Descendentes de Cristiano IX da Dinamarca e Vitória do Reino Unido

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Os descendentes reais de Vitória do Reino Unido (1819–1901) e Cristiano IX da Dinamarca (1818–1906) são numerosos e pertencem à mais diversas casas reais do continente europeu, a maior parte deles ocupando atualmente os tronos de Bélgica, Dinamarca, Espanha, Luxemburgo, Noruega, Reino Unido e Suécia.[1] À época da eclosão da Primeira Guerra Mundial, netos de ambos os monarcas ocupavam os tronos da Dinamarca, Grécia, Noruega, Alemanha, Romênia, Rússia, Espanha e Reino Unido. Por isso, Vitória foi apelidada de "Avó da Europa" e Cristiano IX de "Sogro da Europa".[2][3]

Netos[editar | editar código-fonte]

Vitória negociou o casamento de seu herdeiro aparente Eduardo, Príncipe de Gales (coroado como "Eduardo VII" em 1901) com Alexandra da Dinamarca, filha mais velha de Cristiano IX.[4] O casamento foi realizado em 10 de março de 1863 e rendeu-lhes seis filhos, dentre os quais Jorge V do Reino Unido e Maud de Gales (que se casaria com seu primo Haakon VII da Noruega, outro neto de Cristiano IX, em 22 de julho de 1896).[5] No entanto, esses dois casamentos não foram as únicas uniões entre descendentes de Vitória e Cristiano IX.

O segundo filho de Cristiano IX, o Príncipe Guilherme, tornou-se Rei da Grécia como Jorge I logo após o casamento de sua irmã Alexandra devido à esta recente ligação com a família real britânica. Em 27 de outubro de 1889, seu filho Príncipe Constantino casou-se com Sofia da Prússia, filha de Vitória, Princesa Real e neta de Vitória, estabelecendo outra união entre os descendentes da rainha britânica e do rei dinamarquês.

Em 1865, a segunda filha de Cristiano IX, a princesa Dagmar da Dinamarca celebrou seu noivado com o Czarevich Nicolau Alexandrovich, filho e herdeiro aparente de Alexandre II da Rússia. Após a morte prematura de seu noivo, Dagmar casou-se com o irmão mais novo, o Czarevich Alexandre em 1866, adotando o nome russo de "Maria Feodorovna". Seu filho, Nicolau II da Rússia, casou-se com Alice de Hesse e Reno, outra neta da Rainha Vitória, em 26 de novembro de 1894.

Os demais netos tornaram-se monarcas por direito próprio ou consortes de outros monarcas. Cristiano X da Dinamarca era o irmão mais velho de Haakon VII da Noruega e, portanto, outro neto de Cristiano IX da Dinamarca. Guilherme II, Imperador Alemão e Rei da Prússia, era o irmão mais velho de Sofia da Prússia e, portanto, outro neto reinante de Vitória.[6] Enfim, Rainha Vitória teve mais duas netas que se tornaram rainhas: Maria de Edimburgo, que se casou com Fernando I da Romênia, e Vitória Eugênia de Battenberg, que se casou com Afonso XIII de Espanha.

Cristiano IX foi, portanto, o avô de um imperador e dois reis que se casaram com netas de Vitória, uma das quais (Maud de Gales) também era neta de Cristiano IX. No total, cinco de seus netos eram soberanos reinantes. Vitória, por sua vez, era avó de um imperador, um rei-imperador, quatro rainhas-consortes e uma imperatriz-consorte.

Árvore genealógica[editar | editar código-fonte]

A árvore genealógica abaixo destaca o parentesco entre netos de Vitória e Cristiano IX.

Netos de Vitória e Cristiano IX

Cristiano IX
da Dinamarca

(1818-1906)

Vitória
do Reino Unido

(1819-1901)

Dagmar
da Dinamarca

(1947-1928)

Jorge I
da Grécia

(1845-1913)

Frederico VIII
da Dinamarca

(1843-1912)

Alexandra
da Dinamarca

(1844-1925)

Eduardo VII do Reino Unido
(1841-1910)

Vitória
Princesa Real
Imperatriz da Alemanha

(1840-1901)

Alice
Grã-Duquesa de Hesse

(1843-1878)

Alfredo
Duque de Saxe-Coburgo-Gota

(1844-1900)

Beatriz
Princesa de Battenberg

(1857-1944)

Nicolau II
da Rússia

Constantino I
da Grécia

Cristiano X
da Dinamarca

Haakon VII
da Noruega

Maud
Rainha da Noruega

Jorge V do Reino Unido

Guilherme II
da Alemanha

Sofia
Rainha da Grécia

Alice
Imperatriz da Rússia

Maria
Rainha da Romênia

Vitória Eugénia
Rainha de Espanha

Descendentes reinantes atuais[editar | editar código-fonte]

  Filhos de Vitória do Reino Unido
  Filhos de Cristiano IX da Dinamarca

As uniões sucessivas entre os descendentes de Vitória e de Cristiano IX não foram interrompidas pelo curso da Primeira Guerra Mundial, apesar da queda do Império Alemão e do Império Russo (juntamente com a Casa de Habsburgo na Áustria-Hungria). Contudo, a maior parte dos monarcas reinantes europeus da atualidade possuem laços de parentesco mais próximos por meio de sua descendência de Vitória, de Cristiano IX ou de ambos.

