Carlos III de França

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Carlos, o Simples)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Carlos III
Representação do séc. XIV da prisão de Carlos
Rei da Frância Ocidental
Reinado 28 de janeiro de 893
a 30 de junho de 922
Predecessor Odão
Sucessor Roberto I
Esposas Frederuna
Edgiva de Wessex
Descendência
Ermentrude
Frederuna
Adelaide
Rotrude
Hildegarda
Luís IV de França
Casa Carolíngia
Pai Luís II de França
Mãe Adelaide de Paris
Nascimento 17 de setembro de 879
Morte 7 de outubro de 929 (50 anos)
Péronne, França
Religião Catolicismo

Carlos III (17 de setembro de 8797 de outubro de 929), chamado de Carlos, o Simples, foi o Rei da Frância Ocidental de 893 até sua deposição em 922. Era filho do rei Luís II e de Adelaide de Paris.

Carlos foi o terceiro filho de Luís, nascendo depois da morte do pai. Ele impedido de ascender ao trono quando seu meio-irmão Carlomano II morreu em 884, e depois novamente após a deposição de seu primo Carlos, o Gordo em 888. Os nobres franceses escolheram Odão de Paris como novo rei, porém Carlos acabou coroado rei em 893 por uma facção contrária a Odão. Entretanto, ele só conseguiu tornar-se efetivamente rei após a morte de Odão cinco anos depois.

Um grupo de vikings liderados por Rollo invadiu a França em 911, conseguindo várias vitórias. Carlos acabou negociando a paz, cedendo aos invasores todas as terras entre o mar e o rio Epte, além da Bretanha. No mesmo ano Luís IV da Germânia morreu e seus nobres declararam Carlos como o novo rei.

A partir de 918 o rei passou a favorecer cada vez mais um pequeno nobre chamado Hagano, fazendo com que a aristocracia francesa se revoltasse em 920 e novamente em 922. Eles coroaram Roberto, irmão de Odão, como novo rei e Carlos foi obrigado a fugir para a Germânia. No ano seguinte ele voltou com um exército, porém foi derrotado, mesmo tendo conseguido matar Roberto em batalha, e mantido prisioneiro em Péronne até sua morte.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Carlos III de França


Precedido por
Odão
Rei da França
898922
Sucedido por
Roberto I
Ícone de esboço Este artigo sobre reis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.