Sylvester (Looney Tunes)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Silvestre PT / Frajola BR
Personagem de Looney Tunes
Desenho de Frajola no logotipo do 45° Esquadrão de Reconhecimento do Exército Norte-americano.
Nome original Sylvester
Nascimento 1945
Origem  Estados Unidos
Sexo Masculino
Espécie Gato
Cabelo Negros
Olhos Negros
Inimigo(s) Piu-piu
Criado por Friz Freleng
Voz Mel Blanc (1945-1989), Joe Alaskey (1990-presente)
Primeira aparição Life With Feathers (1945)
IMDb IMDb
Projecto Banda desenhada  · Portal Cinema
Portal Televisão

Sylvester (Frajola no Brasil, Silvestre em Portugal) é um personagem fictício da série de desenhos animados americana Looney Tunes, mais conhecido por estrelar a série de desenhos chamada Sylvester and Tweety (no Brasil, "Frajola e Piu-piu", em Portugal "Silvestre e Tweety").

Frajola é um gato preto, que tem nariz semelhante a de um palhaço, que tem suas necessidades alimentícias, e apenas quer cumprir a cadeia alimentar. Portanto, persegue o passarinho Piu-Piu (Tweety) e o ratinho mexicano Ligeirinho (Speedy González), também às vezes o canguru Hippety Hopper que se parece com um rato gigante para se sustentar. Mas é claro que ele não tem a necessidade de comê-los, é apenas birra, porque sua dona é a Vovó e o deve tratar muito bem. Às vezes também, seu dono é Gaguinho (Porky Pig), mas nesse desenho ele não persegue nem Piu-Piu nem Ligeirinho, mas tem, para Gaguinho, temores exagerados, mas que, muitas vezes se justificam. Porém, Gaguinho não vê as causas dos temores de Silvestre, e portanto, acaba por tratá-lo mal. Em geral, quando os tenta comer (Piu-Piu e Ligerinho) sempre se dá mal.

Frajola também tem um problema de dicção que o faz falar cuspindo igual ao Patolino, e inclusive o ator Mel Blanc que fazia a voz de Frajola e dos outros Looney Tunes nos Estados Unidos, definia a voz do Frajola como sendo a mesma de Patolino (Daffy Duck), porém desacelerada.

Uma das frases que lhe é associada é: "Sufferin succotash!", que em português é traduzido algumas vezes para: Santa estupidez!

Sua aparição recente é no desenho "Os mistérios de Piu-Piu e Frajola", em que Vovó é uma detetive e deve investigar casos como o desaparecimento da pedra em que o futuro rei Artur retirou a Excalibur.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma personagem de ficção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.