Chiquinho Gavião

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Chiquinho Gavião
Espécie gavião
Inimigo(s) Frangolino
Criado por Chuck Jones
Voz Mel Blanc, Joe Alaskey (em inglês)
Primeira aparição The Squawkin' Hawk (1942)
Última aparição Strangled Eggs
Projecto Banda desenhada  · Portal Cinema
Portal Televisão

Chiquinho Gavião (Henery Halk é seu nome original) é um personagem de desenho animado da série Looney Tunes, que apareceu em vinte episódios. Sua primeira aparição foi em The Squawkin' Hawk, dirigido por Chuck Jones e produzido por Leon Schlesinger. Sua próxima aparição foi em Walky Talky Hawky que também exibiu Frangolino e o Barnyard Dawg, dirigido por Robert McKimson. A última aparição de Chiquinho foi em Strangled Eggs.

Biografia do personagem[editar | editar código-fonte]

Chiquinho é um gavião marrom e muito pequeno com um topete de penas. Ele é jovem e vive com seus pais, e fala como um cara durão. Ele apareceu no primeiro curta de Kent Rogers. O papel foi então assumido por Mel Blanc (e mais tarde por Joe Alaskey). Chiquinho tem uma voz estridente e um temperamento perpetuamente irritado.

Em um típico desenho animado Frangolino/Chiquinho Gavião, Chiquinho ataca por conta própria pela primeira vez, ansioso por capturar (e presumivelmente consumir) uma galinha. Tendo levado uma vida protegida, porém, ele não sabe com o que uma galinha se parece, sabe apenas que os falcões as comem. Frangolino presume que este agitadorzinho inocente não é uma ameaça real; no entanto, vendo o potencial de irritação, ele aponta Chiquinho na direção de Barnyard Dawg. O restante do desenho animado é geralmente despendido por Dawg e Frangolino garantindo alternadamente a Chiquinho que o outro é uma galinha e encorajando-o a atacar a "galinha" impiedosamente. Em uma inversão, o episódio The Foghorn Leghorn mostra Frangolino querendo que Chiquinho Gavião acredite que Frangolino é uma galinha, quando Chiquinho acredita que Frangolino é simplesmente um "bobão tagarela", supostamente um tipo separado de criatura. Mais tarde, quando Barnyard Dawg chama Frangolino de "galinha boa-para-nada", Chiquinho finalmente se toca.

Muitos desenhos terminam com Chiquinho capturando um (ou ambos) dos seus algozes, pragmaticamente encolhendo os ombros sobre a possibilidade de sua presa ser ou não uma ave real. Normalmente, ele decide que um deles deve ser um frango verdadeiro e, portanto, derruba e captura os dois.

Chiquinho Gavião é também um personagem de apoio nas HQs dos Looney Tunes; em estórias pré-1970, ele muitas vezes atuou em cenas próprias, normalmente jogando contra Oliver Coruja, assim como Frangolino.

Desenhos animados[editar | editar código-fonte]

Chiquinho Gavião no filme de domínio público Crowing Pains de 1947.

Looney Tunes/Merrie Melodies

Video games

Links externos[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Chiquinho Gavião