir em cores.[2] Após um período de testes iniciado em 5 de abril de 1978, a TV Brasil Oeste foi inaugurada em 26 de abril, às 16h, em cerimônia onde esteve presente o então ministro das comunicações Euclides Quandt de Oliveira, que acionou o botão que colocava a emissora no ar.[3][4] Inicialmente, retransmitiu a programação da Rede Tupi, que estava em seus estertores, vindo a ser cassada pelo Governo Federal em 18 de julho de 1980. Também foi a primeira emissora de Cuiabá a transmitir sua programação de maneira contínua, visto que na época de sua criação, a sua única concorrente, TV Centro América, ainda levava ao ar a programação diária com uma pausa nas transmissões durante o período da tarde.

Em 19 de agosto de 1981, após um ano com programação independente, a TV Brasil Oeste e outras emissoras que haviam se afiliado à Tupi se juntaram ao recém-criado SBT. Na época, com a grade de programação da rede preenchida por enlatados durante a maior parte do dia, a emissora investiu bastante em programação local, fato que foi determinante para sua consolidação. Em 16 de julho de 1984, a TV Brasil Oeste deixou o SBT e se afiliou com a Rede Manchete, chegando a exibir para o público mato-grossense em sua programação inaugural o show especial O Mundo Mágico, o mesmo que havia ido ao ar na inauguração da rede um ano antes.[5] Porém, a afiliação com a Manchete também durou pouco. No fim de 1985, a direção da Rede Bandeirantes procurou a TV Brasil Oeste, que já estava tendo prejuízos com a programação da emissora carioca, que era direcionada a um público mais elitizado e não focava nas classes C e D, que eram a maior parte da audiência. Após três meses de negociação, a TV Brasil Oeste rescindiu o contrato com a Rede Manchete depois de 1 ano e meio de afiliação, migrando para a Rede Bandeirantes em 1.º de abril de 1986.[6]

Em 1996, Júlio Campos conseguiu outras 4 retransmissoras. Ele recebeu autorização (por meio de portarias assinadas em 15 de agosto e em 28 de agosto), para instalar retransmissoras de TV (RTV) em Alta Floresta, Chapada dos Guimarães, Rondonópolis e Sinop.[7] A estação foi a primeira emissora de TV a retransmitir sua programação via satélite para o interior, atingindo mais de 120 cidades no estado.

Em 16 de maio de 2009, a TV Cidade Verde Cuiabá passou ser afiliada da Bandeirantes e a TBO passa ser Rede 21. Antes disso, a Família Campos terceirizou a administração da emissora para o empresário Luiz Carlos Beccari, presidente do Grupo Cidade Verde de Comunicação.

A emissora passou ser afiliada a Rede 21, rede que teve praticamente toda a grade alugada pela Igreja Mundial do Poder de Deus, do apóstolo Valdemiro Santiago.

Após um certo período em que a emissora passou no controle da igreja, voltou a ser administrada pelo Grupo Futurista, da família Campos, e a colocar o seu antigo nome na programação, mantendo ainda a transmissão da Rede 21.

Apesar de contar com 22 horas diárias de programas desenvolvidos pela Igreja Mundial do Poder de Deus, a TV Brasil Oeste começou a retomar o seu jornalismo e passou a veicular, diariamente, o Jornal da Tarde. O telejornal foi ao ar por vários meses às 15h. Depois passou para as 13h.

Em 1.º de dezembro de 2012, a diretora geral do Grupo Futurista de Comunicação, Isabel Coelho Pinto Campos, faleceu após 8 anos de tratamento de câncer no útero, com metástases. Na comunicação, Isabel participou da implantação e inauguração da Rádio Industrial, a primeira de Várzea Grande, comandou a reestruturação e modernização do extinto jornal O Estado de Mato Grosso, tornando-o primeiro a ser impresso pelo sistema off-set e em cores e dirigiu a TV Brasil Oeste, tornando esta a primeira emissora a transmitir via satélite para todo o Estado.

No dia 17 de janeiro de 2013, quinta-feira, a TBO passou a transmitir o sinal da Central Nacional de Televisão, a CNT. Nessa transição, apenas permaneceu como programação regional o Jornal da Tarde, de própria produção, sendo transmitido em edição diária às 13h e reprisada às 18h.

Durante o ano de 2013, a emissora ganhou atrações, e passou a contar com os apresentadores Everton Pop[8], Priscila Hauer, Jajah Neves, Radamés Alves, Onofre Júnior, Fábio Senna, Éder Moraes[9], Igor Taques e Claudia Campello, entre outros. A TBO voltou também a transmitir, em horários limitados, a programação da IMPD, encerrando a cessão com a igreja de Valdemiro Santiago em agosto de 2015.

A partir de novembro de 2014, a TV Brasil Oeste passou por mais uma importante mudança. A administração da empresa foi repassada por Júlio Campos para um novo grupo. O empresário e suplente a Deputado Estadual Ueiner Neves de Freitas, conhecido publicamente como Jajah Neves, assumiu a presidência da TBO, tendo então o empresário Henry Kenner como seu vice-presidente. Uma grande reforma estrutural começou a ser colocada em prática e muitos investimentos foram efetivados, inclusive preparando a emissora para a digitalização.

Novos programas entraram no ar, em 1º de dezembro de 2014. São eles: Café da Manhã com Radamés, A Cara do Povo com Ademar Jajah, Linha de Fogo - com Messias Nogueira, e Fatos e Boatos - com Adriano Guedes e Ariane Valadão; ainda na programação de segunda a sexta-feira, a grade conta com o programa MT é Mais, apresentado por Onofre Jr.