Carlos III do Reino Unido, Haroldo V da Noruega, Margarida II da Dinamarca e Filipe VI de Espanha são todos descendentes de Vitória e de Cristiano IX simultaneamente.[7] Os dois primeiros monarcas são descendentes da já mencionada união entre Alexandra da Dinamarca (filha de Cristiano IX) e Eduardo VII (filho de Vitória). Haroldo V é, na verdade, descendente de Cristiano IX por três linhagens diferentes, tanto materna quanto paterna. Margarida II descende de Vitória e de Cristiano IX unicamente por linhagem paterna, sendo também prima em primeiro grau de Carlos XVI Gustavo da Suécia através de Margarida de Connaught (neta de Vitória).[8] Filipe VI é descendente de Vitória através de três linhagens e de Cristiano IX por duas linhagens. Seu pai, Juan Carlos I, é descendente de Vitória e não de Cristiano IX enquanto sua mãe, Sofia, é duas vezes descendente de Vitória e duas vezes tataraneta de Cristiano IX.[9][10] Carlos III é descendente de Cristiano IX e de Vitória por duas vias já que seus pais, Isabel II e Filipe, Duque de Edimburgo, eram descendentes de ambos os monarcas.[11][12]

Carlos XVI Gustavo é duplamente descendente de Vitória, pois seus pais eram primos de segundo grau porque ambos e bisnetos da monarca britânica. Além disso, Carlos XVI Gustavo também possui ascendência matrilinear de Teodora de Leiningen, meia-irmã de Vitória. Apesar de não ser um descendente direto de Cristiano IX, o monarca sueco descende matrilenearmente de Frederico, Duque de Eslésvico-Holsácia.[13]

Por outro lado, Filipe da Bélgica é descendente de Cristiano IX e não da Rainha Vitória, embora seja descendente direto de Leopoldo I da Bélgica (tio materno de Vitória e de seu consorte, o Príncipe Alberto de Saxe). Alberto II da Bélgica, pai de Filipe I, é primo em primeiro grau de Haraldo V da Noruega através de seu avô, Carlos, Duque da Gotalândia Ocidental, casado com Ingeborg da Dinamarca, neta de Cristiano IX.

Descendente Nascimento Ascendência Casa real Casamento e descendência

Haroldo V
Rei da Noruega
21 de fevereiro de 1937
Skaugum
filho de Olavo V e Marta da Suécia
Vitória
Cristiano IX
Glücksburgo Sônia da Noruega
1968
2 filhos

Margarida II
Rainha da Dinamarca
16 de abril de 1940
Palácio de Amalienborg
filha de Frederico IX e Ingrid da Suécia
Vitória
Cristiano IX
Glücksburgo Henrique, Conde de Monpezat
1967
2 filhos

Carlos XVI Gustavo
Rei da Suécia
30 de abril de 1946
Palácio de Haga
filho de Gustavo Adolfo e Sibila de Saxe
Vitória Bernadotte Sílvia da Suécia
1976
3 filhos

Carlos III
Rei do Reino Unido
14 de novembro de 1948
Palácio de Buckingham
filho de Isabel II e Filipe, Duque de Edimburgo
Vitória
Cristiano IX
Windsor Diana, Princesa de Gales
1981
2 filhos

Filipe
Rei dos Belgas
15 de abril de 1960
Castelo de Belvedere
filho de Alberto II e Paula da Bélgica
Cristiano IX Saxe-Coburgo-Gota Matilde da Bélgica
1999
4 filhos

Filipe VI
Rei de Espanha
30 de janeiro de 1968
Madrid
filho de Juan Carlos I e Sofia da Grécia
Vitória
Cristiano IX
Bourbon Letícia da Espanha
2004
2 filhos

Ascendência comum[editar | editar código-fonte]

Como diversos monarcas descendem da Rainha Vitória e de Cristiano IX da Dinamarca, a relação e parentesco entre esses dois monarcas é de objeto de diversos estudos. Ambos os monarcas eram primos de terceiro grau por meio de sua descendência mútua do rei Jorge II da Grã-Bretanha. Essa relação ocorre duas vezes porque os avós maternos de Cristiano IX, Carlos de Hesse-Cassel (1744–1836) e Luísa da Dinamarca (1750–1831), eram ambos filhos das filhas do rei Jorge II (1660-1727) e, portanto, primos em primeiro grau. Luísa de Hesse-Cassel, consorte de Cristiano IX, era neta de Frederico III de Hesse-Cassel (1747–1837), irmão do já mencionado Carlos de Hesse-Kassel.

Desta forma, Cristiano IX e sua consorte Luísa de Hesse-Kassel eram primos em segundo e terceiro graus e primos em terceiro grau da Rainha Vitória.

Ascendência comum de Vitória e Cristiano IX

Jorge II da Grã-Bretanha

Frederico, Príncipe de Gales

Maria da Grã-Bretanha

Luísa da Grã-Bretanha

Jorge III do Reino Unido

Frederico III de Hesse-Cassel

Carlos de Hesse-Cassel

Luísa da Dinamarca

Eduardo, Duque de Kent e Strathearn

Guilherme de Hesse-Cassel

Luísa Carolina de Hesse-Cassel

Vitória do Reino Unido

Luísa de Hesse-Cassel

Cristiano IX da Dinamarca

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Lee, Sidney (1904). Queen Victoria, a biography. [S.l.]: Smith, Elder & Co.