A partir de 10 de fevereiro de 2015, a TBO passa a ser afiliada da TV Cultura, até então no ar através de uma retransmissora pelo canal 17 UHF. Então, com uma ampla grade de programação local, a emissora conta, segundo o diretor-presidente Jajah Neves, também com uma rede de conteúdo excelente, "um fator determinante para que mantivesse a meta de programação que consolide o canal como a emissora dos que vivem em Mato Grosso."[10]

Segundo o portal do grupo da rede geradora, o CMais, com a expansão do seu sinal dentro do Estado, a Cultura chega a um alcance de 102 milhões de pessoas em todo o Brasil, estando atualmente em 20 estados. Com essa parceria, é previsto também o intercâmbio de conteúdo jornalístico, cooperação técnica e projetos de coprodução.[11] Entretanto, a filiação durou pouco tempo – 10 meses -, e a TV Cultura deixa de ser exibida no canal 8, voltando então para o canal 17, antes apenas com uma imagem estática com a logomarca da emissora paulista.

Em dezembro de 2015, a emissora se desfilia da TV Cultura e transfere-se para a Rede Brasil. A partir daí, abre-se uma confusão nessa área: A TV Cuiabá já estava retransmitindo a emissora. Sabendo que outro canal estava em mesma rede e na mesma cidade, a direção da TV Cuiabá entrou com ação judicial contra a TBO. Procurado, o diretor-presidente Jajah Neves disse que a filiação seria com outra rede, a TV União do Ceará, mas esta não tem seu sinal levado ao ar pelo canal cuiabano.[12]

No ano de 2016, um desfalque mais uma vez polemiza a TBO: Jajah Neves deixa a emissora em 25 de janeiro, deixando a função de diretor-presidente e tirando os seus dois programas - Fiscal do Povo e Programa Jajah Neves - da programação. O provável motivo foi as críticas que recebeu, porém ele publicou nas redes sociais que já migrou para a TV Mato Grosso, dizendo que "a luta continua" e "continuarei sendo o “fiscal do povo” levando para a tela da TV o que o povo quer e precisa saber".[13]

Interrogado por ter arrendado a TBO, Jajah respondeu que não a comprou, somente "administrou por um certo período". Desde quando começou, ele assumia não só a direção da TBO, mas também as rádios Jovem Pan (antiga Antena FM) e Rádio Industrial.[14]

Em novembro de 2016, o diretor geral da TV Brasil Oeste, Júlio Campos, anuncia a inauguração de um novo estúdio do canal com transmissão em HD.[15] Em abril de 2021, passa ser afiliada à RBTV.

Sinal digital[editar | editar código-fonte]

Canal virtual Canal digital Resolução de tela Programação
8.1 40 UHF 1080i Programação principal da TV Brasil Oeste / Rede Brasil
Transição para o sinal digital

Com base no decreto federal de transição das emissoras de TV brasileiras do sinal analógico para o digital, a TV Brasil Oeste, bem como as outras emissoras de Cuiabá, cessou suas transmissões pelo canal 8 VHF em 14 de agosto de 2018, seguindo o cronograma oficial da ANATEL.

Retransmissoras[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Decreto nº 75.598, de 11 de abril de 1975». Câmara. 11 de abril de 1975. Consultado em 21 de fevereiro de 2021 
  2. «A Qualquer Instante Estará no Ar o Canal 8». Biblioteca Nacional do Brasil. O Estado de Mato Grosso: 1. 31 de março de 1978. Consultado em 21 de fevereiro de 2021 
  3. «Canal Oito Já Está no Ar: Fase Experimental». Biblioteca Nacional do Brasil. O Estado de Mato Grosso: 1. 6 de abril de 1978. Consultado em 21 de fevereiro de 2021 
  4. «Ministro das Comunicações Inaugurou Novo Canal de TV». Biblioteca Nacional do Brasil. O Estado de Mato Grosso: 12. 27 de abril de 1978. Consultado em 21 de fevereiro de 2021 
  5. «Amanhã, o Canal Oito passa a retransmitir a TV Manchete». Biblioteca Nacional do Brasil. Jornal do Dia: 24. 15 de julho de 1984. Consultado em 21 de fevereiro de 2021 
  6. Araújo, Rubens (30 de março de 1986). «Sai Manchete, entra Bandeirantes». Biblioteca Nacional do Brasil. Jornal do Dia: 9. Consultado em 21 de fevereiro de 2021 
  7. «Dossiê das concessões de TV» (PDF). Observatório da Imprensa. Texto original da publicação do jornal Correio Braziliense em 1997. 2008. Arquivado do original (PDF) em 5 de dezembro de 2013 
  8. http://www.rdnews.com.br/curtinha/5597
  9. «Cópia arquivada». Consultado em 1 de janeiro de 2014. Arquivado do original em 2 de janeiro de 2014 
  10. «TV Cultura ganha nova afiliada em Mato Grosso». WikiNotícias. 12 de fevereiro de 2015. Consultado em 3 de março de 2015 
  11. «TV Cultura fecha acordo com TV Brasil Oeste e amplia alcance no Mato Grosso». Portal Cmais. 10 de fevereiro de 2015. Consultado em 3 de março de 2015 
  12. http://www.correiodematogrosso.blogspot.com/2015/12/polemica-uso-indevido-de-bandeira-da.html+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
  13. http://www.noticiamax.com.br/politica-poder/jajah-neves-troca-de-canal-de-televisao/586[ligação inativa]
  14. http://odocumento.com.br/noticias/politica/familia-campos-arrenda-tv-e-radios-ao-grupo-liderado-por-jajah,4511
  15. HEBERT MATTOS (28 de novembro de 2016). «O diretor geral da TV Brasil Oeste, Júlio Campos, recebe autoridades e a imprensa nos próximos dias». www.diariodecuiaba.com.br. Consultado em 2 de fevereiro de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.